sexta-feira, 25 de abril de 2008

UFRN registra tremor de 6.5 graus no mar

Um tremor de 6.5 graus na escala Richter foi registrado ontem pelo sismógrafo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instalado no município de Riachuelo. O abalo, considerado de alta magnitude, ocorreu às 9h14, dois dias depois de um outro, de 5.2 graus, sentido em São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná. De acordo com o coordenador do Laboratório Sismológico da UFRN, professor Joaquim Ferreira, o epicentro do tremor de ontem foi no oceano Atlântico, a 1.400 quilômetros da costa do Rio Grande do Norte no sentido leste-nordeste, numa zona sísmica, no encontro das placas tectônicas africana e sul-americana.Apesar da intensidade, o abalo não foi sentido em nenhuma cidade da costa nordestina. Nem mesmo em Fernando de Noronha, o paraíso turístico do Atlântico. Consultado ontem pela Tribuna do Norte, moradores, visitantes e donos de pousada disseram não ter sentido nenhum vibração ou qualquer outra situação de anormalidade. Um funcionário da TV e Rádio Golfinho disse ter conhecimento do abalo, mas que até aquele momento, 18 horas, a emissora não havia sido procurada por ninguém da ilha querendo informações sobre o assunto. Joaquim Ferreira disse ontem que apesar dos 6.5 graus, não houve risco de tsunami. Segundo ele, as ondas gigantes geralmente ocorrem em eventos acima de sete graus, dependendo da área e do relevo do fundo do mar.
fonte: jornal DeFato

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Manezinho desiste de ser pré-candidato

Acaba de ser confirmada a desistência do pré-candidato Manezinho. Uma fonte segura informou em primeira mão ao Blog do ANAX, que em conversa com o prefeito Jorge Luiz, Manezinho anunciou sua desistência de concorrer a vaga do partido para disputa da Prefeitura de Upanema. Como já tínhamos anunciado com exclusividade aqui neste blog, esta semana haveria um "aceleramento" no processo de escolha do grupo situacionista. Portanto, a desistência de Manezinho confirma nossa informação. Agora resta ao prefeito Jorge Luiz decidir entre Manoel Lino e Maria Stella quem será o candidato do grupo.
Fonte: Blog do Anax

Um revolucionário à frente de seu tempo


Mara Lúcia Martins
Hoje, 21 de abril se comemora o Dia de Tiradentes, e aqui está um resumo de sua vida.

Tirandentes, Joaquim José da Silva Xavier, um dia disse: "Esta terra há de ser um dia maior que a Nova Inglaterra! Mas, as suas riquezas só as poderemos alcançar no dia em que nos libertarmos do jugo dos portugueses para sermos os senhores da terra que é nossa".

Por mais ambíguo que possa parecer, em 21 de abril, comemoramos o dia do primeiro sonho de um Brasil livre da colonização portuguesa, exato dia esse em que Tiradentes, no ano de 1792, morreu enforcado. É bem verdade que a Inconfidência também beneficiou uma turma abastada que estava em débito com a coroa, já que envolvia alguns dos mais ricos e mais prestigiados homens da capitania, mas ela foi o início da mudança que pretendia a liberdade do Brasil do domínio colonial português.

De lá para cá realmente muita coisa mudou, além de Portugal não ser mais nosso inimigo. E há de se creditar parte dessa mudança, dos rumos tomados pelo país, a Tiradentes. Com a certeza de que suas idéias libertárias não foram reprimidas quando o governo resolveu destruí-las, por intermédio da violência e da forca. Ao contrário, nesse dia elas passaram a ganhar toda força necessária para serem concretizadas.

Joaquim José da Silva Xavier, nasceu em Pombal, distrito de São João del Rey (hoje Tiradentes/MG), em 1746. Com o falecimento da mãe, em 1755 e de seu pai, quando tinha 11 anos, todos os irmãos são distribuídos entre os parentes. Tiradentes ficou com seu padrinho e tio, Sebastião Ferreira Leitão, que era cirurgião, e o ensinou a prática de dentista/médico (daí o apelido) e engenheiro. Entrou para a carreira militar - pertenceu ao Regimento Dragões de Minas Gerais - e chegou a alferes muito cedo. Decidido, estudou muito com seus dois irmãos padres. Sua curiosidade o levou a estudos demográficos, geográficos, geológicos, mineralógicos. Quando morou no Rio de Janeiro, desenvolveu grandes projetos como a canalização dos rios Andaraí e Maracanã para melhoria do abastecimento de água - porém seus projetos não eram concluídos por falta de deferimento do governo, o que fazia com que seu desejo de liberdade crescesse. Mas, ao envolver-se na Inconfidência conspirando contra a Coroa portuguesa, foi preso, em 1789, no Rio de Janeiro.

Inconfidência Mineira toma forma

A Inconfidência começou a tomar forma quando, no século XVIII, começava a rarear o ouro nas minas brasileiras, enfraquecendo o pacto colonial, estabelecido, em 1750. Por esse pacto a Capitania Mineira - o descobrimento e a exploração do ouro e das pedras preciosas definiram a forma de ocupação dessa capitania - pagaria a quantia fixa de cerca de 1.500 quilos do metal precioso por ano. Os impostos foram uma das maneiras da metrópole transferir para si as riquezas da colônia. O mais comum era o dízimo - cobrado por um contratador (que pagava ao Real Erário uma determinada soma em troca do que arrecadaria por sua própria conta). Com o declínio da produção de ouro, o valor não vinha sendo alcançado. Assim o governo resolveu recorrer a impostos extraordinários - derramas.

Além disso, o ideal liberal-burguês estava presente em vários países freqüentados pelos jovens brasileiros que lá iam estudar. As colônias inglesas da América do Norte haviam se auto-proclamado independentes, desde 1776. A literatura, também cheia de ideais de Rosseau, Voltaire e Montesquieu, foi importante, fazendo refletir os membros da classe dominante e pequena burguesia mineira, que se sentiam prejudicados pelo monopólio real e, em especial, pela exaustiva cobrança de impostos.

Tiradentes era um homem inconformado com as regras estabelecidas por Portugal. Os amigos pediam que ele não se envolvesse em questões tão delicadas mas ele, decidido clamava: "Têm Vossas Mercês aqui todo este povo açoitado por um só homem, e nós todos a chorarmos como negros. E de três em três anos vem um, e leva um milhão; e os criados levam outro tanto; e como hão de passar os pobres filhos da América? Se fosse outra nação já se tinha levantado!".

Em Ouro Preto, o projeto dos conspiradores defendia a livre produção, com divergências políticas sobre o sistema de governo - Federativo ou Monárquico constitucionalista. Algumas propostas tinham sido levantadas: a capital seria transferida para São João del Rei, ficando em Vila Rica uma universidade a ser fundada - a primeira do Brasil. Definiu-se a adoção da bandeira com o lema Libertas quae será tamem e o início do levante foi marcado para o dia da cobrança da derrama. Na condição de grandes proprietários e intelectuais de elite, membros influentes na sociedade passaram a propagandear a conspiração, que chegou a repercutir no Rio de Janeiro.

Entre os mais importantes inconfidentes estavam militares, escritores de renome, poetas famosos, magistrados e sacerdotes, como: Francisco de Paula Freire de Andrade, José Álvaro Maciel, Carlos Toledo e Melo, José da Silva Rolim, Inácio de Alvarenga Peixoto (um dos principais intelectuais do grupo), Cláudio Manuel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga, Domingos Vidal Barbosa, José Resende da Costa, José Aires. João Dias da Mota, Luís Vaz de Toledo Piza, Domingos de Abreu Vieira, Francisco Antônio de Oliveira Lopes, além de Tiradentes.

Traição ao ideal republicano

No entanto, antes do dia marcado, um dos conspiradores, Joaquim Silvério dos Reis traiu o grupo, levando ao conhecimento do governador Luís da Cunha Menezes o levante. A reação do governo foi imediata com uma apuração minuciosa e completa. Disseram que Cláudio Manuel da Costa se suicidou, mas houve dúvidas se ele não teria morrido assassinado, nos porões da Casa dos Contos, em Ouro Preto. Todos perderam bens, cargos e foram condenados ao degredo ou à prisão.

Joaquim José da Silva Xavier foi o único que teve um destino diferente. Depois de permanecer por três anos incomunicável em uma masmorra, em 21 de abril de 1792, foi enforcado (em forca erguida no campo da Lampadosa - hoje Praça Tiradentes - Rio de Janeiro), decapitado e esquartejado. Sua cabeça foi exposta em Vila Rica e os quatro quartos do corpo dependurados em postes ao longo do Caminho Novo, que ele tantas vezes percorreu. Seus bens foram confiscados e sua memória declarada infame.

Mesmo após a independência do Brasil, em 1822, Tiradentes não seria reconhecido como mártir da Inconfidência Mineira. Somente em 1867 é que se ergueu em Ouro Preto um monumento em sua memória, por iniciativa do presidente da província Joaquim Saldanha Marinho. Mais tarde, no período republicano, o dia 21 de abril se tornou feriado nacional, e, pela lei 4.867, de 9 de dezembro de 1965, Tiradentes foi proclamado patrono cívico da nação brasileira.

Mito e herói nacional, Tiradentes, tem seu dia comemorado - 21 de abril - pelo desejo humano da liberdade. Deu a vida pelo povo brasileiro e pelo seu ideal. Como patrono cívico do Brasil passou por 40 interrogatórios para assumir sozinho a culpa de uma revolução que faria sozinho, mesmo se preciso. Ao morrer estava com a face vermelha, olhava para o céu e comentou com o carrasco que o enforcaria: "Nosso Senhor morreu também nu, por meus pecados".
Fonte: http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/historia/hist22.htm

sábado, 19 de abril de 2008

Escolas com atividades especiais

Hoje, a partir das 7h as escolas: Escola Estadual José Calazans Freire, Escola Estadual Professor Alfredo Simonetti, Escola Municipal Professora Maria Gorete de Carvalho Macedo da zona urbana, além da Escola Municipal Vicente de Paula Rocha da comunidade Pereiros, estiveram com uma programação especial em homenagem ao Dia do Índio e logo após, diversas atividades desportistas, todas estas atividades aconteceram no complexo esportivo da Avenida 16 de Setembro, atividades estas que se estenderam até às 10:30h.

Vai sangrar

Nosso amigo Ivo Medeiros, da Colônia de Pescadores, informa que o nível da barragem de Umarí subiu 10 cm de ontem para hoje. Com isso, agora falta apenas 1,70 m para a barragem sangrar.
Fonte: blog do Anax

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Nível das águas da barragem

O nível das águas da barragem de Umarí continua subindo, embora num rítmo lento, está aumentando numa média de 5cm por dia. A mesma ainda falta 1.80m para sangrar.

período chuvoso

Hoje no período da tarde, a cidade de Upanema foi banhada por uma chuva com pouco tempo de duração, mesmo assim, vemos que o período chuvoso continua na região.

Dia do Ìndio

Com a chegada dos europeus no Brasil, já existiam os povos indígenas aqui no territorio brasileiro, e como o dia 19 de abril é denominado "Dia do Índio", aqui está um pequeno histórico do indio no Brasil

Os habitantes do continente americano descendem de populações advindas da Ásia, sendo que os vestígios mais antigos de sua presença na América, obtidos por meio de estudos arqueológicos, datam de 11 a 12,5 mil anos. Todavia, ainda não se chegou a um consenso acerca do período em que teria havido a primeira leva migratória.

Os povos indígenas que hoje vivem na América do Sul são originários de povos caçadores que aqui se instalaram, vindo da América do Norte através do istmo do Panamá, e que ocuparam virtualmente toda a extensão do continente há milhares de anos. De lá para cá, estas populações desenvolveram diferentes modos de uso e manejo dos recursos naturais e formas de organização social distintas entre si.

O processo de colonização levou à extinção muitas sociedades indígenas que viviam no território dominado, seja pela ação das armas, seja em decorrência do contágio por doenças trazidas dos países distantes, ou, ainda, pela aplicação de políticas visando à "assimilação" dos índios à nova sociedade implantada, com forte influência européia.

Embora não se saiba exatamente quantas sociedades indígenas existiam no Brasil à época da chegada dos europeus, há estimativas sobre o número de habitantes nativos naquele tempo, que variam de 1 a 10 milhões de indivíduos.

Hoje, no Brasil, vivem cerca de 460 mil índios, distribuídos entre 225 sociedades indígenas, que perfazem cerca de 0,25% da população brasileira. Cabe esclarecer que este dado populacional considera tão-somente aqueles indígenas que vivem em aldeias, havendo estimativas de que, além destes, há entre 100 e 190 mil vivendo fora das terras indígenas, inclusive em áreas urbanas. Há também 63 referências de índios ainda não-contatados, além de existirem grupos que estão requerendo o reconhecimento de sua condição indígena junto ao órgão federal indigenista.
Fonte: FUNAI

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Perto do feriado, TV Cultura exibe filme "Tiradentes"

Neste sábado (19), a partir das 22h30, a TV Cultura exibe o longa-metragem "Tiradentes", antecipando a comemoração do Feriado do líder da Inconfidência Mineira, em 21 de abril.

Paulo Autran, Humberto Martins, Julia Lemmertz, Giulia Gam, Rodolfo Bottino e Adriana Esteves integram o elenco do filme que será apresentado no "Cine Brasil".

O longa, de 1999 e dirigido por Oswaldo Caldeira, retrata a luta de Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes, por um Brasil independente de Portugal.

Insatisfeito com o sistema vigente e o aumento indevido de impostos, Joaquim José da Silva Xavier se torna líder da Inconfidência Mineira.

Tiradentes sonhou, junto com amigos e intelectuais, ver o Brasil independente do domínio português, mas esbarrou na traição de Joaquim Silvério dos Reis.

Segundo a trama do filme, Tiradentes teria sido condenado à morte por ser o único dos revoltosos que não tinha grandes posses. Por outro lado, grande parte da elite de Ouro Preto estava envolvida no levante, inclusive o próprio visconde de Barbacena, mas a maioria não foi processada ou presa.

"Tiradentes" conta com música de Wagner Tiso, direção da fotografia de Antônio Luiz Mendes e direção de arte, cenografia e figurino de Anísio Medeiros.
Fonte: Folha online - uol

falta de energia

Nesta quarta-feira houve falta de energia elétrica em toda a cidade de Upanema das 18:30h até aproximadamente meia noite, isto gera prejuízo para muita gente da cidade.

sem chuva

Nesta quarta-feira, nenhuma chuva foi registrada na cidade de Upanema, embora, em algumas comunidades da zona rural caiu chuva.

terça-feira, 15 de abril de 2008

Chuvas devem continuar no RN

A previsão é de mais chuva para o litoral e o interior do Rio Grande do Norte. De acordo com a Emparn, no final de semana choveu praticamente em todo o Estado e as condições climatológicas indicam que vai ser assim durante todo o mês de abril e maio.

“Vai continuar chovendo, essa semana tanto no interior como no litoral, onde as chuvas virão com mais intensidade. Para se ter uma idéia, na segunda quinzena de abril, a quantidade de chuva vai ser semelhante ao que choveu no mês de março”, diz o meteorologista da Emparn, Gilmar Bristot.

Segundo Bristot este é um ano difícil para os agricultores e a população ribeirinha. Só para o final de maio início de junho o interior vai poder retomar a vida normal. A climatologia mostra que vai diminuir em meados de maio e início de junho.

As chuvas vão continuar fortes, já que o mês de abril é propício a isso. Desse modo, as inundações devem permanecer nas áreas já inundadas, acredito que as pessoas só voltarão a levar uma vida normal lá para o final de maio ou início de junho, que é quando as chuvas vão diminuir”, disse Bristot.

No Rio Grande do norte 61 cidades já decretaram estado de emergência pela defesa civil são: São Bento do Trairi, São José do Campestre, Severiano Melo, Japi, Jaçanã, São Tomé, Espírito Santo, Campo Redondo, Caiçara do Norte, Coronel Ezequiel, Tenente Laurentino Cruz, Jucurutú, Apodi, Patú, Messias Targino, Governador Dix-Sept Rosado, João Dias, Assu, Francisco Dantas, Areia Branca, Bodó, Riacho da Cruz, Lagoa Nova, Caicó, Pendência.

Além dessas, Umarizal, Florânia, Carnaubais, São Rafael, Lucrécia, Santa Cruz, Equador, Macau, Porto do Mangue, Currais Novos, Mossoró, Goianinha, Jardim do Seridó, Angicos, Serra Negra do Norte e Luis Gomes, Marcelino Vieira, Olho D’água dos Borges, Caraúbas, São Fernando, Galinhos, José da Penha, Felipe Guerra, Santana dos Matos, Lagoa de Velhos, São Miguel, Lajes, Viçosa, Afonso Bezerra, Natal, Baraúna, Alto do Rodrigues, Taboleiro Grande, Serra Caiada e Ipanguaçú.
Fonte: Tribuna do Norte - online

domingo, 13 de abril de 2008

Resultado do Enem

Os dados da última edição, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), apontam um avanço na média do Rio Grande do Norte. Em uma escala que vai de 0 a 100, a média nacional total do Enem foi 51,276, e do RN foi de 47,969, enquanto que em 2006 foi 39.

Para a Secretaria Estadual de Educação, o Enem também avalia a situação do ensino público e das políticas públicas. “Esse resultado é o trabalho conjunto dos alunos, das escolas e da Secretaria. O Enem é uma prova que avalia o aprendizado do alunos porque não é uma mera ‘decoreba’, muito pelo contrário, o aluno tem que mostrar conhecimento”, avalia a secretária de educação do RN, Ana Cristina Cabral

“Todo avanço, por menor que seja, deve ser comemorado. Temos que reconhecer que houve uma melhora, mas o Enem tem dois lados e não dá para avaliar com firmeza como está a educação porque os dados são amplos demais. Qualquer pessoa que concluiu ou está concluindo o ensino médio pode fazer a prova. Inclusive tem pessoas que se prepararam o ano todo para fazer essa prova”, explicou a pedagoga e coordenadora do Instituto de Desenvolvimento da Educação, Cláudia Santa Rosa.

Comparando as médias das provas objetivas com os Estados do Nordeste, o RN ficou em terceiro lugar com 34,20, perdendo apenas para Pernambuco (35,97) e Ceará (34,74). “Nós estamos melhorando gradativamente, mas ainda falta muito a ser feito. A melhora na educação não acontece de uma hora para outra, é preciso investimento e, principalmente, comprometimento do setor público e dos alunos”, fala Cláudia Santa Rosa.
Fonte: Tribuna do Norte - online

Chuvas continuam

Neste domingo Upanema está sendo banhada por uma boa chuva, vemos assim que as chuvas continuam na região e favorecem para que todos os reservatórios de água que ainda não sangraram possam em breve espaço de tempo vir a sangrar.

A sangria da barragem de Umarí está deixando muita gente de Upanema na expectativa de ver um fenômeno nunca visto antes, pois vemos várias pessoas até numa contagem regressiva para o acontecimento, e existem outras com um certo temor, entedemos estes sentimentos pelo fenômeno ser uma novidade.

Nível da Barragem de Umarí


Como prometi, aqui está novamente o nível das águas da barragem de Umarí, podemos ver pela foto que hoje às 8:30h, em comparação com ontem as 11h, o nível subiu 21cm, pois hoje está na cota de 69,41m, sendo assim, para sangrar a barragem falta 2,59m.
Para melhor visualização clique nas fotos

sábado, 12 de abril de 2008

Barragem de Umarí


Fiz uma visita hoje por volta de 11h à barragem de Umarí e verifiquei que a mesma falta 2,80m para sangrar, podemos perceber pela foto que se a barragem sangra na cota de 72 000 e está na cota de 69 mil e 20cm, portanto, falta 2.80m.


Segundo informações que temos, a mesma continua recebendo muita água, se continuar assim, a barragem pode sangrar este ano.


Vou fazer uma observação e amanhã colocarei a foto com o novo nível da água.

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Umari poderá sangrar nos próximos dias

Localizada a 8Km da área urbana de Upanema, a "Barragem Jessé Pinto Freire" (ou Umari), está próxima de sofrer sua primeira sangria. O volume de chuvas na região aponta para esse acontecimento.

Desde que foi inaugurada em 2002, a barragem com capacidade para armazenar 292.813 milhões de metros cúbidos de água, nunca chegou ao atual nível. Está a menos de dois metros da lâmina de transbordamento.

Com 42 metros de altura e 2.308 de extensão, essa barragem retém águas do rio do Carmo. Faz parte da bacia hidrográfica do rio Mossoró/Apodi.

Em termos de capacidade de armazenamento no estado, Umari fica atrás apenas da Barragem Santa Cruz (Apodi) e Armando Ribeiro Gonçalves (Vale do Açu). Santa Cruz guarda volume de 600 milhões de metros cúbicos e a Armando Ribeiro com 2,4 bilhões de metros cúbicos.
Fonte: Blog do Carlos Santos

Parlamentares em defesa de Dilma

As deputadas Fátima Bezerra e Sandra Rosado participaram do ato de entrega de uma Moção de Desagravo da Bancada Feminina do Congresso Nacional à ministra da Casa Civil da Presidência da República, Dilma Rousseff.

A manifestação aconteceu devido à agressão do senador Mão Santa que se referiu à Dilma como "galinha cacarejadora".

No manifesto, as mulheres parlamentares disseram que a expressão afrontou a dignidade feminina da mulher brasileira e o espírito democrático do Brasil. "As mulheres brasileiras não são nem "galinhas" nem "cacarejadoras". Expressões como essas só fazem ampliar a cultura da desvalorização e do preconceito contra aquelas que dão a sua vida para gerar uma nova sociedade desenvolvida e justa a ser legada a seus filhos.", diz o texto.

A reunião foi encerrada com a fala da deputada Fátima Bezerra: "mexeu com ela (Dilma), mexeu com a gente". A ministra abraçou todas as parlamentares e tirou várias fotos.

Segundo a deputada Fátima, a Ministra Dilma Rousseff foi atacada por sua competência e pelo seu empenho em defender o Plano de Aceleração do Crescimento, exigência de todos os brasileiros conscientes. Mas, foi atacada sobretudo por ser mulher. E, por isso, conta com toda a nossa solidariedade.

A reunião foi encerrada com a fala da deputada Fátima Bezerra: "Mexeu com (Dilma), mexeu com a gente".
Fonte: Blog do Oliveira Wanderley

terça-feira, 8 de abril de 2008

concursos

Vemos atualmente a grande quantidade de concursos para preenchimentos de vagas nas entidades públicas.

Portanto, sempre comento que quem estuda tem seu emprego garantido através destes concursos. A solução para quem está procurando emprego é estudar.

Inscrições para concurso da Caern seguem até dia 17 de abril

As inscrições para o concurso público para os cargos de níveis fundamental, médio e superior da CAERN, realizadas exclusivamente através do site da comperve: www.comperve.ufrn.br, serão encerradas na quinta-feira, 17, às 23h59. Os candidatos com ou sem experiência poderão participar das provas sendo que a experiência no cargo servirá para pontuar ou classificar o aprovado. A realização do concurso é de responsabilidade da Comperve-UFRN.

Inicialmente a CAERN vai contratar 54 profissionais, distribuídos da seguinte forma: Nível Médio, 12 vagas, para os cargos de Programador de Computador (02), Técnico de Contabilidade (01), Técnico de Engenharia – Técnico em Controle Ambiental ou Saneamento (05), Técnico de Engenharia – Técnico em Eletrotécnica (01), Técnico em Geologia (01), Técnico em Manutenção de Computadores (01), Técnico em Segurança do Trabalho (01), com lotação em qualquer unidade do Estado. O salário inicial será de R$ 1.564,01 com carga horária de 40h semanais.

Para profissionais de nível superior, serão destinadas 18 vagas, sendo três para advogado, 02 para Analista de Sistema (Informática) e 02 para Assistente Social. Nos cargos a seguir, há uma vaga para cada um dos seguintes segmentos: Administrador, Analista Ambiental, Analista de Suporte (Informática), Arquiteto, Arquivista, Biólogo, Contador, Engenheiro Civil, Engenheiro Eletricista, Jornalista e Químico. O salário inicial será R$ 3.258,36 para 40 horas semanais.

Para o nível fundamental, no cargo de Operador de Sistema de Água e Esgoto, a CAERN oferece 24 vagas distribuídas nas Regionais: Assu (02), Caicó (01), Litoral (02), Mossoró (10), Natal Norte (03), Natal Sul (05), Pau dos Ferros (01). A remuneração inicial será R$ 584,44.

Os aprovados que não forem contratados entre os primeiros 54, farão parte de um Cadastro de Reserva e serão chamados, dentro do prazo de validade do concurso, a medida que novas vagas forem surgindo na CAERN, ou qualquer município do RN. O Edital com as informações detalhadas pode ser acessado no sítio www.comperve.ufrn.br.
Fonte: dnonline

POTENCIAL ELEITORAL DO PT DE UPANEMA

O PT de Upanema foi fundado em 1986 por agricultores, estudantes, professores e profissionais liberais. Os estudantes fundadores hoje são profissionais e continuam trabalhando entre agricultores, funcionários estaduais e municipais.

Nas eleições municipais de 1988, colocou candidatura própria a Prefeito e Vereadores, cuja soma de votos para prefeito foi de 110 votos e pouco mais para vereador.

Em 1992 novamente com candidatura própria obteve quase 400 votos para prefeito.
Nas eleições de 1996, 2000 e 2004 não colocou candidaturas e nem fez coligação, deixando seus filiados livres para optarem por qualquer candidatura.

Hoje Upanema conta com 14 áreas de Assentamentos de Reforma Agrária (INCRA) e mais algumas do Crédito Fundiário, totalizando aproximadamente 1.000 famílias beneficiadas, que direta ou indiretamente são assessoradas pelo Sindicato Rural ou por Técnicos filiados ao PT.

Levando-se em consideração que estarão aptos a votar nas eleições desse ano quase 8.000 eleitores e que metade desses são da zona rural e, ainda, que 80% são eleitores de áreas de assentamentos com total trânsito livre em seus lares para sindicalistas e técnicos agrários ligados ao PT, é notório o bom potencial do Partido.

Então, somado a esse potencial rural, ainda tem em seus quadros de militantes professores e sindicalistas da área urbana.

De fato o PT de Upanema não explorou esse potencial nas eleições municipais anteriores. Porém, com pouca mobilização e o bom desempenho do Governo Lula, quase 80% dos Upanemenses votaram no PT para Presidente da República e estima-se que nas áreas de assentamentos esse percentual subiu para 95% dos votantes em Lula do PT.

Dos 60 filiados do Partido, 20 são militantes prontos a enfrentarem qualquer eleição. Por isso não se tem um candidato único no PT, mas diversos profissionais que já mostraram competências em administrações, todos engajados e solidários ao nome indicado pelo PT para compor a chapa majoritária encabeçada pelo PMDB para as próximas eleições municipais.

O PT pode não ter votos suficientes para encampar uma eleição para prefeito sem coligação, mas com certeza terá uma forte contribuição eleitoral dentro da coligação.

Com relação a apoios em uma futura administração, o PT conta com secretários estaduais, deputados estaduais e federais, além do apoio do melhor presidente que o País teve nos últimos anos. Estas autoridades já se prontificaram a contribuírem com qualquer administração onde esteja presente o Partido dos Trabalhadores. E isso certamente inclui o município de Upanema.

domingo, 6 de abril de 2008

Chuvas em Localidade de Upanema

No Sítio Independência, zona rural de Upanema distante 15km da cidade, até o dia 05/04/08 teve as seguintes médias pluviométricas mensais:
Janeiro - 137mm
Fevereiro - 111mm
Março - 362mm
Abril até o dia 05/04/08 - 77mm
Portanto até agora nesta localidade foi registrado um total de 687mm de chuva

Candidaturas

Por força da Lei, os prazos para as pessoas que pretendem se candidatarem nas próximas eleições se desligarem de alguns cargos que exercem, estão chegando, e aqui em Upanema já deixaram os cargos o secretário de Agricultura, Elzimar Carvalho e a secretária de Ação Social, Rivanda Bezerra, então está claro que os mesmos pretendem ser candidatos nestas próximas eleições.

Neste sábado dia 05/04/08, a vereadora Maria José disse que não pretende mais ser candidata, e na mesma oportunidade lançava o nome de Júnior (seu filho) como candidato a vereador

Agradecimento

Queremos agradecer ao conterrâneo Mizael, pela grande assistência que nos deu quando estávamos na capital do estado.

sábado, 5 de abril de 2008

Chuvas

Nestes dias que estivemos em Natal observamos que as chuvas estão mais concentradas para o interior do estado, pois em Natal não caiu chuva nos dias que estávamos lá.
Na BR 304, por onde viajamos, notamos os rios, açudes, lagos, todos cheios; próximo a cidade de Lajes a BR está interditada por causa de um bueiro que foi arrastado pelas forças das água, tendo que fazer um desvio.
O rio Piranhas-Assu está com um grande volume d'água, podemos notar o grande alagamento que este rio está provocando nas sua margens.

ESTOU DE VOLTA

Estive em Natal participando de uma capacitação para professores, mas agora estou de volta e vou tentar atualizar esta página diariamente.