quinta-feira, 31 de julho de 2008

Os muros rebeldes

Transcrevemos algumas das frases pintadas nos muros das barricadas de 68, pelo mundo afora, para recordar o espírito de rebeldia que marcou aqueles tempos, de que comemoramos 40 anos este ano.
- As paredes têm ouvidos. Vossos ouvidos têm paredesmudas.
- A liberdade é o direito ao silêncio.
- Querem fazer-nos crer que ser é ter.
- Exagerar é começar a inventar.
- Nossa esperança só pode vir dos sem-esperança.
- Todo reformismo se caracteriza pelo utopismo de sua estratégia e pelo oportunismo de sua tática.
- Burgueses: vocês não entenderam nada.
- Abramos as portas dos asilos, das prisões e das outras faculdades.
- Decreto o estado de felicidade permanente.
- A barricada fecha a rua, mas abre o caminho.
- Um homem não é estúpido ou inteligente. É livre ou não não é.
- Debaixo dos paralelepípedos, a praia.
- A beleza está na rua.
- Por uma instituição democrática na sociedade sem classes. Por uma instituição sem classes na sociedade democrática.
- Anistia: ato pelo qual os soberanos costumam perdoar as injustiças que cometeram.
- Não me libertes, eu me encarrego disso.
- A ação não deve ser uma reação, mas uma criação.
- Corra, camarada, o velho mundo está atrás de você.
- Não mudemos de empregadores, mudemos o emprego da vida.
- O ato institui a consciência.
- Podemos tranqüilizar-nos: 2 + 2 já não são 4.
- Se você tem o coração à esquerda, não tenha a carteira à direita.
- As liberdades não se dão, se tomam.
- A emancipação do homem será total ou não será.
- Amai-vos uns sobre os outros.
- A imaginação não é um dom, mas um objeto de conquista. (André Breton)
- Não é o homem, mas o mundo que se tornou anormal. (A. Artaud)
- Sejam realistas, peçam o impossível.
- É proibido proibir.
- Não façam a guerra, façam o amor.
- Sós não podemos fazer nada.
- O Estado somos nós.
- Não à revolução com gravata.
- Toda visão das coisas que não seja estranha, é falsa. (Paul Valéry)
- Quando o Parlamento nacional se transforma num teatro burguês, todos os teatros burgueses devem se transformar em Parlamentos nacionais.
- Levamos a revolução a séria, mas não nos levemos a sério.
- O sagrado – eis o inimigo.
- As armas da crítica passam pela crítica das armas.
- Façamos nós mesmos as nossas coisas.
- Deus é um escândalo, um escândalo produtivo. (Baudelaire)
- A liberdade do outro estende a minha até o infinito. (Bakunin)
- Aprender, aprender, aprender, para atuar e compreender. (Lenin)
- Nem um ápice de liberdade para os inimigos da liberdade.
- O dever de todo revolucionário é fazer a revolução. (Che)
- A morte é forçosamente uma contra-revolução.
- Proibido não colocar cartazes.
- A imaginação ao poder.
- Revolução, eu te amo.
- A insolência é a nova arma revolucionária.
- O homem não é o bom selvagem de Rousseau, nem o perverso da Igreja. É violento quando é oprimido e doce quando é livre.
- Só pode haver revolucionário onde há consciência.
- A obediência começa pela consciência e a consciência pela desobediência.
- Desejar a realidade, está bem. Realizar teus desejos é melhor.
- Os que falam de revolução e de luta de classes sem se referir à realidade cotidiana, falam de um cadáver na boca.
- Só a verdade é revolucionária.
- Os que seus desejos por realidades, acreditam na realidade dos seus desejos.
- A vergonha é contra-revolucionária.
- A poesia está na rua.
- Quanto mais faço o amor, mais tenho vontade de fazer a revolução. Quanto mais faço a revolução, mais tenho vontade de fazer o amor.
- As pessoas que trabalham se chateiam. As pessoas que não trabalham, não se chateiam nunca.
- A liberdade é a consciência da necessidade. (Marx)
Fonte:Blog do Emir. (Agência Carta Maior)

Justiça veta registro das coligações

Governador Dix-sept Rosado - A Justiça Eleitoral de Governador Dix-sept Rosado, a pedido do Ministério Público Eleitoral, negou registro de candidatura das chapas União Democrática e União do Povo, encabeçadas respectivamente pela servidora estadual Lanice Ferreira de Macêdo, do PMDB, e o médico Anaximandro Rodrigues do Vale Costa, do PSB. O candidato do PT, Antônio Pedro da Costa, teve a candidatura confirmada. A decisão foi assinada ontem pela juíza eleitoral Welma Maria Fernandes, da 57ª Zona Eleitoral. Além das chapas majoritárias, Welma Fernandes também não concedeu registro de candidatura para vários pretendentes a cargos de legislador (veja lista), especialmente do PMDB.A Coligação União Democrática teve o pedido de registro negado pela Justiça, pelo fato da candidata Lanice Ferreira e seu vice Junior Afonso terem sido cassados em 2004 por compra de votos. O caso, na época, foi investigado pela Polícia Federal, que juntou documentos que resultaram na cassação da chapa majoritária e proporcional de Lanice Ferreira.

Para o Ministério Público Eleitoral, Lanice Ferreira disse: "Permitir-se que a postulante concorra ao pleito municipal almejando ocupar o cargo de prefeita deste município seria o mesmo que conceder um salvo-conduto para a candidata dilapidar o patrimônio público, agora sob o manto da aprovação judicial", disse o promotor Flávio Côrte Pinheiro de Sousa.

Já da Coligação União do Povo, o quadro é mais confortável politicamente. Primeiro porque o candidato Anaximandro Vale está apto a concorrer. O problema é do candidato a vice-prefeito Adonias Francisco de Melo, do PSB, que em 2004 pertencia a coligação liderada por Lanice Ferreira, que foi cassada por compra de votos no dia 9 de março de 2005.Neste caso, o promotor de Justiça Flávio Côrte explicou que o cabeça de chave Anaximandro Vale está habilitado a concorrer as eleições para o cargo de prefeito. Porém, devido os problemas do candidato a vice, a coligação majoritária não terá registro. Neste caso, o problema será resolvido com a escolha de um novo nome para concorrer. Os advogados de Lanice Ferreira e Anaximandro Vale têm três dias para recorrer da decisão no Cartório Eleitoral de Governador Dix-sept Rosado. No caso de Lanice Ferreira, já está confirmada que ela vai recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral, em Natal. Admite que foi condenada em 2004, mas ressalta que já cumpriu sua pena e está plenamente apta a votar.

Já Anaximandro Vale deixou a decisão para recorrer ou não com o seu candidato a vice-prefeito, no caso Adonias Melo. Ontem à noite, os líderes de partido da coligação União do Povo iriam se reunir para definir ou não por um novo nome para concorrer ao cargo de vice-prefeito. Vereador/prefeito - Anaximandro Vale foi eleito vereador em 2004. Entretanto, a Justiça Eleitoral cassou todos os vereadores da situação e os eleitos para os cargos de prefeito e vice. Assumiu Adail Vale e o vice. Só que estranhamente, os dois renunciaram aos cargos no início deste ano e Anaximandro Vale, que foi feito presidente da Câmara com a influência do pai prefeito, tornou-se vereador/prefeito. Agora ele pleiteia a reeleição.
Fonte: Jornal Defato

quarta-feira, 30 de julho de 2008

Estudante

Também foi aprovada no vestibular da UFERSA, no curso de Ciências e Tecnologia, a estudante Dinara Fernanda.
Dinara é filha do casal Fátima Freire (Tatá) e Nonato. A mesma já estuda na UERN, fazendo o curso de Serviço Social. Parabéns!

terça-feira, 29 de julho de 2008

Leis fortes

Se as novas leis que estão sendo criadas no Brasil começarem a funcionar de verdade, com o rigor que a lei exige, as pessoas vão começar a ter mais disciplina no que fazem.

Vemos que as pessoas só respeitam se tiver punição forte, só com educação preventiva as pessoas não respeitam, eu sou de acordo com punições mais fortes para ter mais disciplina entre a humanidade.

A disciplina deve ser mais forte começando da própria família, deve ser revista estas leis que dão muita liberdade as pessoas, pois a medida que a liberdade é tão grande, passa por cima da liberdade dos outros.

O filho tem muito direito sobre os pais; o aluno tem muito direito sobre o professor, a direção do colégio, os funcionários ou os próprios colegas.

A escola mais eficiente do Brasil, a que aprova mais é o CEFET, agora vá pra lá sem uma meia da farda ver se você assiste aula!

Hoje as leis que estão funcionando com rigor são: Lei Maria da Penha, A Legislação Eleitoral e o novo Código de Trânsito.

Admiro também a autoridade de um árbitro de futebol, com um simples levantar de um cartão está resolvido o problema, não precisa nem discutir, portanto, sentimos que a humanidade precisa de uma disciplina mais rígida para viver melhor.

Aprovada

A jovem estudante Raissa Sonnaly Freire Pereira de Melo, filha de Núbio e Neide, foi aprovada no vestibular da UFERSA para Zootecnia. Raissa já estava de malas prontas para Natal, cursar Psicologia. Ela disse que agora está em dúvida sobre qual curso escolher. Parabéns!
Fonte: Upanema News

segunda-feira, 28 de julho de 2008

PRF reabre inscrições para 340 vagas

Foram reabertas nesta segunda (28), com taxa de R$ 60, as inscrições para o concurso da PRF (Polícia Rodoviária Federal). A seleção oferece 340 vagas no cargo de policial rodoviário federal, sendo 194 para o Estado do Pará e 146 para Mato Grosso. O salário inicial é de R$ 5.238,94. É preciso ter ensino médio e carteira de motorista, na categoria B.

A inscrição tem de ser feita no site do Cespe (Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília), novo organizador do concurso, das 10h deste dia 28 de julho às 23h59 de 10 de agosto (horário oficial de Brasília).

Os candidatos que já se inscreveram, no período anterior, devem confirmar a inscrição no mesmo prazo também no site do Cespe. É possível ainda alterar a cidade de realização das provas e o Estado da vaga disputada. Os mesmos período e procedimento valem para quem não quiser mais participar da seleção e receber de volta o valor da taxa de inscrição.

Decisão da Justiça
A reabertura obedece à decisão da 2ª Vara Federal em Cuiabá (MT), que atendeu pedido do MPF (Ministério Público Federal). O órgão, por meio de ação civil pública, identificou irregularidades na seleção.

No edital de abertura, a polícia pedia, como requisito para tomar posse do cargo, apresentação de certidão negativa de protesto de título em um período de cinco anos e teste de gravidez para as mulheres. Agora, a Polícia ainda pede certidões, mas não mais negativas.

O exame foi suspenso em dezembro de 2007, dois dias antes da aplicação, por suspeita de fraude. Neste ano, a Polícia rescindiu o contrato com o NCE (Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro), então organizador do concurso, e repassou a execução para o Cespe. Estavam inscritos mais de 122 mil candidatos.

Nova avaliação
As provas objetivas e de redação terão a duração de quatro horas e 30 minutos e serão aplicadas no dia 14 de setembro, à tarde. Os exames, obedecendo ao primeiro edital, terão 80 questões de múltipla escolha, como o UOL Empregos adiantou, e não de somatória, como o Cespe tradicionalmente aplica.

Os locais e os horários de realização dos testes devem ser divulgados em 3 ou 4 de setembro.

A primeira fase do concurso público terá ainda exame de capacidade física, exames médicos e avaliação psicológica. A segunda fase será o curso de formação profissional.

Isenção
Terá direito à isenção de taxa o candidato que atender aos seguintes requisitos: estar desempregado e não receber seguro-desemprego; comprovar renda familiar não superior a dois salários mínimos federais (R$ 830); e ter consumo mensal de energia elétrica domiciliar que não ultrapasse 100 watts.

Os documentos exigidos (veja no edital) devem ser entregues, em envelope identificado com nome e CPF, em um dos endereços listados no anexo 2 do documento de abertura, nesta terça e quarta (29 e 30), das 9h às 18h (horário de Brasília).

Suspensão O concurso foi suspenso a pedido do Ministério Público Federal no Rio de Janeiro. Os procuradores regionais da República de São João de Meriti (RJ) Ana Paula Rodrigues e Antônio Cabral receberam de um informante o conjunto de provas que seria aplicado.

O professor, Orlando Bastos Mendes, do NCE, responsável por elaborar os gabaritos das questões, reconheceu que as avaliações eram iguais às que foram preparadas pelo órgão. Na mesma cidade, um homem foi preso ao oferecer o gabarito das provas por R$ 40 mil.
Fonte: UOL

sábado, 26 de julho de 2008

Upanema F. C. vence o time do ABC

O time do Upanema F. C. jogou e venceu o time do ABC de Natal nesta tarde no estádio Freirão em Upanema pelo placar de 2x1.
Este jogo é pelo campeonato estadual sub-20, agora Upanema volta a enfrentar o time do ABC em Natal no próximo final de semana, jogando pelo empate para se classificar para a final contra Baraúnas ou América.

Plano de governo dos candidatos a cargos públicos.

Nenhuma das coligações mostrou o seu plano de governo para a população, e este plano deve ser um ponto de avaliação para a população lhe confiar o voto.
Um plano de governo não é só colocar idéias que a população goste num papel, é colocar as idéias e dizer como vai fazer, se tem recursos.
Além do plano de governo, a população deve avaliar o passado do candidato, se tem confiança, respeito, honestidade, dignidade, determinação...
É tanta qualidade para um bom gestor público que é até difícil encontrar pessoas que tenham todas elas, mas a população deve escolher o melhor.
O plano de governo e as qualidades citadas acima não é só para candidatos a prefeito não; os candidatos a vereadores devem ser avaliados pela população da mesma forma.

sexta-feira, 25 de julho de 2008

Portaria regulamenta facilidade para aquisição de computadores portáteis por professores

INTERIOR - O Ministério da Educação (MEC) publicou na quarta-feira, 23, no Diário Oficial da União (DOU), a Portaria nº 6.504 que regulamenta o Projeto Computador Portátil para Professores.

De acordo com o texto, o programa terá duas fases. A primeira vai abranger todas as capitais e os estados. Na segunda fará parte os municípios.

Antes disso, porém, o projeto será testado nos municípios que apresentarem maior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), sendo um por estado, e também naqueles que mais se destacaram na pesquisa sobre Redes de Aprendizagem, feita pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em parceira com o MEC.

A norma libera a compra de computadores portáteis, em condições facilitadas, com preço à vista de até R$ 1 mil, com frete e seguros incluídos.

As vendas começam em setembro, nas capitais. Cada educador pode comprar apenas um computador. O controle será feito pelos Correios por meio do número do CPF, do contracheque e de uma declaração da escola em que o professor leciona, com carimbo e assinatura do diretor.

De acordo com decreto, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) fornecerá aos Correios os dados dos professores e das escolas para que sejam conferidos no momento da compra do computador.

O projeto destina-se aos cerca de 3,4 milhões de professores do ensino básico ao universitário. Ficam de fora professores de cursinhos pré-vestibulares, de escolas de música e de idiomas e de academias de ginástica.
Fonte: O Mossoroense

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Feira do Livro de Mossoró

De 05 a 10 de agosto acontecerá na Estação das Artes Elizeu Vetania, na cidade de Mossoró, a Feira do Livro de Mossoró.

O Governo do Estado vai disponibilizar "cheque livro" para as escolas estaduais comprarem livros para as suas bibliotecas.

A prefeitura de Mossoró também utiliza esse "cheque Livro" para comprar livros para as bibliotecas das escolas do município.

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Grêmio Estudantil

O Grêmio Estudantil Aldo Felinto, da Escola Estadual José Calazans Freire, vai escolher no dia 22 de agosto a sua nova diretoria, foi inscrita duas chapas para concorrer a direção do Grêmio.

A chapa 01 denominada Jovens Unidos pela Transformação, é composta pelos seguintes componentes: Presidente - Janaina Silva; Vice-presidente - Rayanne Rocha; 1ª Secretária - Marina Rocha; 2ª Secretária - Fabrice Fernandes; 1ª Tesoureira - Jéssica Brito - 2ª Tesoureira - Naiane Pricila; Secretária de Cultura - Wiliane Silva; Diretor de Esporte - Adriano Rocha; Diretor de Assuntos Estudantis - Iracilda Souza; Diretor de Imprensa - Carlos Felipe.

A chapa 02 denominada Jovens Unidos pela Inovação, é composta pelos seguintes componentes: Presidente - Edinael Castro de Melo; Vice-presidente - Antonia Gabriela Bezerra da Silva; 1º Secretário - Wendell Laurentino de Medeiros; 2º Secretário - Jeziel Éder de Carvalho Fernandes; 1ª Tesoureira - Gislanny Morais Viana; 2ª Tesoureira - Rozineide de Aquino Rosa; Diretor de Cultura - Fransuel Aureliano Bezerra; Diretor de Esporte - Alacidnei Emanuel Souza; Diretor de Assuntos Estudantis - Emerson Ciarlini de Souza; Diretor de Imprensa - Jocélio José Ramos Fernandes.

terça-feira, 22 de julho de 2008

Cargos públicos e interesses próprios

Quando se fala em política, parece que ninguém pode confiar em ninguém, vejo que as opiniões mudam muito rápidas e cada um querendo defender seu próprio ponto de vista, que é certo; mas que se diga, com interesses próprios, que não é certo.
Quem deseja assumir cargos públicos, deve-se levar em conta, até mesmo antes de assumir, que a principal função de cargos públicos é atender as necessidades da população.

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Brasil fica em 16º lugar na Olimpíada Internacional de Matemática

Madri, 21 jul (EFE).- A equipe brasileira ficou na 16ª posição na Olimpíada Internacional de Matemática, realizada em Madri e que contava com a participação de mais de 550 jovens de 97 países, informaram hoje os organizadores do evento.

O time do Brasil, formado por Renan Henrique Finder, Henrique Pondé de Oliveira Pinto, Rafael Tupynambá Dutra, Davi Lopes Alves de Medeiros, Régis Prado Barbosa e Marcelo Matheus Gauy, terminou a competição com 217 pontos e com cinco medalhas de prata e uma de bronze.

A China, com cinco medalhas de ouro e uma de prata, foi a vencedora desta edição da Olimpíada Internacional de Matemática.

A melhor pontuação coletiva, 217 pontos, foi alcançada pelos seis membros do time chinês, que conseguiu seu oitavo triunfo das últimas dez edições da competição.

A China ficou na frente da Rússia - com 199 pontos e seis medalhas de ouro - e dos Estados Unidos - com 190 pontos, quatro medalhas de ouro e duas de prata.

O participante latino-americano melhor classificado foi o peruano Fernando Manrique Montañez, que somou 35 pontos e ganhou uma medalha de ouro.

A Olimpíada Internacional de Matemática começou no dia 16 na Universidade Politécnica de Madri, e 535 estudantes chegaram à fase final, que aconteceu neste final de semana.

Dos estudantes que chegaram à etapa final, apenas três, um americano e dois chineses, obtiveram resultados perfeitos (42 pontos), ou seja, resolveram os seis problemas propostos (sete pontos cada um).

No total, foram distribuídas 47 medalhas de ouro, 100 de prata e 120 de bronze, além de 103 menções honrosas entre os 535 participantes.Para se prepararem para a Olimpíada Internacional de Matemática alguns estudantes chegaram a estudar por até três anos, como no caso dos chineses.
Fonte: UOL

Feira da Agricultura Familiar promove dia do CONSUMO CONSCIENTE


Os Agricultores Familiares de Upanema que organizam a Feira da Agricultura Familiar darão uma grande lição de cidadania no próximo dia 11 de agosto quando promoverão o Dia do Consumo Consciente durante a realização da feira. O evento que marca 6 meses de Feira da Agricultura Familiar de Upanema, tem o objetivo de chamar a atenção da população para a importância de reduzir o consumo de materiais que degradam e poluem o meio ambiente.

A começar pela forma de produção dos alimentos produzidos pelos agricultores, em que não se usa agrotóxicos e adubos químicos, portanto, são produtos limpos e que fazem bem a saúde e ao meio ambiente, os agricultores distribuirão com os chamados Amigos da Feira, bolsas de tecido para que os consumidores reduzam o uso do plástico durante as compras.

Os Amigos da Feira são aqueles clientes que os feirantes observaram durante estes seis meses de feira, que semanalmente retornam para fazer suas compras. Com isto, estes clientes serão brindados com uma bonita bolsa de Feira em tecido de algodão para que possam semanalmente realizar suas compras usando essa bolsa e reduzindo o uso das sacolas de plástico.

Para o técnico da Terra Livre, Sétiton Costa, a atividade marca 6 meses de funcionamento de uma importante ação apoiada pelo Projeto Dom Hélder e que põe em debate um tema de grande importância para a população mundial, a Consumo Consciente de recursos que prejudicam a natureza.A Feira da Agricultura Familiar de Upanema foi inaugurada em 11 de fevereiro deste ano e representa uma estratégia de agregação de valor aos produtos produzidos pela agricultura familiar local.

O evento será transmitido pela FM liberdade 104 e contará com a presença de representantes das entidades que apóiam a feira, lideranças e autoridades municipais.
Enviado por Zé Wilson

sábado, 19 de julho de 2008

Morre aos 101 anos a atriz e humorista Dercy Gonçalves


Agência Estado
A atriz e comediante Dercy Gonçalves, aos 101 anos, morreu neste sábado, 19, no Rio. Ela estava internada no Hospital São Lucas, em Copacabana, com sintomas de pneumonia grave. O hospital confirmou a morte dela nesta tarde. Ainda não há informações da família sobre velório e sepultamento.
Fonte: TN Online

Termina Greve da Polícia Rodoviária Federal

A PRF do estado do Rio Grande do Norte que estava em greve, voltou as suas atividades desde sexta-feira passada, e com isto, a fiscalização com respeito a conhecida "Lei Seca" aqui no Rio Grande do Norte vai ter o seu primeiro final de semana com o rigor da lei.

Você que curti os finais de semana nas praias, festas, bares e restaurantes, à atenção deve ser redobrada para o consumo de bebidas alcoólicas, portanto, se beber não dirija; respeite a sua vida e a dos outros.

"Se beber não dirija", é muito antigo, infelizmente muitas pessoas não respeitam, mas como agora foi promulgada a Lei 11.705, que altera o Código de Trânsito e é bem rigorosa para quem bebe e dirige, vamos torcer que as pessoas respeitem.

A nova lei torna ilegal dirigir com concentração a partir de dois decigramas de álcool por litro de sangue. A punição para quem descumprir a lei prevê suspensão da carteira de habilitação por um ano, além de multa de R$ 955 e retenção do veículo.

A suspensão por um ano do direito de dirigir é feita a partir de 0,1 mg de álcool por litro de ar expelido no exame do bafômetro (ou 2 dg de álcool por litro de sangue). Acima de 0,3 mg/l de álcool no ar expelido (ou 6 dg por litro de sangue), a punição inclui também a detenção do motorista (de seis meses a três anos).

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Diminui poluição sonora

De tanta gente reclamar das grandes potências dos carros de som, que os partidos políticos usam para divulgar suas candidaturas, muitas vezes desrespeitando o sossego público, como também de outras entidades, percebi que hoje este abuso não foi cometido.
Quero aqui parabenizar aos organizadores, pelo controle e respeito que aconteceu hoje.
Estou notando também que as bombas deixaram de causar susto a população, pois dificilmente podemos ouvir alguma.

Fórum Regional de Educação reúne educadores de oito municípios na cidade de Serra do Mel

Serra do Mel – Promover a discussão e operacionalização acerca das políticas públicas voltadas para o campo com vistas à legislação vigente é o objetivo do 1.º Fórum Regional de Educação do Campo, que está sendo realizado desde ontem, 17, em Serra do Mel. O encontro acontece na Escola Estadual Padre José de Anchieta, na vila Brasília, e reúne educadores de oito municípios.

O fórum, que prossegue hoje, tem como coordenador geral o secretário estadual da Educação, Rui Pereira dos Santos, com a participação de vários técnicos do Estado e do Ministério da Educação (MEC). O evento discute, ainda, a implantação e a implementação das Diretrizes Operacionais da Educação e Desenvolvimento do Campo na região Oeste do Rio Grande do Norte.

O encontro tem a participação de estudantes, professores e gestores em geral, bem como dos titulares das secretarias de Educação dos municípios envolvidos, Assistência Social e Juventude, além de representantes das demais instituições comunitárias dos municípios da região Oeste.

Além do município-sede de Serra do Mel, o evento também conta com a participação dos municípios de Mossoró, Grossos, Tibau, Baraúnas, Governador Dix-sept Rosado, Upanema e Areia Branca.

O 1.º Fórum Regional de Educação no Campo é considerado de fundamental importância para o desenvolvimento da região.

A educação no campo tem características e necessidades próprias para o aluno do campo no seu espaço cultural, sem abrir mão de sua pluralidade como fonte de conhecimento em diversas áreas. Nos municípios em que o programa foi implantado são realizados fóruns e seminários, nos quais os participantes, representantes de instituições e entidades ligadas às questões rural e educacional têm a oportunidade de discutir estratégias para a implementação das diretrizes operacionais para a educação básica nas escolas do campo, produzindo subsídios, elaborando propostas, entre outros.
Fonte: Jornal "O Mossoroense"

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Poluição urbana

As poluições mais freqüentes presentes nos centros urbanos são: Poluição atmosférica, poluição visual, poluição sonora.

Neste período de campanha eleitoral a poluição sonora aumenta consideravelmente, o pior é o desrespeito para com o próximo.

Os carros de som tem uma grande potência sonora e todos os dias percorrem as ruas e avenidas da cidade, prejudicando muitas vezes, o funcionamento das escolas, hospitais, igrejas e demais estabelecimentos públicos que precisam de uma melhor concentração para o bom funcionamento.

Upanemenses aprovados pelo ProUni

Sempre há upanemenses aprovados pelo ProUni para fazer o curso superior em universidades particulares, este ano estou sabendo que foram aprovados Emmer Lorrainy, filho de Eudes e Neta Barbosa e Walesca, filha de Damião e Fransquinha, parabéns a eles.

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Upanema tem 9 705 eleitores

O eleitorado de Upanema para esta eleição de 2008 é de 9 705, distribuídos em 6 locais de votações e 32 seções.

Destes eleitores são 4 969 do sexo masculino, que corresponde um percentual de 51,20%, e
4 733 do sexo feminino, que corresponde um percentual de 48,77%, temos também 3 eleitores que não foram informados a que sexo pertencem, com um percentual de 0,03%.

O eleitorado de Upanema corresponde a 0,45% do total dos eleitores do Rio Grande do Norte.
Fonte: TRE

terça-feira, 15 de julho de 2008

Rio G. do Norte tem 2.172.629 eleitores

O eleitorado do Rio Grande do Norte apto a votar nas eleições deste ano totaliza 2.172.629 eleitores.

O contingente eleitoral abrange todos os 167 municípios do Estado.

Os dados foram divulgados hoje pelo Tribunal Superior Eleitoral(TSE).

Outros dados sobre o eleitorado do RN:

- Foram cancelados 178.498 títulos.

- Outros 7.391 foram suspensos.

- A Justiça Eleitoral no RN terá 6.732 seções eleitorais distribuídas por 1.562 locais de votação.

- Entre os eleitores, 1.039.585 são do sexo masculino e 1.131.201 são do sexo feminino.

- Com 16 anos de idade, 32.278 norte-rio-grandenses estão aptos a votar.

- A faixa etária com maior número de eleitores no Estado está entre os 25 e 34 anos, com 528.816 eleitores.

- No Rio Grande do Norte, 205.948 analfabetos podem votar no pleito deste ano.
Fonte: BLOG DO OLIVEIRA WANDERLEY

Movimentação política

Ontem aconteceu a primeira movimentação política em via pública de Upanema, esta movimentação foi realizada pela coligação "seguindo em frente", foi um corpo-a-corpo realizado pela feira livre da cidade e caminhada por algumas ruas.

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Campeonato estadual sub-20

O time do Upanema Futebol Clube categoria sub-20, jogou neste sábado contra a equipe do Alecrim de Natal pelo campeonato estadual sub-20 na cidade de Upanema.

O time de Upanema levou a melhor e venceu por 2x0, tendo dado um grande passo para se classificar para a próxima fase do campeonato. O próximo jogo do time de Upanema é neste sábado contra o time do América de Natal em Natal.

Percebo que a imprensa do estado não dá nenhum destaque para este campeonato, mesmo sabendo que envolve times de todas as regiões do estado. Será que é porque é de categoria de base? Mas é desta categoria que saem os grandes craques do futuro.

Upanema sem internet

O sistema de internet em Upanema passou dois dias sem funcionar, vamos esperar que seja para melhorar, pois estava num tem não tem danado. Acabou desde sexta-feira e só retornou no domingo à noite.

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Festa de encerramento

hoje é o último arraiá da cidade de Upanema, Bezerra Promoções vai promover esta festa de encerramento na quadra de esporte da Avenida 16 de Setembro.

Este arraiá vai ter a apresentação de quadrilhas locais, além de uma da cidade de Mossoró. Na animação musical tem a participação da banda Terra Show de Caraúbas.

Inscrições ao Enem pela Internet terminam nesta sexta

As inscrições ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) terminam nesta sexta-feira (11). Os interessados devem se inscrever somente pela Internet até às 23h59. Os pedidos foram reabertos na última segunda-feira (7).

Segundo a assessoria do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), que organiza a prova, o órgão recebeu muitos pedidos de estudantes que não conseguiram fazer a inscrição no tempo determinado --o Enem já havia tido inscrições prorrogadas.

Segundo o Inep, já foram recebidas neste ano 1,2 milhão de inscrições online, contra 907 mil no ano passado.

Os participantes devem pagar a taxa de R$ 35 até o dia 14. Os interessados que não têm condições financeiras para o pagamento deverão imprimir, preencher e enviar o formulário de Declaração de Carência, constante na página de inscrição, junto com uma cópia de documento de identidade para o Enem (Inep/Daeb - SCN Quadra 04 Bloco B Sala 704, Centro Empresarial Varig - CEP 70.714-900, Brasília/DF).

As provas serão aplicadas no dia 31 de agosto, em cerca de 1.400 municípios. Serão 63 questões objetivas de múltipla escolha sobre diversas áreas de conhecimento, além de uma redação. O estudante terá cinco horas para responder o exame.

O Enem é requisito para se inscrever no ProUni, que concede bolsas de estudos em cursos de graduação de instituição particular. Para participar do ProUni, o candidato precisa ter obtido nota mínima de 45 pontos no Enem.
Fonte: Uol Educação

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Aprovado projeto que pune crimes praticados pela internet

da Folha Online
da Agência Senado

O Senado aprovou na noite desta quarta-feira (9) uma proposta que enquadra crimes cometidos pela internet, como a pirataria virtual e a pedofilia, e endurece a pena para os crimes já existentes. No total, o projeto, relatado pelo senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), cria 13 novos crimes.

O projeto considera crime estelionato e falsificação de dados eletrônicos ou documentos; criação ou divulgação de arquivos com material pornográfico envolvendo crianças e adolescentes; roubo de senhas de usuários do comércio eletrônico; e divulgação de imagens privadas.

Um dos pontos mais importantes determina que os provedores terão de guardar por três anos os registros de acesso para que se possa saber quem acessou a Internet, em que horário e a partir de qual endereço.

Caravana discute consciência ambiental

Janduís - Técnicos do Instituto de Defesa do Meio-Ambiente (Idema) estiveram em Janduís apresentando a caravana ecológica. O projeto estará no município Oestano entre os dias 16 e 18 de julho, trazendo ações educativas ligadas ao meio-ambiente. O objetivo do evento é levar aos municípios do Rio Grande do Norte essas informações, além de promover conscientização da importância da ecologia entre a população potiguar. A reunião de sensibilização do evento reuniu representantes de organizações não governamentais (ONG's), escolas municipais e estaduais, grupos culturais e demais representantes da sociedade civil organizada.

O técnico em educação ambiental do Idema, Marcos Luiz, falou sobre as origens do projeto que, inicialmente, contemplava mais as grandes cidades do RN. A partir de 2007, a programação incluiu cidades do interior para que as ações da caravana ecológica atingissem uma parcela maior da população. A caravana ecológica visita, em média, 18 municípios por ano.
Fonte: Jornal Defato

domingo, 6 de julho de 2008

Câmara aprova o PCCS dos funcionários

Depois de uma polêmica reunião extraordinária, neste sábado, a Câmara de Vereadores de Upanema conseguiu aprovar o PCCS (Plano de Cargo Carreira e Salários) dos funcionários municipais e com esta medida a paralisação dos funcionários que estava marcada para esta segunda-feira deixa de existir.

Amanhã as escolas de Upanema que estavam em recesso voltam as suas atividades normais.

Inaugurada a praça da criança


Neste sábado passado foi inaugurada na cidade de Upanema pelo prefeito Jorge Luiz, a praça da criança, é um belo espaço que conta com vários tipos de brinquedos para o divertimento das crianças, este espaço fica localiazado na rua Francisco Bezerra, esperamos que todos usem e conservem a sua originalidade, quem ganha com isso é a criançada como também a população em geral.
fonte: blog Upanema News

sábado, 5 de julho de 2008

Upanema x CAP

Terminou agora a pouco o jogo envolvendo o time de Upanema Futebol clube sub 20 com o CAP de Jardim de Piranhas pelo campeonato estadual, o jogo não passou de um empate de 1x1, para o time de Upanema não foi um resultado bom, mesmo porque o jogo aconteceu em Upanema e o time de Upanema precisava de um resultado positivo para seguir mais tranqüilo no campeonato.

Os próximos jogos do time de Upanema é contra o Alecrim em Upanema e o América em Natal, penso que são jogos mais difíceis do que o CAP que Upanema enfrentou hoje, mas cada jogo é um jogo diferente e vamos esperar que o time de Upanema saia com resultados positivos.

O gol do time de Upanema hoje contra o CAP foi marcado por Genário de pênalti,

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Funcionários podem paralisar suas atividades na segunda-feira

Os funcionários municipais de Upanema estão com uma paralisação marcada para próxima segunda-feira, esta paralisação é pela não aprovação do PCCS (Plano de Cargo Carreira e salário) do funcionalismo municipal.

Houve comentários pela cidade que não mais ia haver a paralisação dos funcionários na próxima segunda-feira porque a Câmara de Vereadores ia aprovar o projeto hoje, (sexta-feira), mas o blog Upanema News, já informa que o projeto não foi aprovado pela Câmara de Vereadores, sendo assim, a paralisação do funcionalismo para a próxima segunda-feira está de fato confirmada.

Dicas para viver melhor

O autoconhecimento da pessoa é um fator muito importante para se viver melhor e alcançar o sucesso, devemos, portanto, nos conhecer, fazer uma reflexão sobre nós mesmos, como somos, o que sentimos, como reagimos, e desta forma desenvolver este autoconhecimento da própria pessoa, podendo a partir deste conhecimento viver melhor em sociedade, na escola, em família, no trabalho, respeitar melhor os outros e ser respeitado. Pense nisto!

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Lula confirma que vai participar da campanha de Fátima

O presidente Luís Inácio Lula da Silva virá a Natal entre os dias 10 e 20 de agosto, logo após que retornar de uma viagem á China. E também participará do programa eleitoral da candidata do PT à Prefeitura de Natal, deputada Fátima Bezerra. As informações foram repassadas ontem ao prefeito Carlos Eduardo, coordenador da campanha da base aliada do presidente em Natal; durante reunião realizada ontem. Junto com o prefeito participaram do encontro a governadora Wilma de Faria, o presidente do Congresso Nacional, senador Garibaldi Alves Filho, o deputado federal Henrique Eduardo Alves, e as deputadas Fátima Bezerra (PT) e Sandra Rosado (PSB) .

De acordo com o prefeito, o presidente ficou muito satisfeito com a confirmação da aliança e determinou ao presidente do PT nacional, Ricardo Berzoini, que desse todo apoio necessário à campanha de Fátima Bezerra em Natal. De acordo com Carlos Eduardo, o presidente disse que quando vier a Natal quer um grande evento político e ainda que a união promovida em Natal é um exemplo muito importante para o Brasil. Carlos Eduardo informou ainda que até amanhã deverão ficar definidos todos os detalhes do primeiro grande evento da campanha de Fátima Bezerra.

Antes do encontro com o presidente Lula, que ocorreu às 18h, houve uma reunião com o presidente do PT nacional, realizado na residência oficial de Garibaldi Alves Filho. Nesse encontro, Ricardo Berzoini afirmou aos presentes que a direção nacional do PT considera a candidatura da deputada federal Fátima Bezerra à Prefeitura de Natal como uma prioridade. “Foi uma conversa para oficializar o nome da deputada que é apoiada por toda essa aliança”, comentou o senador Garibaldi Filho.

A deputada Fátima Bezerra comemorou a indicação de prioridade dada pelo PT nacional. “Foi uma conversa muito boa mesmo. O presidente Ricardo Berzoini expressou de forma muito clara o quanto é importante para o PT nacional a eleição de Natal”, comentou. O prefeito Carlos Eduardo relatou que Ricardo Berzoini elogiou o modelo da aliança feita em Natal, com a união de todos os partidos da base do presidente Lula. “Ele (Berzoini) disse que gostaria que esse modelo tivesse sido feito em outras cidades”, comentou.
Fonte: Tribuna do Norte

Senado aprova piso de R$ 950,00 para professores

O Senado Federal aprovou hoje (3), em votação simbólica, o Projeto de Lei 11.494/2007 que estabelece o piso de R$ 950,00 para professores da educação básica, da rede pública de ensino. O projeto, agora, vai à sanção presidencial.
O piso de R$ 950 é uma antiga revindicação da categoria. O valor deverá ser pago para professores com carga horária de 40 horas semanais. Pela proposta, o piso salarial nacional será implantado em todo o país, de forma gradual, até 2010.

De acordo com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), existem mais de 5 mil pisos salariais diferentes para a categoria, variando entre R$ 315 e R$ 1.400. Está prevista no projeto a complementação da União para os entes federados que não atingirem o valor de piso nacional.

A categoria temia que as eleições municipais e o recesso branco do Congresso Nacional pudessem adiar a aprovação da medida. O projeto foi aprovado na Câmara em maio. Para acelerar a apreciação da matéria, o PL foi apreciado hoje em duas comissões do Senado – Educação e Constituição e Justiça – e seguiu em regime de urgência para o plenário.
Fonte: Agência Brasil

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Upanema ganha novo ônibus escolar


A Prefeitura Municipal de Upanema deverá receber nos próximos dias um novo ônibus para integrar a frota escolar do município. O ônibus foi adquirido junto ao Ministério da Educação, através de solicitação do prefeito Jorge Luiz em uma de suas visitas a Brasília. O novo ônibus escolar (foto) é 0 km e conta com a mais moderna tecnologia para o transporte de alunos.
Fonte: Blog do Anax - ASCOM - PMU

terça-feira, 1 de julho de 2008

Recesso escolar

Na próxima segunda-feira retorna o período letivo nas escolas de Upanema, tanto as municipais quanto as estaduais.

Este período de recesso escolar teve início a partir do dia 21 de junho e vai se estender até o dia 06 de julho.

O tempo em Upanema

O tempo hoje em Upanema ficou bem agradável, chegando a cair chuva no período da tarde.