quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Chuvas de inverno

Quando muita gente pensa que o período chuvoso aqui é a estação do inverno, é um engano; pois os períodos que chovem mais no sertão nordestino é o verão e o outono.
Agora pra variar, este ano de 2009, as chuvas começaram desde o verão, mas já estamos na estação do inverno e as chuvas ainda estão caindo aqui na região.
Desde ontem (terça-feira), finas chuvas voltaram a cair; hoje (quarta-feira), as chuvas continuam caindo logo no período da manhã, e têm ocorrido pancadas de grandes intensidades. Salve a natureza!

domingo, 23 de agosto de 2009

Upanema enfrenta o Tiradentes

O time do Upanema Futebol Clube enfrentará logo mais à tarde no estádio Freirão aqui em Upanema, a equipe do Tiradentes de Mossoró pela Copa Oeste.
Vamos esperar que o time de Upanema quebre o tabu de não vencer dentro de casa; pois duas partidas que realizou pela competição jogando dentro de seus domínios não passou de um empate.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Presidente Lula inaugura hoje Institutos Federais de Educação Tecnológica no RN


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarca no Aeroporto Dix-sept Rosado, em Mossoró, por volta das 10h30. Ele seguirá com destino ao município de Ipanguaçu, onde inaugura sete campi do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFRN) através de videoconferência.
Serão beneficiadas além de Ipanguaçu as cidades de Macau, Apodi, Caicó, João Câmara, Pau dos Ferros e Santa Cruz.
O interior do Rio Grande do Norte foi beneficiado com investimentos na ordem de R$ 5 milhões para a abertura de 1.200 vagas em cada um dos IFRNs. Em 2002 eram cinco escolas com cursos profissionalizantes no Estado, agora serão 14 contando com os outras que já foram inauguradas.
Em todo o país estão sendo investidos R$ 1,1 bilhão para construir 214 IFRNs em sete anos. "De 1909 a 2002 o país construiu 140 escolas. Só o governo Lula construiu 214. Até 2014 a projeção é chegar a 500 mil alunos nessas escolas", afirmou Getúlio Marques Ferreira, secretário substituto de educação profissionalizante do Ministério da Educação em coletiva de imprensa realizada ontem em Mossoró.
Reitor do IFRN, Belchior de Oliveira destacou a importância de se interiorizar a educação profissionalizante. "Os IFRNs vão chegar a 10 mil matrículas. Se fosse tudo concentrado em Natal já seria um ganho, mas no interior é ainda mais significativo porque será um fator para atrair indústrias interessadas em mão-de-obra qualificada. Vejam o caso de Mossoró que qualifica profissionais para atuarem na área do petróleo", frisou.
Companhia
O presidente Lula terá no palanque a companhia de toda a sua base de apoio no Rio Grande do Norte. Estão com presenças confirmadas: o senador Garibaldi Filho (PMDB) e os deputados federais João Maia (PR), Henrique Alves (PMDB), Fábio Faria (PMN), Sandra Rosado (PSB) e Betinho Rosado (DEM) que mesmo sendo de um partido adversário dá sustentação ao governo na Câmara dos Deputados. De ministros estão confirmados: Fernando Hadadd (Educação) e Franklin Martins (Comunicação).
Fonte: O Mossoroense

Muito ruim o sinal da telefonia móvel em Upanema

Como cidadão upanemense penso que posso também ser um dos culpados pelo péssimo serviço que a telefonia móvel TIM vem prestando em nossa cidade.
Digo isso pela falta de mobilização que existe contra este serviço. Será que todos nós estamos pensando que é pra ser assim mesmo?
A prefeita como representante legítima do povo de Upanema deve jogar duro contra este péssimo serviço, se não presta, desative, deixe sem o serviço, não pode é ficar brincando de faz de conta.
Se o problema é falta de rádio transmissor, já se passaram tanto tempo que dava para ter solucionado o problema.
Temos é que lutar pela melhoria do serviço. Não pode é ficar deste jeito sem prestar.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Utilidade pública


Na manhã do último sábado (15/08/09) apareceu nas imediações da comunidade rural Brejinho (Upanema-RN), uma senhora aparentemente com 50 anos de idade, com a saúde física e mental debilitada e dizendo ser natural do Sitio Samambaia do Município de João Câmara.Os primeiros atendimentos ocorreram na Unidade Mista de Saúde do município, posteriormente a mesma foi encaminhada à Assistência Social, porém o município não dispõe do serviço de abrigo e ela foi encaminhada ao Centro de Referência Especializada de Assistência Social – CREAS do município de Mossoró. Pedimos a colaboração de todos no repasse de informações que possam ajudar na identificação dessa senhora.
Entrar em contato com os telefones:
(84) 3325-0009 (Ação Social – Upanema)
(84) 3315-4882 (CREAS – Mossoró)
Fonte: Blog da SUAS

Fase regional dos Jerns

Quase quatro mil atletas de escolas estaduais, municipais, federal e particulares de ensino iniciam a luta em busca de medalhas na fase regional dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte de Mossoró. A abertura do encontro aconteceu hoje (17), pela manhã no ginásio CPP.
Serão disputadas as modalidades de futsal, handebol, basquete, voleibol indoor, voleibol de dupla, atletismo, futebol de campo, futebol de areia, ciclismo, taekwondor, tênis de mesa, natação e xadrez.
Estão participando dos jogos atletas de 49 escolas estaduais, 20 municipais, 25 particulares e o1 federal, dos municípios de Mossoró, Baraúna, Serra do Mel, Areia Branca, Governador Dix-sept-Rosado, Tibau e Upanema.
As melhores equipes nos esportes coletivos e os dois primeiros colocados nas provas individuais estarão classificados para a fase final da competição que acontece em Natal, no próximo mês de outubro. Os JERNS são uma promoção do Governo do Estado através da Coordenadoria de Desporto da Secretaria Estadual de Educação.

Avenida Getúlio Vargas, livre novamente

A organização do trânsito na Avenida Getúlio Vargas no centro da cidade nas segundas-feiras, dia de feira livre, já foi muito discutida, até por vereadores da oposição no plenário da Câmara Municipal de Vereadores. Muitos deles pediam que os órgãos responsáveis tomassem uma providência com respeito à organização do trânsito nos dias de feira livre da cidade.
Na administração passada, o então prefeito Jorge Luiz tentou fazer isto por uma ou duas vezes, não deu certo e desistiu.
Agora novamente a prefeita tentou organizar. Ocorreu esta organização numas três segundas-feiras. Nesta última segunda-feira o trânsito já estava livre novamente, penso que desistiram de novo.
Nas três segundas-feiras que foi organizado o trânsito no trecho da Avenida Getúlio Vargas no centro da cidade por parte da polícia militar e guarda municipal, houve muitas críticas de algumas pessoas que se sentiram prejudicadas por não poderem estacionar automóveis em frente aos seus estabelecimentos comerciais ou adversários políticos da prefeita.
Pois é. Estão vendo como uma mudança é difícil. Nada pode agradar a todo mundo e sempre vêm as críticas.
Com esse retrocesso da decisão os órgãos que estavam à frente perdem a credibilidade por parte da população. Se não agüentarem as críticas é melhor não tomarem nenhuma decisão de mudança.
Esta é a minha opinião.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Estruturas físicas das escolas contribuem para um baixo rendimento

Quando se fala em educação, pouca gente tem interesse em melhorar. Os órgãos públicos que deveriam cuidar das estruturas físicas das escolas, dos investimentos em recursos humanos e materiais não fazem.
A grande maioria dos que faz o desenvolvimento da educação leva a coisa na brincadeira, brinca de faz de conta.
Quando os resultados são mostrados fracos é que começam a inventar desculpas. Educação é assim. Temos que investir agora para colher daqui a alguns anos. Não podemos brincar de educação.
Mostrando um péssimo exemplo dentre outros que existem nas escolas em Upanema.
Em setembro 2007, o prédio que abrigava a Escola Estadual José Calazans Freire foi desocupado, pois não tinha mais condições de funcionar um estabelecimento de ensino pelas péssimas condições estruturais que se encontrava. Este estabelecimento de ensino passou a funcionar em um novo prédio com melhor estrutura para o funcionamento de uma escola.
Acontece que, em 2008 o poder público municipal fez uma pintura nas paredes do prédio e ocupou com o funcionamento de um anexo da maior escola municipal de Upanema, voltou a funcionar novamente com péssimas condições. Hoje ainda continua funcionando sem condição adequada.
O prédio que funciona a sede da Escola Municipal Professora Maria Gorete de Carvalho Macedo, funciona como uma escola porque escola funciona em qualquer lugar, mas sem a mínima condição para tal.
O prédio não tem sala para os professores. Os professores ficam em qualquer sala que esteja desocupada no momento. Só falta um dia todas estarem ocupadas e os professores ficarem nos corredores da escola. Não existe uma sala para a direção. Sinceramente não sei onde os gestores ficam. Quem gosta de freqüentar um ambiente assim?
As pessoas têm que gostarem dos locais onde estudam ou trabalham para poder reder mais. Estes péssimos locais contribuem para um baixo rendimento, o aumento da indisciplina, entre outros fatores negativos. Infelizmente esta é a situação atual.
O poder público tem que olhar melhor urgente para esta situação.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Upanema vence novamente fora de casa

O time de Upanema jogando ontem com o time de Antonio Martins pela Copa Oeste lá em Antonio Martins, venceu a partida pelo placar de 1x0, com um gol de Cledinaldo ainda no primeiro tempo.
Com este resultado o time de Upanema venceu sua segunda partida jogando fora de casa, as duas partidas que atuou em casa não saiu de um empate.
A próxima partida do time de Upanema será domingo com o time do Tiradentes de Mossoró aqui em Upanema, vamos ver se desta vez o Upanema Futebol Clube vence jogando em casa.

domingo, 16 de agosto de 2009

Resultado final das eleições para diretor das escolas municipais

ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA MARIA GORETE DE CARVALHO MACEDO (ZONA URBANA)
DIRETOR: Professor Severino
VICE-DIRETORA: Professora Kalênia
APTOS A VOTAREM- 1.565
VOTANTES- 437
BRANCOS- 16
NULOS- 01
VOTOS RECEBIDOS- 420 (26.8%)
HORÁRIO DA VOTAÇÃO- 8:30 ÀS 20:30

ESCOLA MUNICIPAL RITA DANTAS VERAS (P.A. SÃO MANOEL II)DIRETOR: Professor Francisco José
VICE-DIRETOR: Professor Francivaldo Freitas
APTOS A VOTAREM- 114
VOTANTES- 101
BRANCOS- 00
NULOS- 00
VOTOS RECEBIDOS- 101 (88.6%)
HORÁRIO DA VOTAÇÃO- 8:00 ÀS 11:00

ESCOLA MUNICIPAL 13 DE MAIO (P.A. PALHEIROS III)
DIRETORA: Professora Conceição Gonçalves
VICE-DIRETORA: Professora Conceição Carvalho
APTOS A VOTAREM- 92
VOTANTES- 69
BRANCOS- 02
NULOS- 00
VOTOS RECEBIDOS- 67 (72.8%)
HORÁRIO DA VOTAÇÃO- 9:00 ÀS 15:00

ESCOLA MUNICIPAL ANTONIO PAULA DA SILVA (P.A. NOVA VIDA)DIRETORA: Professora Lucimaria Vieira
VICE-DIRETOR: Professor Ubiratan Rocha
APTOS A VOTAREM- 105
VOTANTES- 53
BRANCOS- 02
NULOS- 00
VOTOS RECEBIDOS- 51 (48.5%)
HORÁRIO DA VOTAÇÃO- 8:30 ÀS 12:00

ESCOLA MUNICIPAL LUZIA MIGUEL DE ALBUQUERQUE (P.A. BOM LUGAR I)
DIRETOR: Professor Gorgônio Campina
VICE-DIRETORA: Professora Eva Maria
APTOS A VOTAREM- 100
VOTANTES- 77
BRANCOS- 03
NULOS- 00
VOTOS RECEBIDOS- 74 (74%)
HORÁRIO DA VOTAÇÃO- 8:30 ÀS 14:30

ESCOLA MUNICIPAL VICENTE DE PAULA ROCHA (SÍTIO PEREIROS)
CHAPA 1(VENCEDORA) –
DIRETORA: Professora Simone Farias
VICE-DIRETORA: Professor Antonia Elza
APTOS A VOTAREM- 299
VOTANTES- 270
BRANCOS- 01
NULOS- 02
CHAPA 1- 154 (51.5%)
CHAPA 2- 110 (36.7%)
HORÁRIO DA VOTAÇÃO- 8:00 ÀS 16:30
Fonte: Blog Upanema E Educação

sábado, 15 de agosto de 2009

Governadora inaugura primeiro sinal do programa Internet Para Todos

A governadora Wilma de Faria inaugurou na noite desta sexta-feira (14) o programa Internet Para Todos. Agora o Rio Grande do Norte ingressa na vanguarda tecnológica como um dos primeiros estados da Federação a implantar o projeto de acesso à internet livre e sem custo adicional para qualquer pessoa. A Praça das Flores, no bairro de Petrópolis, foi o primeiro ponto instalado e já conta com o sinal para livre acesso à rede mundial. O próximo passo será o bairro de Mãe Luíza. As quatro Zonas de Natal e as cidades-pólo do Estado receberão o sinal. O investimento no Programa será de R$ 2,4 milhões.

A importância no investimento na educação, ciências e tecnologias e na inovação foi ressaltada pela governadora durante a solenidade de lançamento do Programa. “Buscamos ainda parcerias para universalizar este atendimento a todas as cidades do Rio Grande do Norte. Queremos criar possibilidades para acesso livre e a inclusão digital, sobretudo às pessoas mais pobres e às cidades do interior. Isso representa um avanço significativo para a educação e formação dos nossos jovens. Vivemos em um mundo globalizado e cada vez mais precisamos deste contato com o mundo para estarmos atualizados e preparados para a vida”.

A governadora comentou ainda dos investimentos do Governo do Estado nesta área, com a implantação de 70 Centros de Inclusão Digital e Cidadania nas Zonas Rurais do Estado e a instalação de computadores com banda larga em todas as escolas de ensino médio da rede estadual. “A primeira cidade a receber o Internet Para Todos foi Natal. Mas iremos ainda a Mossoró, Pau dos Ferros e Caicó e, com as parcerias, entregaremos este serviço a todos os municípios do Rio Grande do Norte”, comemorou a governadora. As próximas três torres serão instaladas no Centro da Cidade, na Zona Norte e em Candelária.

O chefe do Gabinete Civil, Vagner Araújo chamou atenção do momento histórico em que passa o Rio Grande do Norte com a inauguração do Internet Para Todos. “Países de sistema político fechado restringem o uso da internet para ofuscar informações. A senhora, governadora, promove a democracia da informação, de forma transparente e irrestrita”. Para Vagner Araújo, o Programa é um salto para a modernidade e um passo importante para inclusão digital e social de muitos jovens e adultos afastados do mundo pela impossibilidade de acesso à informação. “Os benefícios e conseqüências deste feito só o tempo dirá com precisão”, concluiu.

O presidente da Associação Norte-riograndense das Empresas de Informática, Afrânio Miranda corroborou com as palavras do chefe do Gabinete Civil. Para Afrânio, o Programa abre uma nova página na história da inclusão digital no Rio Grande do Norte. “Pessoas carentes já não enfrentam tantas dificuldades em comprar um computador, dividido em dez parcelas. O grande problema é o pagamento mensal da internet. E agora o acesso é gratuito. Estudantes de escolas públicas estarão mais próximos dos alunos da rede privada de ensino ao terem livre acesso aos conhecimentos encontrados na grande rede”.

A primeira torre, instalada na Praça das Flores, possui alcance de 2 km de extensão. O projeto contempla em sua primeira fase os municípios de Natal, com três torres e 10 pontos de acesso; Mossoró, com uma torre e quatro pontos de acesso; e Caicó e Pau dos Ferros, ambas com uma torre e dois pontos de acesso cada. O próximo ponto instalado em Mãe Luiza tem lançamento previsto para 15 de setembro. Os pontos a serem instalados na avenida Erivan França e demais áreas de Ponta Negra, com três pontos de acesso, tem lançamento previsto para 10 de outubro.

Na Zona Norte da capital serão instalados três pontos de acesso. Em Candelária e no Centro Administrativo, outros dois pontos. Nestas áreas, assim como Mossoró, Caicó e Pau dos Ferros, a previsão de lançamento é para 10 de novembro. Segundo Vagner Araújo a meta é concluir todo o projeto num prazo de 18 meses, universalizando o acesso à internet gratuita a toda a população norte-riograndense. Segundo Vágner Araújo, a implantação do Programa é toda sob responsabilidade do Governo do Estado.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Governo do Estado do RN

Resultado das eleições de algumas escolas

Transcorreu por todo o dia de ontem as eleições para escolha dos novos diretores das escolas municipais. As escolas que tem a partir de cem alunos escolheram seus novos dirigentes para o biênio 2010 – 2011.
A Escola Municipal Vicente de Paula Rocha situada no sítio pereiros, foi a única a ter duas chapas concorrendo ao cargo de diretor, sendo vitoriosa a chapa formada pela atual diretora professora Simone concorrendo a reeleição, tendo como companheira de chapa a professora Antonia Elza.
A outra chapa era formada pelas professoras Eliene Moura e Elizabete.
Na Escola Municipal vicente de Paula Rocha votaram 270 pessoas, sendo que a chapa formada por Simone e Elza obteve 154 votos, contra 110 da chapa formada por Eliene e Elizabete.
Já a eleição na Escola Municipal Rita Dantas Veras, situada no Projeto de Assentamento São Sebastião tinha chapa única, formada pelos professores Francisco José e Francivaldo. Nesta escola, dos 114 eleitores aptos, compareceram e votaram na chapa 101 eleitores.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Eleições para diretores das escola municipais

Por todo o dia de hoje acontecerá nas escolas municipais eleições para escolha dos novos diretores.
Somente a Escola Municipal Vicente de Paula Rocha localizada no sítio Pereiros, tem duas chapas concorrendo ao cargo, uma encabeçada pela atual diretora Simone, a outra encabeçada por Eliene, as demais escolas são chapas únicas.
As eleições vão ter início por volta das 7:00h se estendendo por todo o horário de funcionamento das estabelecimento de ensino.
Terão direito a voto os alunos acima de 12 anos e um responsável por eles.
Haverá eleições em todas as escolas que possuem mais de cem alunos.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Governo implanta ponto de internet sem fio em Natal e interior

O Governo do Estado começa a implementar nesta sexta-feira (14) a rede de internet wireless (sem fio), gratuita, em pontos de Natal, Mossoró, Caicó e Pau dos Ferros. O projeto é um dos mais importantes para o processo de inclusão digital que o Governo do Estado desenvolve em todo o Rio Grande do Norte e será viabilizado por meio do projeto GigaNatal. O secretário chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Vagner Araújo, concede coletiva à imprensa na tarde desta quinta-feira (13), às 16h, no auditório da Governadoria, para explicar mais detalhadamente o projeto.
De acordo com o projeto piloto, serão instaladas seis torres – três em Natal, uma em Mossoró, uma em Caicó e uma outra em Pau dos Ferros – e 143 pontos de acesso, distribuídos em áreas destas cidades. Em Natal, um dos pontos será instalado na Praça das Flores, em Petrópolis. As torres terão alcance de 15Km.
O projeto atenderá escolas públicas, entre as quais a Winston Churchill, Atheneu, a Biblioteca Pública Câmara Cascudo, toda a avenida Engenheiro Roberto Freire, duas áreas em Cidade da Esperança e Zona Norte, órgãos da administração pública e o interior do Estado. Também é voltado para comunidades próximas às escolas.
Fonte: GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Dilma visita Mossoró e assegura investimentos para adutora e BR-110


A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, visitou na manhã desta terça-feira (11) às obras do Complexo Viário da Abolição, em Mossoró, a 285 Km de Natal e, acompanhada da governadora Wilma de Faria, assegurou o investimento do PAC de R$ 111 milhões e mais um financiamento de R$ 119 milhões para a construção da adutora na Capital do Oeste. Com esses recursos, a obra de R$ 230 milhões está garantida.
Essa, porém, não foi a única boa notícia para o Estado confirmada durante a visita da ministra a Mossoró. Dilma Rousseff anunciou também que em setembro deverá ter início a licitação da obra de pavimentação do trecho entre Mossoró e Upanema da BR-110. O ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, confirmou que o projeto de implantação da BR já foi concluído pelo DNIT e o processo licitatório já pode ser começado. “Estamos assegurando R$ 6 milhões para iniciar a obra, que está avaliada em R$ 30 milhões”, declarou o ministro, natural de Martins/RN e que foi agraciado, junto com a ministra Dilma Rousseff, com o título de Cidadão Mossoroense, conferido por unanimidade pela Câmara Municipal de Mossoró.
No canteiro de obras do Complexo da Abolição, a ministra Dilma Rousseff publicamente elogiou mais uma vez a administração estadual, considerando a governadora Wilma de Faria como uma gestora firme na defesa dos interesses do Rio Grande do Norte. Citou, por exemplo, o empenho com que a governadora defendeu junto à Petrobras recursos para a refinaria Clara Camarão.
No segundo dia de visita ao Rio Grande do Norte, aonde veio prestar contas das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Estado, a ministra fez questão de dividir com a governadora Wilma de Faria, prefeitos e parlamentares da bancada federal os resultados dos benefícios que o governo Lula destinou para o Rio Grande do Norte, de uma forma geral, e em particular Mossoró, em obras como o Complexo da Abolição, a adutora e de esgotamento sanitário. “Mossoró tem obras no PAC que somam R$ 366 milhões”, lembrou a ministra. Toda classe política potiguar prestigiou a visita da ministra Dilma Rousseff e sua comitiva a Mossoró. Com Dilma, além dos ministros das Cidades, Márcio Forte, e Alfredo Nascimento, estavam o vice-governador Iberê Ferreira de Sousa, que fez uma exposição sobre a adutora de Mossoró; os representantes dos Ministérios da Integração Nacional, João Santana, e das Minas e Energia, Márcio Pereira. Da bancada federal, estavam o senador Garibaldi Alves, os deputados federais Sandra Rosado, Betinho Rosado, Fátima Bezerra, Fábio Faria e os deputados estaduais Robinson Faria, Larissa Rosado e Leonardo Nogueira.
Fonte: Tribuna do Norte

Agradecimento

Estive na secretaria municipal de saúde com o objetivo de adquirir uma autorização para uma cirurgia, fui prontamente atendido pela secretária de saúde Conceição Medeiros e funcionários(as) que logo resolveram a minha situação. Não vou aqui citar os nomes dos funcionários(as) presentes no momento, pois posso me esquecer de alguns. Não é Ana?
Estou aqui agradecendo não é pelo fato da autorização da cirurgia, penso que deve ser até uma obrigação, é pela simpatia do atendimento. Valeu, continuem assim com todos.

Mais agradecimento

Muito boa à atenção que o ex-prefeito Jorge Luiz tem para com as pessoas, muitas vezes são estas pequenas ações que engrandecem o homem.
Refiro-me a preocupação que o mesmo teve de enviar ofício até aos pequenos blogs da cidade esclarecendo a notificação do Tribunal de Contas, onde notificava o ex-prefeito Jorge Luiz a devolver uma quantia de R$ 571.643,75 referentes a verbas do Fundef de janeiro a dezembro de 2001.
Digo isto pela atenção que Jorge Luiz deu a este simples blog, talvez até lido por poucas pessoas, mesmo assim ele teve a preocupação de enviar o ofício de esclarecimento ao administrador deste blog.
Considero o esclarecimento convincente, até pelo fato de que de certa forma conheço a grande burocracia que existem para se administrar a coisa pública.
Muitas vezes pelo erro de alguns centavos numa prestação de contas, a falta de uma assinatura no meio de várias ou mesmo pelo atraso do envio de uma comprovação de despesas para os órgãos fiscalizadores, o administrador será notificado e recebe as ameaças por parte destes órgãos.
Por isso mesmo que existem os prazos para defesa e julgamento destes casos.
Obrigado pela atenção.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Dia do estudante

O dia do estudante é comemorado em 11 de agosto, a mesma data em que foram instituídos os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do Brasil, por Dom Pedro I, no século XIX.

Em razão dessa marcante decisão, Celso Gand Ley, cem anos após a criação desses cursos, em 1927, indicou a data para se tornar o dia do estudante.

Vários presidentes do nosso país, artistas e escritores se formaram nesses cursos; um da USP, através da escola do Largo São Francisco e o outro em Olinda, depois transferido para o Recife.

A faculdade mais próxima do Brasil era em Portugal, na cidade de Coimbra, e quem quisesse estudar em nível superior tinha que ir para lá ou para outras localidades da Europa, a fim de concluir seus estudos. Isso antes da criação desses cursos no Brasil.

As turmas iniciantes tinham poucos alunos e as estruturas das escolas eram bem simples, com salas feitas de taipa, no prédio do Convento de São Francisco. No ano de 1934 o curso foi incorporado pela Universidade de São Paulo – USP.

Estudar é exercitar a memória para adquirir conhecimentos, aprender. Mas para que isso aconteça um estudante deve frequentar uma escola e participar das atividades propostas, fazer as tarefas de sala bem como as passadas para serem feitas em casa, além de estudar em casa os conteúdos que foram passados em sala de aula.

Com o passar dos anos, passa a entender as matérias através da reflexão e da análise das mesmas.

Os estudantes devem ser responsáveis com seus estudos, pois o sucesso profissional virá através de muita dedicação. Além disso, merecem todo respeito e consideração de seus familiares, pois é o seu trabalho.

No Brasil, a educação é um problema social, pois não atende a demanda da quantidade de crianças e jovens que deveriam ingressar nos estudos. As escolas não possuem estrutura física adequada, além de faltar muitas vagas, fazendo com que um grande número de crianças e adolescentes não tenham a oportunidade de estudar.

A educação é uma responsabilidade dos governantes e está na Constituição do nosso país, mas ainda está muito deficitária, com professores mal remunerados e um ensino de pouca qualidade. Tudo isso favorece a evasão e a repetência escolar.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

Jorge Luiz esclarece nota sobre desvio de dinheiro

ESCLARECIMENTO DO EX - PREFEITO JORGE LUIZ

De acordo com o processo de n° 014118/2001 onde se refere a balancete do Fundef de janeiro a dezembro de 2001, onde diz que o ex prefeito Jorge Luiz Costa de Oliveira terá de devolver a quantia de R$ 571.643,75(quinhentos e setenta e um mil, seiscentos e quarenta e três reais e setenta e cinco centavos) porque deixou de enviar ao Tribunal de Contas os documentos abaixo relacionados:
1 – Todas as folhas de pagamentos referentes ao período de janeiro a dezembro de 2001, devidamente identificadas as pagas com os recursos do FUNDEF 60% e 40%.
2 – Cópia do convênio(se houver) firmado pelo município, objetivando capacitação de professores.
3 – Cópias de todos os documentos referente aos processos de pagamentos efetuados com os recursos do FUNDEF, durante o período de janeiro a dezembro de 1998, devidamente pagos com os recursos do FUNDEF 60% e 40%.
OBS.: REFERENTE A ADMINISTRAÇÃO DO EX-PREFEITO AMARILDO MARTINS
4 – Solicitou também a relação de todos os professores capacitados(caso tenha ocorrido) informando nome, data de admissão, grau de instrução, escola e série que lecionam, bem como qual foi a capacitação feita.
Conforme cópia em anexo no processo, no A R do correio consta que não pôde ser entregue em 23 de Dezembro de 2004 a solicitação das cópias acima relacionadas, pelo motivo do funcionário da PMU não ter procuração pra poder receber a solicitação do Tribunal de Contas, com isso não tive o conhecimento.
Com a devolução dos correios, o Tribunal de Contas fez a publicação da solicitação das cópias no Diário Oficial do dia 05 de janeiro de 2005 e dessa vez passou despercebido já que praticamente 99% da população não lê Díário Oficial (se na época o Blog Upanema News de Silva Júnior estivesse publicando as matérias do Diário Oficial de interesses de Upanema, como hoje faz, certamente não teria passado despercebido, eu teria tido o conhecimento e teria enviado as cópias).
Dentro do processo nas folhas de (informação – despacho – quota ministerial e parecer) diz claramente que fui penalizado pela não apresentação dos documentos solicitados pelo Tribunal de Contas, ou seja, correu a revelia, sem minha pessoa poder fazer a defesa. Nunca tomei conhecimento da solicitação do Tribunal Já que veio através de A R e os correios conforme cópia em anexo do processo, não fez a entrega pelo motivo do funcionário da PMU não ter procuração o autorizando a receber tal solicitação e depois através do Diário oficial conforme mencionado também antes.
Depois da condenação prévia do Tribunal de Contas é que eu, Jorge Luiz, tomei conhecimento dessa solicitação feita pelo Tribunal de Contas em 2004 através da imprensa, já apresentei minha defesa junto ao tribunal e emiti todas as cópias autenticadas dos documentos solicitados pelo Tribunal de Contas. Estou aguardando o posicionamento do Tribunal depois de apresentar minha defesa com minha consciência tranqüila, já que fiz tudo correto e documentado.
Espero a atenção dos senhores da imprensa local sobre esse esclarecimento, e desde já agradeço o espaço.
Atenciosamente,
Jorge Luiz Costa De Oliveira

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Tabela de classificação da Copa Oeste após a terceira rodada


Upanema Futebol Clube vence uma

Geralmente os times de futebol se dão melhor jogando em casa, com o apoio maior de sua torcida.
Parece que o time do Upanema Futebol Clube é diferente. Duas partidas que jogou em casa não passou de um empate sem gol, mas neste domingo jogando no estádio Nogueirão em Mossoró contra o Potiguar, venceu a partida pelo placar de 4x0, com dois gols de Cledinaldo e dois gols de Rafael.
Com este resultado o time de Upanema ocupa o segundo lugar na Copa Oeste, sendo superado apenas pelo Itajá que conta com 7 pontos na competição. O time de Upanema tem 5 pontos.
O próximo adversário do Upanema Futebol Clube é o time de Antonio Martins no próximo domingo lá na casa do adversário.

domingo, 9 de agosto de 2009

Fenômeno da natureza

Agora no início de noite deste domingo(9), cai sobre a cidade uma intensa chuva.
Fenômeno que não é muito comum nesta época do ano aqui na região.
Como um grande admirador da natureza, fico a contemplar a chuva que volta a molhar a cidade.

sábado, 8 de agosto de 2009

Jorge na FM

Em entrevista a rádio FM 104,9, o ex-prefeito Jorge Luiz não deixou transparecer se existe descontentamento entre ele e a prefeita Maristela, elogiou a administração de Maristela e segundo ele, algumas dificuldades na administração é efeito da crise que o Brasil está enfrentando, mas isto vai passar e Maristela vai fazer uma boa administração.
Já as palavras da prefeita Maristela, quando ela muitas vezes se refere à administração passada, e não cita o nome de Jorge Luiz, mostra um pouco de descontentamento entre ambos.
Pode ser que seja engano meu, mas de demonstrar demonstra.

Visita de Garibaldi e Henrique a Upanema

A visita que o senador Garibaldi Filho e o deputado Federal Henrique Alves fizeram a Upanema, mas precisamente na fazenda Poré na residência da prefeita municipal Maristela Freire nesta sexta-feira passada, pelo que ouvi falar, não estava presente ao local, foi recheada de algumas promessas, como por exemplo, construção da BR 110, reforma da Unidade Mista de Saúde, entre outras. Não custa nada aguardar, apesar de serem tão repetitivas.
O que me causou mais surpresa nesta visita foi a ausência do ex-prefeito Jorge Luiz ou mesmo de algum representante do mesmo. Será que os entendimentos políticos entre Jorge e Maristela estão mesmos arranhados como muita gente de Upanema já fala?
Penso que outra ação desagradável para os peemedebistas de Upanema foi o comentário do deputado federal Henrique Alves, quando ele disse que o PMDB deve apoiar para presidente da república em 2010 o candidato de Lula. Sabemos que a grande maioria dos peemedebistas de Upanema é contra Lula. Esta foi de lascar.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Sarney atribui 106 atos secretos a Garibaldi

Diário de Natal.
Em pronunciamento realizado ontem na tribuna do Senado Federal, no qual reafirmou que não vai renunciar à presidência da Casa, o senador José Sarney (PMDB) apresentou números de atos secretos nos últimos 14 anos e responsabilizou a gestão do parlamentar Garibaldi Alves Filho (PMDB), compreendida entre os anos de 2007 e 2009, pela edição de 106 desses atos. O número faz do mandato do potiguar o segundo entre os dos ex-presidentes da alta câmara do Congresso Nacional com mais boletins não publicados, ficando atrás apenas da administração de Renan Calheiros (PMDB).
De acordo com a assessoria de comunicação de Garibaldi, dos 106 atos secretos citados por Sarney, apenas 42 foram assinados pelo senador, enquanto que os outros 64 partiram de membros da Mesa Diretora e dos próprios diretores, com autonomia suficiente para usarem a caneta. Sobre os boletins não publicados editados pelo potiguar, a assessoria informou que eles já foram explicados anteriormente e tratam de assuntos corriqueiros, sem grande importância.
Durante o pronunciamento, Sarney disse que a pressão de partidos e senadores não iriam fazê-lo deixar a cadeira. No discurso, o presidente da Casa, disse que "nenhum parlamentar é maior que o outro" e, por isso, não podem pedir a sua renúncia. O peemedebista também comentou sobre as representações e denúncias apresentadas ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado contra ele. Segundo o senador, há decisões judiciais que proíbem a abertura de processos no corpo deliberativo com base em denúncias publicadas pela imprensa. O presidente disse ainda que, assim como explicou a assessoria de Garibaldi, ele não foi responsável por todos os atos secretos descobertos pela administração do Senado, ao contrário do que foi noticiado nacionalmente.
Na tentativa de amenizar a pressão, Sarney apostou no comparativo dos números de boletins não publicados nos últimos 14 anos. Na primeira vez que respondeu pela presidência da Casa, em 1995, ele disse que apenas um ato secreto foi assinado. Já na segunda administração, o número subiu para 33. Nas duas gestões de Calheiros, foram 229. Já durante a presidência de Garibaldi, 106. Desde que o peemedebista voltou a ocupar a cadeira pela terceira vez, em fevereiro de 2009, nove boletins foram emitidos por Sarney sozinho e em conjunto com a mesa.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Tem início hoje a Feira do Livro em Mossoró

A partir de hoje, renomes da literatura nacional, estadual e importantes literatos de Mossoró preencherão os diversos espaços da Estação das Artes Eliseu Ventania na 5ª edição da Feira do Livro de Mossoró 2009.
A abertura da Feira, que acontece hoje, às 19h, no Circo da Luz, terá a apresentação do Coral Infantil Clave de Sol entoando o "Cântico do Hino Nacional". O coral é composto por 35 crianças da Escola Municipal Dolores do Carmo Rebouças. Já às 20h, o cronista e jornalista potiguar Vicente Serejo comandará a palestra "A Crônica e o Banquete Literário".
Já a partir de amanhã, as atividades da Feira ganham maior intensidade com o funcionamento dos 36 estandes que permanecerão abertos das 9h às 20h. O espaço conta com uma área climatizada de mais de mil metros quadros, reunindo Editoras, Livrarias e outras instituições que dinamizarão o evento com o lançamento de diversos títulos. Até domingo, 9, um leque de debates palestras, festival de cordel, sarau, oficinas de ilustração e narrativa, contadores de histórias, apresentações artísticas, oficinas de música e teatro dominarão a Estação das Artes.
Parte dessas atrações poderá ser conferida no Circo da Luz: durante todo o dia passarão pelo palco grupos teatrais e musicais de todo o Estado. À noite, o espaço é reservado para autores nacionais e regionais. Como por exemplo, o Bate-papo com o professor, poeta e cronista Fabrício Carpinejar, marcado para amanhã, às 20h. O escritor gaúcho é autor de 13 livros e vem sendo aclamado por nomes como Carlos Heitor Cony, Millôr Fernandes, Ignácio de Loyola Brandão; suas crônicas estão reunidas em um blog que já ultrapassou a marca de meio milhão de visitantes.
Uma das novidades deste ano é o lançamento do espaço Oi Café Literário, destinado a bate-papos com escritores, além de apresentações culturais e lançamentos de livros de autores nacionais e potiguares regados a um bom café. A primeira atração do Oi café Literário será a homenagem aos 60 anos da Coleção Mossoroense, amanhã, às 19h.
O grande nome desta edição, o escritor Ariano Suassuna, está sendo esperado para quinta-feira, 6. A expectativa é que é 35 mil pessoas passem pelos seis dias de evento.
Convênio Cheque-Livro será entregue hoje Para facilitar a aquisição de livros por parte de professores e diretores das escolas da rede pública de ensino, o Governo do Estado participa desde a primeira edição da Feira, em 2005, com o convênio Cheque-Livro.
O projeto consiste de um apoio financeiro às escolas para que elas possam renovar o seu acervo bibliográfico na Feira. Os valores do Cheque vão de 600 a 2.500 reais, variando de acordo com a quantidade de aluno por cada escola.
A entrega dos Cheques às escolas estaduais acontece às 17h, no Auditório da Estação das Artes. Serão beneficiadas 104 escolas da 11ª (Assu), 12ª (Mossoró) e 13ª (Apodi) Diretoria Regional de Ensino (DIRED).
A técnica pedagógica da 12ª Dired, Norma Lília, explica que o Cheque-livro é um incentivo financeiro que as escolas públicas recebem para manter o acervo de suas bibliotecas sempre atualizado. "Neste ano estão sendo investidos cerca de 300 mil reais para ser dividido entre as escolas", diz Lilia.
Fonte: Jornal de Fato

Tabela da Copa Oeste

Observando a tabela da Copa Oeste após a segunda rodada, nota-se que, apesar do time de Upanema não ter se saido bem nos dois primeiros confrontos, as outras equipes estão muito parecidas com a de Upanema nos resultados.
Sendo assim, a equipe de Upanema ainda tem chance de se classificar para a segunda fase. Vamos torcer juntos.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Posse do Conselho Tutelar e Inauguração do SAC

Logo mais, a partir das 8:00h, estará acontecendo no auditório da Câmara Municipal de Vereadores o ato de posse dos novos membros do Conselho Tutelar.
A eleição dos novos conselheiros foi realizada no dia 26 de julho, sendo eleitos os conselheiros Enildo, Edson, Kátia, Nita e George. Boa sorte, e que estes novos conselheiros façam um bom trabalho para a sociedade.
Ainda nesta segunda-feira a partir das 9:00h, a Prefeita Maristela Freire estará inaugurando a sede do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), que vai funcionar no local onde funcionou a Secretaria Municipal de Educação.
Este SAC abrigará a Guarda Municipal, o Conselho Tutelar, a Junta Militar e o setor de emissão de documentos.

Upanema Futebol Clube empata mais uma vez

O time do Upanema Futebol Clube jogou no último domingo e empatou pelo placar de 0x0 com a seleção de Baraúna valendo pela Copa Oeste.
O time de Upanema mesmo diante de sua torcida não mostrou empolgação no jogo, desenvolveu desde o início da partida até o final, um jogo truncado sem alegria, sem vibração.
Dois jogos que o time de Upanema realizou em casa pela competição não passou do empate sem gol. Agora vai enfrentar adversários fora de casa, que deve ser muito mais difícil.
Os torcedores se mostraram insatisfeito com a atuação dos jogadores do time de Upanema. É verdade que a Seleção de Baraúna jogou toda a partida recuada, com apenas dois jogadores na frente, mesmo assim, não é explicação convincente para a péssima atuação dos jogadores de Upanema, se continuar jogando desta forma, acredito que não vai alcançar nenhum resultado positivo, deverá ser logo desclassificada do campeonato.
Vamos esperar pelos próximos jogos, não acredito em nada extraordinário não, mas em jogo tudo pode acontecer.

domingo, 2 de agosto de 2009

Hoje tem jogo no Freirão

Hoje a partir das 15:30h o time do Upanema Futebol Clube enfrentará a seleção de Baraúna no Estádio Freirão em Upanema. Este jogo faz parte da segunda rodada da Copa Oeste. Na primeira rodada o Time de Upanema enfrentou o time do Apodi aqui mesmo em Upanema no Estádio Freirão, esta partida não saiu de um empate sem gol.
A FM 104,9 estará transmitindo este jogo ao vivo.
Os ingressos já estão sendo vendidos ao preço de R$ 3,00. Este preço é válido para quem comprar antecipado, no momento do jogo, o ingresso passará para R$ 5,00.

sábado, 1 de agosto de 2009

Realização de oficinas pedagógicas



Em cumprimento a metas estabelecidas pelo Plano de Desenvolvimento da Educação PDE, foi realizado hoje no anexo da Escola Municipal Maria Gorete, oficinas com o objetivo de trocar experiências e enriquecer o desenvolvimento prático na sala de aula.
As oficinas começaram por volta das 8:00h e se estenderam até por volta das 13:00h.
Foram cinco oficinas realizadas hoje. Uma na área de Ciências que teve como coordenadora a professora Cherlles, que desenvolveu várias práticas pedagógicas estimulando os professores participantes na melhoria da qualidade das atividades em sala de aula. Outra oficina na área de Matemática sendo coordenada pelo professor Josiel Gondim. Uma oficina na área de Português, tendo como coordenadora a professora Socorro Gonçalves. Uma oficina na área de secretaria que teve como coordenadora a secretária geral da Escola Estadual José Calazans Freire Maria Dalva e outra oficina na área de serviços gerais que teve como coordenadora a supervisora municipal e diretora da Escola Estadual José Calazans Freire Leonilde Sobral.
As oficinas foram destinadas a todos os funcionários que trabalham como auxiliar de serviços gerais, todos os funcionários que trabalham na secretaria e todos os professores de Português, Matemática e Ciências que lecionam do 4º ao 9º anos da Escola Municipal Professora Maria Gorete de Carvalho Macedo.
A oficina na área de secretaria contou também com a participação de todas as secretárias que trabalham na Escola Estadual José Calazans Freire.
Acredito que atividades como estas de hoje, enriquece bem mais do que muitos debates que costumamos participar. Muito boa às idéias desenvolvidas nas oficinas. Parabéns!