quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Prefeitura paga professores

Como o blog tinha divulgado a dúvida sobre o pagamento dos professores municipais hoje, 31 de dezembro, venho confirmar realmente os vencimentos.
Os professores que ainda não tinham recebido os seus salários do mês de dezembro, o dinheiro já se encontra na conta.
Desta forma, a prefeita Maristela Freire cumpriu com a obrigação e termina o ano de 2009 com os vencimentos e 13º salário de todos os servidores do município em dia.

Feliz 2010 para todos


Neste último dia do ano, quero agradecer a todos os leitores deste espaço desejando que o ano de 2010 seja repleto de muita paz, saúde, felicidade, fortalecimento da fé em Jesus Cristo e muita compreensão entre os homens e mulheres deste planeta.
Ao mesmo tempo pedir desculpa a todos os que não concordaram com alguma coisa publicada neste blog, mesmo assim respeitaram.
Sabemos hoje, a grande importância da democracia, onde cada um pode expressar suas opiniões e críticas, desde que sejam com responsabilidade.
Agradecer a compreensão dos que foram criticados, mas mesmo assim, souberam reconhecer as opiniões divergentes.
Pedir desculpas também a todos os leitores por erros que cometemos durante todo este ano. Erros de Português, de opiniões; mesmo assim, é gratificante saber que existem pessoas que desejam conhecer os nossos pensamentos.
Feliz 2010 para todos!

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Antecipação dos salários de alguns servidores

Muito boa a notícia publicada pela assessoria de comunicação da prefeitura de Upanema, onde diz que a prefeita Maristela Freire antecipou o pagamento de dezembro dos servidores da prefeitura.
Agora lendo a informação, acho que a assessoria de comunicação deveria ter escrito era que a prefeita Maristela Freire antecipou o pagamento de dezembro de alguns servidores da prefeitura, mesmo porque não atingiu todos os servidores.
A mesma informação diz que os agentes de saúde e os professores que recebem pelos 60% do FUNDEB, vão receber os seus vencimentos na próxima quinta-feira.
Sendo assim, ainda não podemos dizer que a prefeitura municipal de Upanema cumpriu com o seu dever de terminar o ano com a folha de pagamento de todos os seus servidores em dia. Mesmo porque, na próxima quinta-feira, se não estou enganado, não tem expediente bancário. Depois não queiram jogar a culpa no Banco.

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Nova data para o vestibular da UERN

Após o problema ocorrido no último dia 20 de dezembro, o vestibular da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte já tem nova data para acontecer. Os exames ocorrerão nos dias 7 e 8 de fevereiro, segundo informou hoje em entrevista coletiva o reitor da Universidade, Milton Marques. Sendo assim, o ano letivo de 2010 não sofrerá prejuízos e as aulas terão início no dia 12 de abril. O vestibular da UERN iria ocorrer no dia 20 de dezembro, mas acabou adiado. De acordo com informações divulgada através de uma nota oficial, o cancelamento ocorreu após ser identificado em algumas salas desencontros na lista dos candidatos/sala com os dados constantes no cartão de inscrição.

Comunicado da Secretaria de Educação

Enviado por Fátima Pereira
A Secretaria de Educação, Cultura e Desporto do Município de Upanema/RN informa aos pais de alunos que as matrículas terão início no dia 04/01/2010, na Escola Municipal Professora Maria Gorete de Carvalho Macedo, para os aluno que irão estudar na Zona Urbana. Na Zona Rural, de 11 a 15/01/2010, nas escolas.
Fernanda Suerda Rocha Santos Freire
Secretária de Educação

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Convocação de professores

A governadora Wilma de Faria convoca mais 837 professores para 134 municípios do Estado. A nomeação que será publicada no Diário Oficial de amanhã (29) abrange a todas as 14 disciplinas do Ensino Médio. Os professores convocados foram aprovados em concurso, e chamados por ordem de classificação, realizado em novembro de 2005 e prorrogado por mais dois anos.
Em Upanema foram convocadas as professoras:
Elizabeth Maria Lopes Alves para Geografia;
Luzia Maria de Castro para Matemática.
Parabéns as convocadas.

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Mensagem de Natal



Que neste NATAL, as esperanças, o amor, a FÉ no Senhor Jesus, transbordem nos corações de todas as pessoas e que, o espírito de solidariedade, humanidade e respeito pelos outros, venha a ser fortalecido para uma vida mais fraterna, com humildade e mais consideração uns com os outros, seguindo assim a vontade de DEUS.
Feliz Natal Para Todos!

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Volta a iluminação da Manoel Gonçalves

A Avenida Manoel Gonçalves, uma das principais da cidade, passou vários dias numa grande escuridão. Muitos postes não estavam acendendo, mas, felizmente, no início de noite desta quarta-feira, a iluminação da avenida foi restabelecida.
Com certeza, os moradores agradecem.

Novo salário mínimo

Foi definido o novo valor do salário mínimo, a partir de 01 de janeiro de 2010 o salário mínimo brasileiro passa a ser R$ 510,00.

De volta

Por motivos superiores, estive vários dias fora da internet, mas, estou voltando.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Festa dos concluintes da Escola Vicente de Paula Rocha

A Escola Municipal Vicente de Paula Rocha situada na comunidade de Pereiros, está realizando desde o dia de ontem a festa de colação de grau da turma do 9º ano da escola.
A escola, tendo a frente a diretora Simone Bezerra, resgata a festa de colação de grau de alunos que estão concluindo o ensino fundamental; festa esta tão esquecida atualmente nos estabelecimentos de ensino.
Parabéns a todos os estudantes que estão concluindo o 9º ano, como também a equipe gestora, professores e funcionários da escola, pela contribuição que deram para o futuro destas pessoas.
Veja a programação para hoje:
18/12/2009 - 20:30h - Solenidade de colação de grau na quadra de eventos local
18/12/2009 - 22:00h - Baile social com a banda Forró Gostoso.

Posse dos novos diretores das escolas estaduais

A posse dos novos diretores e vice-diretores das escolas estaduais, eleitos pela comunidade escolar, está prevista para o próximo dia 22 de dezembro em solenidade a ser realizada às 14h30, no Hotel Praia Mar, Ponta Negra.
Os novos diretores e vice-diretores que tomam posse neste dia 22 de dezembro, vão dirigir os destinos das escolas nos próximos dois anos.

Aos companheiros de trabalho do Calazans Freire


A Escola Estadual José Calazans Freire está promovendo hoje um almoço de confraternização para todos os seus professores e funcionários.
Desde já quero agradecer a equipe gestora da escola, aos professores, funcionários, alunos e a comunidade escolar em geral, por tudo que foi desenvolvido de positivo no estabelecimento de ensino.
A equipe gestora do biênio 2008/2009: Léa, Júnior, Geane e Fátima Martins, que desempenharam tão bem suas funções, mostrando liderança, companheirismo e um trabalho firme e consistente, - apesar das dificuldades, para uma educação consciente, voltada para o engrandecimento educativo de toda comunidade escolar, meu reconhecimento por tudo que vocês fizeram. Parabéns!
Quero também agradecer as supervisoras: Fátima Carvalho (Tatá) e Luciene, que não mediram esforços e sempre que alguém precisava, elas estavam presentes com o objetivo de contribuir na melhoria do ensino aprendizagem.
Enfim, quero agradecer a todos os colegas professores, funcionários, alunos, que contribuíram de forma decisiva para que pudéssemos chegar ao final do ano letivo de 2009 mostrando avanço no desenvolvimento educacional da Escola Calazans Freire.
Sabemos que houve pontos negativos, mas, os positivos superam.
Feliz Natal! Feliz 2010 para todos!

Estado paga 13º salário

O Governo do Estado paga hoje o restante do 13º salário a todos os seus servidores.
Os servidores já tinham recebido 40% do 13º salário no mês de junho, hoje estão recebendo os 60%.

PT deverá lançar candidato ao Senado

A deputada federal Fátima Bezerra (PT), afirmou que o PT deverá lançar um candidato ao Senado Federal nas eleições de 2010.
Segundo ela, o PT tem bons nomes e estão estudando qual será o candidato a senador pelo partido.
Fátima Bezerra disse que o PT pretendia votar em Wilma de Faria e Garibaldi Filho para o senado; mas, com a decisão de Garibaldi de se aliar ao DEM, apoiando Rosalba Ciarlini para Governo do Estado, não será mais possível o voto do PT para Garibaldi, ficando confirmado o apoio a Wilma de Faria.
Com esta decisão, aqui em Upanema, o PT mesmo fazendo parte da base governista municipal, deverá ocupar palanques diferentes nas eleições de 2010.
Para Governo do Estado o PT local deve apoiar a candidatura de Iberê (PSB), seguindo a orientação do partido a nível Estadual. Enquanto a prefeita Maristela, deve ficar ao lado de Garibaldi apoiando Rosalba Ciarlini (DEM).
Para o Senado, o PT deve apoiar a governadora Wilma de Faria e um candidato próprio que venha a ser lançado. Enquanto a prefeita Maristela deve apoiar as candidaturas de Garibaldi Filho (PMDB) e José Agripino (DEM).

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Feira de Ciências

Mesmo no final do ano letivo, hoje, a Escola Estadual Professor Alfredo Simonetti, está realizando a sua feira de ciências.
Estive visitando, e observei o desempenho positivo por parte dos estudantes nas apresentações dos seus trabalhos de pesquisas.
Vale os esforços de todos que contribuíram para a realização do evento. Parabéns.

SINDSERPUP acusa vereadora de receber proventos

Alguns jornais de Mossoró trazem hoje matéria acusando a presidente da Câmara Municipal de Upanema, vereadora Adelcina Barbosa, de receber proventos da prefeitura mesmo tendo pedido licença da função na Secretaria de Educação onde a mesma é funcionária.
A acusação é feita pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Upanema (SINDSERPUP) que já fez a queixa ao Ministério Público. O promotor Dr. Daniel Guerra, encaminhou os procedimentos que seguem com seus passos burocráticos.
A entidade sindical exige a devolução dos recursos recebidos pela vereadora, pois sendo recursos do FUNDEB, deve ser rateado com os servidores da educação que estão trabalhando.

Prefeita mostra habilidade política em busca de recurso para o município

Depois que chegou de Brasília, a prefeita Maristela Freire detalhou, através da secretaria de Turismo e Comunicação, os encontros que teve com parlamentares e a visita a alguns ministérios na capital federal. Mostrando que se utiliza muito bem do apoio dos partidos que lhe dão sustentação política, Maristela não se intimida em cobrar e reivindicar melhorias para o município, seja político da oposição ou situação ao presidente Lula. A prefeita andou em praticamente todos os gabinetes de parlamentares que a apoiaram em 2008. “É nosso papel cobrar deles (parlamentares), pois são eles que têm força junto aos ministérios. A sigla partidária não importa. O que importa é o beneficio”, afirmou.
O primeiro encontro foi realizado com o senador Garibaldi Alves Filho. A prefeita foi buscar informações a respeito da liberação de recursos para algumas emendas do senador. A primeira dela diz respeito aos recursos destinados a ampliação da Unidade Mista de Saúde de Upanema. Garibaldi entrou em contato com o Ministério da Saúde e teve a informação de que no começo do próximo ano serão liberados os recursos para a obra. Outras duas emendas do senador, direcionadas a FUNASA, que tratam do saneamento básico e da construção de área para tratamento de resíduos sólidos (tratamento do lixo), tem perspectiva de liberação dos recursos para esse ano ainda.
O deputado Henrique Alves foi também um dos parlamentares visitados pela prefeita. Henrique foi cobrado pela prefeita, para liberação dos recursos para construção de uma adutora que irá beneficiar centenas de famílias que vivem na zona rural. Henrique prometeu uma resposta sobre a emenda para próxima semana.
Maristela aproveitou a visita a capital federal para agradecer a deputada Fátima Bezerra, o seu empenho no sentido de conseguir um novo ônibus escolar para Upanema. Maristela também aproveitou para solicitar da deputada, a ajuda para que o município seja contemplado com um caminhão pipa, para fazer o abastecimento da zona rural, principalmente no período da seca. “Temos um município com uma área rural muito grande. Um novo veículo nos ajudaria bastante para tentar solucionar o problema da falta de água em algumas comunidades”, explicou a prefeita. Fátima Bezerra se comprometeu em lutar pela aquisição do veículo.
Outra parlamentar visitada pela prefeita Maristela, foi a senadora Rosalba Ciarline. A prefeita explicou que um dos objetivos da visita foi saber da senadora, como anda o processo de liberação de recursos para compra de equipamentos para as futuras instalações da Unidade Mista de Saúde de Upanema. Segundo Rosalba, no momento, a tramitação da emenda está paralisada, com previsão de andamento do processo somente no próximo ano. Rosalba aproveitou a presença da prefeita e assumiu o compromisso de doar 300 cestas básicas para comunidades carentes do município. Segundo Rosalba, as cestas foram conseguidas junto a uma ONG e serão distribuídas em vários municípios do Rio Grande do Norte. Maristela informou que entrará em contato com os Agentes de Saúde do município para fazer um levantamento das famílias mais necessitadas para que seja feita a distribuição. A entrega das cestas será feita no próximo sábado, em Natal.
Uma das grandes dificuldades do município de Upanema no próximo ano será realizar a sua maior e mais tradicional festa, o carnaval. A crise financeira que atingiu o município forçou a prefeita a buscar ajuda junto ao Ministério do Turismo para realização do evento. Com a ajuda do deputado Henrique Alves, Maristela pretende adquirir recursos para que o município consiga realizar o evento que gera uma grande movimentação turística e financeira para o município. Consciente da importância do evento para o município, o deputado Henrique Alves se comprometeu em alocar recursos junto ao ministério para realização do nosso tradicional carnaval. “Ele nos prometeu que irá fazer de tudo para que a emenda seja alocada ainda esse ano. O que nos deixa otimista é que ele demonstrou muito interesse no projeto. Estamos confiantes”, afirmou. Maristela afirmou que mesmo que a emenda não contemple todas as despesas do carnaval, o importante é realizar o evento. “Sabemos que o carnaval cresceu muito nos últimos anos, mas temos que trabalhar com a realidade dos fatos. Não podemos comprometer as finanças da prefeitura em detrimento de uma festa”, completou. Maristela cita a realização da Semana Cultural como um dos exemplos de sucesso para que o carnaval de Upanema também consiga êxito. “Mesmo que a emenda não dê pra realizar um carnaval com uma grande estrutura – como a desse ano – iremos fazer um carnaval que agradará a todos, pois já demonstramos nossa capacidade de organizar grandes festas”, afirmou a prefeita.
FONTE: SECRETARIA DE TURISMO E COMUNICAÇÃO –
ASSESSORIA DE IMPRENSA

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Sistema de celular não funciona

Até agora o sistema de telefonia móvel implantado aqui na cidade pela empresa TIM, não agrada a nossa população.
É um serviço muito ruim, passa mais tempo sem prestar do que prestando. Penso que se as autoridades políticas de Upanema não cobrarem uma melhoria neste serviço, vamos ficar por muito tempo com este sistema precário que estão nos oferecendo.
Como diz o jornalista Boris Casoy: Isto é uma vergonha!

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Mais dificuldade para alternativos e passageiros

A partir desta quarta-feira (16), será feita a retirada gradual dos taxistas e transportes alternativos que fazem linhas entre as diversas cidades do Rio Grande do Norte com destino ao centro de Mossoró. O objetivo é desafogar o centro da cidade.
Os novos pontos de partida e chegada desses transportes foram definidos de acordo com a posição geográfica de cada cidade.
Os transportes alternativos de Upanema vão ficar nas imediações do restaurante Laçador. Portanto, quem for a Mossoró nos transportes alternativos, vai ficar no Alto de São Manoel e pegar outros transporte para chegar ao centro.
Tanto transporte que ficou mais difícil.

Uma simples ornamentação nos faz pensar numa boa organização.

As ornamentações natalinas que geralmente os administradores públicos espalham pelas ruas das cidades com enfeites, luzes coloridas, transmitem aos moradores das cidades e aos visitantes a idéia de uma administração organizada.
Com uma pequena criatividade, fazem-se estas ornamentações atualmente com materiais recicláveis como garrafas, papeis, entre outros. Isto é, sem depender de muitos gastos para os cofres públicos.
Mas, andando pelas ruas da nossa cidade, podemos perceber que esta ornamentação não foi feita. Podemos ver uma simples ornamentação com luzes pisca-pisca somente na Praça Padre Adelino.
Penso que a administração pública municipal perdeu a oportunidade de demonstrar para a opinião pública que a gestão está organizada e com idéia de crescimento. É nas simples idéias que muitas vezes demonstramos as nossas diferenças.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Termina Festa de Nossa Senhora da Conceição


Desde o dia 29 de novembro até ontem 8 de dezembro a comunidade católica de Upanema, em ritmo de paz, oração e pensamento positivo para o céu, celebrou a festa de nossa padroeira Nossa Senhora da Conceição.
Todos os momentos, em todos estes dias, podíamos observar a grande participação de fiéis, mostrando a imensa Fé que esta comunidade tem sobre sua Igreja.
As novenas que ocorreram sempre as 19:30h desde o dia 29 de novembro até 07 de dezembro, com temas que sempre levavam a refletir sobre a paz, a justiça, a família; contava com Igreja lotada e participação efetiva dos presentes nos momentos especiais de confraternização entre irmãos e de devoção a nossa Senhora da Conceição.
As 10h desta terça-feira (8) aconteceu a missa solene de Nossa Senhora da Conceição celebrada pelo Pe. Dagnaldo Alexandre de Oliveira e concelebrada pelo Pe. Tarcísio Pereira de Paiva administrador paroquial desta cidade.
Logo após a missa solene aconteceu no Ginásio Poliesportivo Wilneran Cabral, sobre a responsabilidade da Pastoral da Família e Encontro de Casais com Cristo – ECC, o almoço comunitário intitulado “Almoça de Nossa Senhora”. Atividade esta, que superou as expectativas dos organizadores, contando com a participação de aproximadamente 500 pessoas.
As 17h de terça-feira (8) houve a procissão com a imagem de Nossa Senhora da Conceição percorrendo algumas ruas de nossa cidade, acompanhada por um grande número de fiéis que demonstram sua fé na intercessão de Nossa Senhora. Chegando a Igreja teve o encerramento da Festa de Nossa Senhora da Conceição 2009. No momento, Pe. Tarcísio agradeceu a todos que contribuíram para o sucesso desta festa.
Lembrando também que todas as noites após as novenas tinham festa social na Praça de Eventos, com apresentação de artistas locais e regionais, barracas e leilão.


segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Festa de Nossa Senhora da Conceição


A Festa de Nossa Senhora da Conceição Padroeira de Upanema, desde a primeira noite, dia 29 de novembro, conta com uma grande participação dos fies. A parte religiosa que sempre se inicia as 19:30h, na nossa avaliação está sendo bem positiva, onde todas as noites a Igreja fica lotada pela comunidade católica upanemense.
Na noite de ontem, noite dedicada as famílias, teve como responsáveis a Pastoral da Família e Encontro de Casais com Cristo – ECC e celebrada pelo Bispo Diocesana Dom Mariano Manzana.
Ao final da Celebração Eucarística, os grupos de casais se reuniram com o Bispo Dom Mariano e pediram que o mesmo destinasse um padre para ficar permanente na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Upanema, pois atualmente ela está sendo administrada pelo padre Tarcísio que é da paróquia de Campo Grande.
O Bispo informou que a responsabilidade de indicar padres para as paróquias é dos Padres Provinciais. O Bispo fica com a responsabilidade de nomear. Foi uma reunião bem proveitosa e com expectativa para uma solução da vinda do padre residir aqui em Upanema.
Amanhã dia 8 de dezembro a missa solene que acontecerá as 10h na Igreja de Nossa Senhora da Conceição será presidida pelo provincial Pe. Dagnaldo Alexandre de Oliveira – Recife/PE. Portanto este será um dos que pode indicar padres para as paróquias. Aproveitando a oportunidade da presença do provincial aqui em Upanema, os grupos religiosos irão fazer o mesmo pedido para a vinda de um padre. Segundo o Bispo Diocesano, caso o padre Dagnaldo não tenha uma indicação, repasse a tarefa para a Diocese que ele pensará com carinho na vinda de um padre para esta paróquia.
A festa continua hoje com a seguinte programação:
Dia 07/12 (Segunda-feira)
Noite da Juventude
19:30 h – Novena
Celebrante: Pe. Josemar Joaquim de Lima – Camaragibe/PE
Responsável: Missão Dehoniana Juvenil – MDJ
Logo após a novena, programação social na Praça de Eventos.

sábado, 5 de dezembro de 2009

Continuidade da Festa da Padroeira

Tem continuidade as 19:30h deste sábado (5), a novena em comemoração a festa da Padroeira de Upanema Nossa Senhora da Conceição.
Para hoje a programação é a seguinte:
Dia 05/12 (Sábado)
Noite dos Conterrâneos e amigos de Upanema
19:30 h – Novena
Celebrante: Pe. Tarcísio Pereira de Paiva-SCJ - Upanema/RN
Responsáveis: Josafá Inácio, Rivanda Bezerra, Geovanne Bezerra e Maria José Bezerra.
Logo após a novena na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, haverá barracas e leilão na Praça de Eventos.

Restauração da 110

“Agora podemos dizer que o Rio Grande do Norte tem a certeza de ter 100% das suas rodovias federais restauradas e conservadas, garantindo assim mais segurança, economia e desenvolvimento para o Estado”.
A frase foi dita com o entusiasmo pelo deputado federal João Maia durante a solenidade de assinatura da ordem de serviço que autoriza o início das obras de conservação, restauração e manutenção das rodovias 110, 427 e 226, na sede do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/RN), nesta sexta-feira, 4.
O deputado João Maia é o grande responsável pela garantia dos recursos junto ao Ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento.
A solenidade contou com a participação do vice-governador Iberê Ferreira de Souza, do Superintendente Regional do Dnit, Fernando Rocha, e do Chefe de Engenharia do DNIT/RN, Glêdson Maia, do secretário de Mobilidade Urbana de Natal, Kelps Lima, além de prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e lideranças do interior do Estado.
A Gaissler Moreira Engenharia Civil Ltda será a empresa responsável pelas obras da BR 110/RN e parte da BR 226/RN, no trecho compreendido entre Areia Branca até Campo Grande.
A obra terá 131.8 km de extensão. As obras da BR 427, que liga Currais Novos até a divisa com a Paraíba (passando por Acari, Jardim do Seridó, Caicó e Serra Negra do Norte) ficará a cargo da construtora G e F Ltda. A Construtora Luiz Costa Ltda fará a obra de restauração da BR 226/RN, que liga Florânia a Campo Grande, numa extensão de 72,8 km.
Fonte: Blog Fogo Cruzado
Nota do Blog: Tem uma coisa. No próximo ano, nos palanques eleitorais aqui na cidade, vai aparecer muitos que lutaram pelo tapa-buraco e corte dos galhos das árvores na BR 110.
Embora a água da chuva já tenha feito os mesmos buracos e as árvores já tenham crescidos novamente.

Provas do Enem

Mais de 87 mil estudantes inscritos no Enem no Rio Grande do Norte farão as provas neste sábado e domingo.
Hoje (sábado), as provas vão ter início as 12h e término as 16:30h, portanto quatro horas e meia para ser respondido 90 questões.
Amanhã (domingo), as provas vão ter início as 12h e vão se estender até as 17:30h, vai ter uma hora a mais pelo acréscimo da redação além das questões.
Os Estudantes de Upanema farão as provaas em Mossoró. Para o deslocamento dos mesmos a prefeitura já disponibilizou os ônibus.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Brasil na primeira fase da Copa

As bolinhas do sorteio da Copa na Cidade do Cabo começaram a definir nesta sexta-feira o caminho da seleção brasileira na tentativa de conquista de seu sexto título mundial. O time de Dunga encabeçará o grupo G em 2010 e enfrentará na primeira fase da competição as seleções de Coreia do Norte, Costa do Marfim e Portugal.
Fonte: Uol

Promessas que não se cumpri

Cada vez mais desacredito nos políticos que vêm atrás de votos em Upanema. Quando estão nos palanques as promessas são que vamos fazer. Depois a coisa muda tanto. Não vejo tanto interesse destas pessoas pra realizar algum benefício para a nossa população.
Há pouco mais de um ano estavam aqui em praça pública prometendo as coisas sem objetividade, sabendo eles que só era naquele momento que vinha aquela lembrança.
Quem não lembra de Garibaldi, Zé Agripino, Rosalba, Henrique, Sandra, entre outros, prometendo que iam lutar pela construção da BR 110, trecho Mossoró/Upanema/Campo Grande, não estou mais vendo esta luta não.
Quem não lembra destes mesmos parlamentares prometendo ajudar a prefeita Maristela Freire construir um hospital aqui na cidade, não estou vendo esta luta.
Até agora tudo foi para o esquecimento. No próximo ano estão os mesmos parlamentares pedindo novamente o nosso voto e prometendo estas mesmas coisas. Não podemos mais acreditar nestas pessoas. Devemos trocá-las por pessoas com mais compromisso com a nossa cidade. Por estas e outras é que a população está se cansando e só vota em troca de alguma coisa.
O professor Francisco Gondim já está com uma campanha em seu blog, pedindo que as pessoas votem para deputado federal e senador no número 110.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Feriado em Upanema

Hoje é feriado em nossa cidade. Três de dezembro se comemora o Dia da Bandeira de Upanema. Muito criticado por uns, talvez elogiados por outros, porque devem existir os defensores do feriado, se não o Poder Legislativo não tinha criado.
Sempre pensei que feriado é pra se cumprir, e não pra se discutir, acho errado o que alguns órgãos públicos ou privados estão fazendo no dia feriado. Estão funcionando normalmente. Mesmo assim, um bom feriado para todos!

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Upanema contemplada com uma escola de Educação Infantil


O Coordenador Geral de Infraestrutura Educacional – CGEST, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, Tiago Lippold Radünz, enviou um e-mail para o Técnico Civil da Prefeitura Municipal de Upanema, Givanilson Gonçalves, confirmando a aprovação do projeto de uma escola de Educação Infantil, dentro do Programa PROINFÂNCIA. O valor da construção desta escola chega a um total de R$ 1.199.245,40 (um milhão, cento e noventa e nove mil, duzentos e quarenta e cinco reais e quarenta centavos). O projeto foi enviado pela Secretaria Municipal de Educação e foi elaborado pelo Técnico Civil Givanilson Gonçalves, lotado na Secretaria Municipal de Obras.


Segundo o FNDE As escolas construídas ou reformadas no âmbito do programa deverão priorizar a acessibilidade, fazendo as adequações necessárias a fim de permitir seu uso por portadores de necessidades especiais, criando e sinalizando rotas acessíveis, ligando os ambientes de uso pedagógico, administrativo, recreativo, esportivo e de alimentação (salas de aula, fraldários, bibliotecas, salas de leitura, salas de informática, sanitários, recreio coberto, refeitório, secretaria etc.) e ressalta-se, ainda, que o projeto-padrão tipo “B” tem capacidade de atendimento a 120 crianças em período integral ou até 240 crianças, se distribuídos em turnos matutino e vespertino.


O PROINFÂNCIA é um programa do Governo Federal que busca prestar apoio aos municípios na reestruturação das redes de educação infantil, por meio da ação de construção de novas unidades escolares, onde a prefeitura entra com a contrapartida de 1% do valor, além da doação do terreno.


Segundo Givanilson, a escola terá - 8 Salas da Aula; - 1 Berçário; - Sala de repouso para crianças do pré; - Refeitório coberto; - 1 mine teatro; - 1 parque infantil; - Sala de professores; - Banheiros adaptados; - Jardim etc.

Resta-nos esperar pelo documento oficial, vindo do FNDE, para que a prefeita Maristela possa assinar o convênio e possa dar início às obras.

Fonte: Control C Control V do blog Upanema & Educação
Nota do Blog: Se a estrutura física tiver o modelo da foto acima, podemos dizer que é uma bela escola.

Resultado da eleição do Alfredo Simonetti


Dário Alessandro como diretor e Ana Cléa como vice-diretora, serão os principais responsáveis pelo destino da Escola Estadual professor Alfredo Simonetti nos próximos dois anos.
A eleição aconteceu por todo o dia de ontem (01), e teve o resultado acima.

Resultado da eleição no Calazans Freire


Confira o resultado da eleição no Calazans Freire.
Fonte: Upanema News

Novos gestores do Calazans


O professor Antonio Nicácio foi eleito nesta terça-feira para comandar a Escola Estadual José Calazans Freire pelos próximos dois anos juntamente com a vice Léa.
Fonte: Blog Upanema News

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Wilma confirma Iberê como candidato

A governadora Wilma de Faria (PSB) confirmou ontem, publicamente, que o seu candidato ao governo do estado é mesmo o vice-governador Iberê Ferreira de Souza (PSB), acabando com uma espera que durava quase dois meses. Antes de participar do evento para entrega de diplomas a concluintes de cursos oferecidos pelo projeto Vira Vida, do Sesi, a governadora afirmou à imprensa, de forma categórica, que o trabalho agora é para acomodar a base em torno do projeto da candidatura de Iberê. Wilma disse que o anúncio ainda será feito formalmente.
Fonte: Diário de Natal

Eleições para diretores das escolas estaduais

Vai ocorrer por todo o dia de hoje nas escolas estaduais do Rio Grande do Norte, as eleições para a escolha dos novos diretores dos estabelecimentos para o biênio 2010/2011.
Aqui em Upanema a Escola Estadual José Calazans Freire contará com chapa única formada por Antonio Nicácio como diretor e Leonilde Sobral como vice-diretora. A Escola Estadual Professor Alfredo Simonetti, contará também com chapa única formada por Dário Alessandro como diretor e Ana Cléa como vice-diretora.
A eleição vai ocorrer de forma eletrônica, onde um computador com um programa específico instalado receberá os votos.
Todos os professores, funcionários, alunos acima de 12 anos e responsáveis pelos alunos poderão votar.