sábado, 27 de fevereiro de 2010

Iberê ou Rosalba

Os deputados federais Henrique Alves (PMDB) e João Maia (PR), já decidiram em apoiar para governo do Estado o vice-governador Iberê Ferreira.
Será que os políticos upanemenses apoiadores destes deputados vão respeitar as orientações deles (deputados)?
O deputado Henrique Alves, assegurou que dos 37 prefeitos do PMDB, levará pelo menos 25 para apoiar a candidatura de Iberê Ferreira para o governo do Estado.
Aqui nos temos a prefeita Maristela Freire apoiando Henrique Alves e temos a presidente da Câmara Municipal Adelcina Barbosa apoiando o deputado João Maia.

Professores decidem parar

Em Assembleia ontem as 19:30h na sede do SINDSERPUP, a categoria dos professores decidiu por unanimidade entrar em greve por tempo indeterminado.
Resolveram só iniciar o ano letivo quando a prefeita Maristela Freire receber os representantes do sindicato e avançar positivamente nas reivindicações da categoria.
Foi combinado que os professores irão às escolas na segunda-feira, terça-feira e quarta-feira; com o objetivo de explicar para os alunos e pais ou responsáveis, esta decisão tomada pelos professores. Este tempo é também necessário para que o SINDSERPUP envie o comunicado ao poder executivo.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

SINDSERPUP continua na luta

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Upanema (SINDSERPUP), vem defendendo a categoria frente á prefeitura municipal; luta esta que, hoje pode desencadear uma greve por tempo indeterminado e o ano letivo nas escolas municipais não começar nesta segunda-feira. O SINDSERPUP exige uma audiência com a prefeita para discutir sobre o PCCS e o Piso Salarial do Magistério.
A prefeita Maristela Freire insiste em não receber o sindicato, deixando a categoria revoltada com esta decisão.
Já as escolas da rede estadual de ensino estão previstas iniciarem suas atividades letivas na próxima segunda-feira, dia 1 de março.
Até o momento não vi o SINTE-RN, sindicato que representa os professores do Estado, se manifestando em defesa da categoria. Penso que deveria haver uma campanha mais forte em defesa da categoria também agora no início do ano letivo. Vamos aguardar.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

O valor do professor

Ainda penso como muitos que o professor deve ser considerado o principal agente da educação.
Sem o professor nenhuma escola funciona com o seu principal objetivo que é transmitir conhecimentos e formar cidadãos.
Depois que as pessoas começaram a considerar o aluno acima das atitudes do professor, a coisa começou a desandar mais rapidamente. A indisciplina nas escolas começou a espalhar em níveis lastimáveis.
Depois que o professor começou a perder o seu poder de autoridade nas escolas, ninguém quer mais ser professor. A perda do valor moral é bem mais grave do que a perda do valor remunerativo.
Sem dúvida, o aluno é de grande importância na escola, mas deve seguir as orientações do professor, e pra seguir as orientações de alguém, deve-se confiar, respeitar e valorizar.
No momento em que o professor perdeu seu valor diante da sociedade, a escola deixou de ter seu sentido original.
Mesmo assim, temos que pensar que na educação pode não existir escola, mas o professor não pode faltar.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Preparação para o início do ano letivo

A direção da Escola Estadual José Calazans Freire está convidando todos os professores da referida escola, para uma reunião que acontecerá nesta quinta-feira pela manhã, com o objetivo de repassar as orientações para o início do ano letivo que está programado para segunda-feira.
Já a direção da Escola Municipal Maria Gorete está convidando todos os professores do 6º ao 9º ano para a realização do planejamento bimestral que acontecerá nesta quinta-feira às 14h na sede da escola

Wilma não foi a pior

Os tempos vão mudando e com estas mudanças, as pessoas vão ficando cada vez mais exigentes e cobrando mais dos responsáveis, melhores condições de vida.
Não adianta querer que atualmente as pessoas usem o jumento como meio de transporte. Não adianta querer que atualmente as pessoas usem a máquina de escrever para digitar.
O progresso avança muito rapidamente, e com ele, a idéia de consumismo aumenta entre a sociedade.
É por causa desta mentalidade moderna, que a cada dia as pessoas exigem e cobram mais dos governantes melhores qualidades de vida.
Se formos observar direitinho, sem partidarismo ou benefícios próprios, podemos ver que a governadora Wilma de Faria, entre os piores, foi quem mais investiu em nossa cidade. Por exemplo: em educação, a conclusão da Escola Estadual José Calazans Freire, onde antes funcionava num prédio alugado. Reforma na Escola Estadual Professor Alfredo Simonetti. Uma escola de informática com uma boa estrutura.
No setor de segurança, em nenhum tempo atrás, a delegacia de polícia contava com mais de um veículo. Sei que são velhos e que precisa de sempre a prefeitura municipal está dando o conserto, onde deveria era mandar viaturas novas. Mas antes, a prefeitura dava também o conserto de carros velhos particulares que serviam no serviço de segurança do nosso município.
Não quero dizer que a governadora investiu muito em Upanema, deveria ter investido mais. Agora, entre os piores, não foi a pior. Ou foi?
Não podemos é ficar gloriando os governadores anteriores, em detrimento a administração atual.
Aqui é simplesmente a minha opinião e respeito à opinião de cada um.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Professores resolvem não começar o ano letivo

Em reunião realizada ontem na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Upanema (SINDSERPUP), a categoria dos professores municipais resolveram por unanimidade adiar o ano letivo que estava marcado para iniciar neste dia 22 de fevereiro.
O motivo deste adiamento foi o cancelamento de uma audiência por parte da prefeita Maristela Freire que estava marcada para esta segunda-feira (22) com o SINDSERPUP.
A categoria não acreditando mais, nas agendas de audiência que a prefeita marca com o SINDSERPUP, resolveu mandar um ofício a prefeita pedindo uma audiência até sexta-feira; caso o pedido não seja atendido, um indicativo de greve por tempo indeterminado está marcado para a próxima sexta-feira, quando os professores voltam a se reunir.
A categoria está exigindo da prefeita o cumprimento do PCCS dos funcionários e o piso salarial dos professores, entre outras reivindicações.
Os dirigentes do SINDSERPUP alegam que no ano passado várias audiências foram canceladas por parte da prefeita, e este ano a categoria não aceita mais este descaso da chefa do executivo com o sindicato.

Mais uma usada

Pois não é que a viatura que foi enviada recentemente para Upanema é outro veículo usado. Com esta, já são duas viaturas velhas que mandam para servir na segurança de nossa cidade. Além de duas motos velhas que no ano passado chegaram aqui também.
O veículo tem a placa de Pernambuco e segundo informações as portas já estão com defeitos e o motor só tem muito é ferrugem.
Com estas características, a gente ver estes automóveis mais tempo na oficina do que em serviço.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Do Blog do Professor Josiel


A possibilidade de greve não está descartada. Tudo vai depender do entendimento entre as partes. Como a prefeita adiou a reunião para a próxima segunda feira, certamente os professores também adiarão o início de suas atividades em sala de aula.
Na noite de hoje todos os professores se reunirão na sede do SINDSERPUP para combinar diversas coisas. Uma delas certamente é o início do ano letivo. Nessa reunião defenderei que os professores só iniciem suas aulas quando a prefeita conversar com a categoria.

Início do ano letivo

O ano letivo nas escolas municipais que estava previsto para hoje, não aconteceu. Dando uma olhada na Escola Municipal Maria Gorete, única escola municipal na cidade, encontra-se apenas com alguns funcionários fazendo alguns ajustes para o início dos trabalhos letivos.
Até agora, nenhum ônibus escolar fez o percurso para levar os alunos à escola. Poucos alunos compareceram no turno matutino e nenhum professor.
Mesmo a Secretaria Municipal de Educação, tendo planejado para o início do ano letivo a partir desta segunda-feira (22), a categoria dos professores incentivada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Upanema (SINDSERPUP), resolveu esperar pela decisão de uma reunião que está prevista para acontecer hoje com a prefeita municipal Maristela Freire, sobre o PCCS dos funcionários e o piso salarial dos professores para tomar uma decisão se iniciam ou não o ano letivo amanhã (23).
O Sindserpup defende uma greve caso a prefeita não contemple as suas reivindicações.
Já as escolas da Rede Estadual estão previstas para começarem o ano letivo na próxima segunda-feira, 01 de março.

Ainda do carnaval


Recebi algumas reclamações dos comerciantes localizados na Avenida Beira Rio, no Terminal Turístico, que segundo eles, no período de carnaval foi montado um palco no meio da avenida e desta forma os comerciantes que ficaram localizados por trás deste palco foram prejudicados com as vendas.
Os foliões se concentravam na frente do palco e os comerciantes que ficavam por trás ficaram sem vender.
É mais um ponto para avaliação da comissão organizadora para os próximos carnavais.
Verificar o problema e tentar melhorar.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Encontro de muitos políticos de Upanema

Ainda falando sobre o churrasco que aconteceu na residência de Júlio César, no período de carnaval; fui informado que o ex-vereador Josiel Gondim não estava presente.
Mas, além dos que noticiei presença, também estavam o vereador Gineton, o pai da vereadora Shirley o Senhor Mazinho, o ex-vereador Otávio Augusto e o vereador Elzimar Carvalho também marcou presença ao encontro.
Realmente foi um encontro de muitos políticos de nossa cidade. Não sei se traçaram alguns planos políticos para o futuro. Mesmo assim, o encontro merece destaque.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

As bases de apoio políticos sempre se fortalecem no carnaval

Geralmente é no período de carnaval que nos anos de eleições, as formações dos grupos políticos de apoio partidários começam a se definir com maior ênfase. É neste período que sempre acontecem às reuniões visando à formação de uma base de apoio a determinados candidatos.
Mesmo que quem participe destes encontros negue a formação de determinadas alianças, sabemos que na verdade a intenção é a formação destas bases de apoio.
Não quero afirmar nada, mas ontem um churrasco que aconteceu na residência de Júlio César; estavam presentes e foram entrevistados pela repórter da FM 104,9 Renata Carvalho, o ex-prefeito Jorge Luiz, o vereador Anízio Júnior, o esposo da vereadora Shirley Costa e Céliton Luiz.
A repórter também anunciou que estavam presentes ao churrasco o vereador Neném do Cabano e o ex-vereador Josiel Gondim.
Tanto políticos juntos, o fortalecimento de uma base aliada deve ser pensamento. Mesmo que interiormente.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Chuva forte banha Upanema


Uma forte chuva banhou a cidade de Upanema na tarde deste domingo. Mesmo assim, os foliões não arredaram o pé e a folia do carnaval continuou animada no Terminal Turístico com a animação da banda Resgate Folia.
No início da noite, houve falta de energia em algumas ruas e avenidas, mas logo foi restabelecida e a folia carnavalesca entrou pela noite com muita gente acompanhando a banda Timbalasamba.

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Carnaval de Upanema


Todas as tardes a partir das 14:30h até as 17:30h, a banda upanemense Resgate Folia se apresenta no Terminal Turístico do Rio Upanema.
O espaço está estruturado com palco e banheiros.
A partir das 18h até às 22h o Trio Ventury percorre as ruas da cidade. Ficando a animação por conta da banda Timbalasamba.
A partir das 22h a animação fica por conta da banda Porreta Elétrico na Praça de Eventos.
Ontem, observando a passagem do trio pela Avenida 16 de Setembro, achei que a quantidade de gente que o acompanhava, não tinha muita diferença dos carnavais dos anos anteriores, quando tinha a animação de grandes bandas de fora. Vamos valorizar o que é nosso.

sábado, 13 de fevereiro de 2010

É muito importante a coleta seletiva do lixo


É válida a iniciativa de se pensar em coleta seletiva de lixo. Mas para este trabalho surtir efeito, o primeiro passo é um trabalho de conscientização entre a população. Não pode ficar somente no período de carnaval. Foram colocados alguns lixeiros adequados para a coleta seletiva, com depósitos separados para colocar o plástico, o metal, o vidro e o papel.
Este trabalho precisa ser estendido para toda a cidade e não somente aonde os foliões no carnaval vão se aglomerar.
Sabemos que existem praças e locais na cidade que ainda não tem se quer um simples lixeiro.
Para uma coleta seletiva alcançar o seu real objetivo, deve-se iniciar desde a coleta do lixo residencial, hospitalar... Até o seu destino final. Não adianta coletar separadamente nas praças, sendo que, quando o carro coletor vem, coloca tudo misturado no mesmo local.
Não podemos desistir, temos que expandir este trabalho, pois é de grande importância para o desenvolvimento da cidade e para a preservação da natureza.

Secretário interino

Com o falecimento do Secretário Estadual de Educação, Ruy Pereira, assume interinamente a pasta da Educação o secretário adjunto Otávio Augusto de Araújo Tavares.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

A não realização do carnaval em Martins se torna notícia nacional

A notícia de proibir a realização do carnaval na cidade de Martins no Rio Grande do Norte se torna destaque nos noticiários nacionais.
Veja o que saiu na Agência Folha.

Na pequena Martins, cidade serrana a 377 km de Natal (RN) e com apenas 8.300 habitantes, agora o Carnaval inteiro é "proibidão". Uma lei aprovada pelos vereadores vetou de sábado (13) até a Quarta-Feira de Cinzas "manifestações e eventos com a utilização de trios elétricos, bandas de música, orquestras, carros de som", entre outros, em locais públicos.
Segundo a norma, a vocação da cidade é de servir para retiros religiosos durante o Carnaval, atividade que deve "ser incentivada e protegida pelo Poder Público". A lei antifolia só deixa a salvo festas em lugares fechados e privados, ainda assim com licença prévia da Prefeitura de Martins.

A prefeita Mazé Costa (DEM), católica e idealizadora da regra, afirmou que a cidade --definida por ela como a "Campos do Jordão potiguar"-- nunca teve eventos carnavalescos significativos, e que a decisão de fazer a lei veio para aplacar a cobrança dos moradores mais jovens, que pediam que a prefeitura trouxesse grandes bandas à cidade no Carnaval.

A lei ameaça os desobedientes com "uso da força policial", além de multa de R$ 20 mil. A prefeita, no entanto, disse não querer recorrer a prisões.

Em meio à polêmica criada pela lei, Costa agora relativiza sua aplicação, dizendo que a ideia é regulamentar, e não proibir, apesar de o texto usar claramente a segunda palavra.

A prefeita também promete ser conivente com "festas pequenas". Outra promessa é liberar verba para financiar o transporte e a bebida de foliões que toparem pular o Carnaval em cidades vizinhas.

A lei fez chiar o presidente do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes da região, João de Moura. "É incoerente proibir alguma coisa que faz parte da cultura nacional", disse ele, que evocou ainda o direito constitucional de ir e vir. Dono de um hotel em Martins, ele disse ser possível que a procura por leitos caia com a proibição.

Caern ativa rede de abastecimento para três conjuntos em Upanema

AMPLIAÇÃO
A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte(Caern) ativou esta semana o serviço de abastecimento de água dos conjuntos habitacionais Josefa da Costa Oliveira, Artemízio Lopes Bezerra e Gildenor Roque de Oliveira, na cidade de Upanema, na Região Oeste. Com a ampliação, foram beneficiadas 1.200 pessoas residentes naquelas unidades habitacionais e ruas próximas. A Companhia, com recursos próprios, investiu R$ 100 mil, para resolver definitivamente o problema de desabastecimento de água daquela área urbana de Upanema.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Estado

Já é carnaval em Upanema

Do Blog Upanema News.
O jovem Walker Leal (foto) foi eleito por mais um ano como o Rei Momo do Carnaval de Upanema. A disputa aconteceu na noite desta quinta-feira na festa de abertura do Carnaval de Upanema 2010 no Clube Municipal.

Foi eleita como a Rainha do Carnaval a jovem Larissa.Tanto Walker como Larissa disputaram pelo bloco Meninos Sem Dono.

Morre o Secretário de Educação do RN


O Secretário de Educação do Rio Grande do Norte, Ruy Pereira dos Santos, morreu na noite de ontem em um acidente automobilístico na BR-101, já no município de Igarassu, em Pernambuco, quando seguia para se encontrar com a família naquele estado, onde ia passar o Carnaval. O secretário estava numa caminhonete Tracker de placas NNK 5917 segundo a Polícia Rodoviária de Pernambuco, pertencente ao governo estadual, com o motorista, que nada sofreu.
"O motorista nos relatou que vinha na rodovia quando percebeu uma ultrapassagem no sentido oposto. Para não ser atingido, ele desceu o acostamento. Quando tentou retornar a pista, havia um desnível, ele perdeu o controle, cruzou a rodovia e foi atingido pelo caminhão que trafegava no sentido oposto. A batida foi toda do lado do secretário", explicou um agente da Polícia Rodoviária Federal.
Filiado ao PT, Ruy Pereira também foi secretário estadual de Saúde, na primeira administração da governadora Wilma de Faria (PSB), e era um dos auxiliares do governo tido como certo para permanecer no futuro governo do vice-governador Iberê Ferreira de Souza (PSB), a partir de abril. Apesar de ser do PT, há anos o secretário era considerado um político muito ligado à governadora. Ruy Pereira era secretário de Educação desde julho de 2008. Médico sanitarista, foi secretário estadual de saúde entre 2005 e 2006 e prefeito do município de Serra Negra do Norte, no Seridó, entre 1997 e 2001. ele também exerceu cargos no Ministério da Saúde. Ruy Pereira era irmão do prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, e do ex-vereador Fernando Lucena.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

O que vi na Semana Pedagógica

Acredito que todas as Semanas Pedagógicas se resumem em debates, palestras e pensamentos reflexivos.
É um ponto de partida para se auto-avaliar e refletir sobre as atividades desenvolvidas no decorrer do ano.
Considero as palestras muito fantasiosas, na medida em que os palestrantes não conhecem na realidade a nossa estrutura educacional.
É bem diferente realizar debates para um grupo de professores; que já são pessoas adultas, do que realizar para uma classe de crianças ou adolescentes.
Para você se sair bem no que vai transmitir, depende muito das pessoas que vão receber.
Portanto, a semana pedagógica serviu especificamente para uma reflexão. Mas, alguma coisa de prática para desenvolver em sala de aula, não foi transmitido.
Na segunda-feira e na terça-feira, o palestrante mostrou unicamente idéias para as pessoas refletirem.
Na quarta-feira, a palestrante mostrou a importância da inclusão e o respeito que devem ter as pessoas com necessidades especiais.
Nestes aspectos, as estruturas físicas das nossas escolas ainda estão bem aquém de uma acessibilidade para estas pessoas, como também as nossas escolas não tem profissionais capacitados para lidar com pessoas que necessitem de um acompanhamento especial.
Já as informações sobre o Selo Unicef, notei que é mais prático, o responsável está desenvolvendo um trabalho com os “pés no chão”. Conhecendo a realidade e com capacidade de adquirir os recursos necessários para tentar reverter a situação.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Teve início a Semana Pedagógica do município


Teve início hoje (8) e vai se estender até a próxima quarta-feira a Semana Pedagógica promovida pela Secretaria Municipal de Educação.
O evento está sendo realizado na Casa de Show Portal do Sol, com a participação de todos os professores e funcionários da educação do município.
A Semana Pedagógica traz como tema “Refletindo Nossa Trajetória Profissional” e tem como objetivo enriquecer o desempenho das atividades educativas para o ano de 2010.
O Secretário de Educação, professor Inácio Araújo, fez a abertura da Semana Pedagógica, destacando a importância de se pensar no desenvolvimento de uma educação de melhor qualidade.
Além do secretário de educação, também destacaram o valor da educação para o desenvolvimento de uma sociedade a prefeita Maristela Freire, a presidente da Câmara Municipal, vereadora Adelcina Barbosa, a presidente do SINDSERPUP Rosimary Sobral, o presidente do Conselho Municipal de Educação Jonas Carlos. Estava também presente a mesa das autoridades o presidente do Fundeb João Marinho.
Após o ato de abertura, teve início à palestra proferida pelo professor Marcos, se estendendo até às 17h.

sábado, 6 de fevereiro de 2010

O Terço dos Homens

Convite.
Todos os sábados a partir das 18h estar sendo realizado na Igreja de Nossa Senhora da Conceição o Terço dos Homens.
A coordenação do terço convida todos os homens católicos de nossa cidade para participar juntos deste momento de Fé e Oração.
Participe!

Alternativos voltam aos pontos de origem

A Prefeitura de Mossoró municipalizou o trânsito e ganhou uma baita de uma dor de cabeça. Organizar o vai e vem de carros, motos e pessoas nas ruas da cidade não está sendo fácil. Um exemplo são os transportes alternativos, também chamados de clandestinos.
A Prefeitura de Mossoró, através da Gerência Municipal de Trânsito, definiu pontos estratégicos para a permanência dos veículos que transportam passageiros para outros municípios, mas a decisão não foi bem recebida pelos "clandestinos", que estão voltando aos poucos aos seus pontos de origem.
Na manhã desta sexta-feira, era perceptível a presença dos transportes alternativos dos municípios de Upanema e Assú próximos à ponte de acesso ao Alto de São Manoel, bem como de cidades do Alto Oeste na praça da Gazeta.
A justificativa dos motoristas é uma só: "os pontos definidos pela Prefeitura estão causando prejuízo".Um motorista de Upanema, que não quis se identificar, disse que os passageiros não se deslocam até o local escolhido pela Prefeitura, ao lado do Arte da Terra, diminuindo assim o lucro no final do dia. "Durante os dias fiquei lá (ao lado do Arte da Terra) viajei sempre com o carro vazio", relatou o motorista.
A resistência dos alternativos foi confirmada pelo chefe da Guarda Civil, Osnildo de Morais, que prometeu intensificar a fiscalização após o Carnaval. "Já que no momento estamos sem o apoio do guincho do DPRE", justificou.
Osnildo disse que não tem como tirar os motoristas "na marra" dos locais proibidos, mas ressaltou que eles serão surpreendidos com a chegada de multas em suas residências.
O gerente municipal do Trânsito, Walter Pedro, informou que a multa aplicada é de R$ 85,76 e que muitas já foram aplicadas. "Acredito que os motoristas irão ficar mais temerosos a partir do momento que começarem a receber as multas", ressaltou, acrescentando que as notificações já foram enviadas e deverão estar nas mãos dos infratores na próxima semana.
Walter Pedro reiterou que vai realizar fiscalização ostensiva "para garantir que as determinações da Prefeitura sejam respeitadas pelos transportes alternativos".
Fonte: De Fato


IBGE lança seleção para recenseadores

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou ontem o edital do processo seletivo simplificado que irá selecionar 191.972 candidatos temporários ao cargo de recenseador em todo o país. No Rio Grande do Norte, são 2.724 vagas. A função exige nível fundamental completo e há chances em todo o estado. A Fundação Cesgranrio será a responsável pela seleção e os selecionados realizarão o Censo Demográfico 2010.
No RN, os municípios com maior número de oportunidades são Natal (650), Mossoró (205) e Parnamirim (140). Nos demais, haverá, no mínimo, dois recenseadores. A remuneração ainda está sendo definida, mas a previsão é que seja, pelo menos, um salário mínimo (R$ 510). Isso porque haverá acréscimos de acordo com critérios como a quantidade e o tipo de formulários preenchidos e a densidade populacional da cidade pesquisada. Todavia, os contratados terão direito a receber remuneração por produção, 13º salário e férias proporcionais aos dias trabalhados. De acordo com o edital de abertura, a previsão de execução dos trabalhos é de até cinco meses, mas, o diretor estadual do IBGE RN, José Aldemir Freire, explica que, no estado, deverá ser de três meses (agosto a outubro) ou menos, de acordo com a produção do recenseador. Os contratos terão duração de 30 dias, podendo ser sucessivamente prorrogados por igual período, dependendo da necessidade do trabalho.
Aldemir Freire comenta que é interessante ter habilidade mínima em informática, já que os dados são computados digitalmente, e ter facilidade de conversar com pessoas. Os interessados poderão se inscrever entre os dias 26 deste mês e 4 de abril, pelo site da Fundação Cesgranrio (. Também serão aceitos cadastros presenciais entre 26 de fevereiro e 19 de março, nos postos de inscrição onde deseja trabalhar. O valor da taxa é de R$ 18. O processo seletivo será feito em duas partes: provas objetivas e treinamento. A primeira deve acontecer no dia 30 de maio.
Fonte: Diário de Natal

Vestibular da Uern começa amanhã

Após quase 50 dias de adiamento em função de problemas nos cartões de incrição, a Comperve da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern) realiza amanhã e segunda-feira as provas do Processo Seletivo Vocacionado (PSV 2010). São 19.152 mil candidatos disputando as 2.332 vagas em 52 cursos de graduação. Após o adiamento, 206 candidatos desistiram do processo, tendo direito ao ressarcimento. As provas serão aplicadas em Mossoró, Natal, Assu, Pau dos Ferros, Patu e Caicó. A Comperve deverá divulgar o resultado até o 12 de março e as matrículas dos novos alunos serão feitas dias 16 e 17.
Fonte: Diário de Natal

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Carnaval de Upanema terá 12 horas de folia sem parar


A Prefeitura de Upanema está com toda programação montada para o carnaval que promete festa durante 12 horas ininterruptas. Atrações, estrutura, alegria e segurança fazem do carnaval da cidade oestana um dos locais mais procurados pelos foliões no período momesco.
Como ocorreu em anos anteriores, o carnaval continua com seu formato de investir em uma estrutura que agrada aos foliões que se divertem durante o dia e invadem a noite na diversão. Esse ano, o carnaval começará na quinta-feira dia 11/02 com a escolha do Rei Momo e Rainha do carnaval. O evento será destinado aos blocos da cidade e será realizado no Clube Municipal, palco de grandes carnavais do passado. Na sexta, dia 12/02 os foliões começarão o carnaval com as atrações Timbalasamba e Porreta Elétrico, pelas ruas da cidade, ao som do mega trio elétrico Ventury, que animou os foliões no carnaval do ano passado.
No sábado, domingo, segunda e terça, a folia começa logo cedo no Terminal Turístico do Rio Upanema, com a banda Resgate Folia. Essa é uma inovação em relação aos anos anteriores e está sendo bastante aguardada pelos foliões. A programação segue a partir das 18:00h com a apresentação da banda Timbalasamba e o Trio Ventury no tradicional mela-mela, ponto alto da festa, com milhares de pessoas se melando pelas ruas da cidade. As 22:00h a banda Porreta Elétrico é quem comanda o palco da Praça de Eventos, com um repertório bastante diversificado.

A secretaria de Turismo e Comunicação do município, que está coordenando o evento, anuncia também um grande aparato de segurança privada, policiamento, guarda vidas e cordeiros. Reconhecidamente pela Polícia Militar do Rio Grande do Norte com o carnaval mais tranquilo do estado nos últimos anos, a expectativa é que o carnaval de Upanema 2010 possa atrair os foliões que gostam da diversão com segurança e estrutura. Para isso, a prefeitura também irá disponibilizar ônibus para o transporte de foliões que moram em cidades como Natal, para virem acompanhar de perto os seis dias de festa.
FONTE: SECRETARIA DE TURISMO E COMUNICAÇÃO – ASSESSORIA DE IMPRENSA

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Caixa eletrônico do BB continua em descaso

Parece que não tem jeito mesmo. O único caixa eletrônico do Banco do Brasil que existe em Upanema, desde o final de samana passado que as pessoas não podem fazer saques por falta de dinheiro.

Este caixa eletrônico já foi motivo de várias denúncias, mas pelo que eu vejo, podemos ir se acostumando que vai ser sempre assim mesmo.

Há poucos dias atrás, foi totalmente desativado para passar por uma reforma geral e, segundo os responsáveis, a partir daquela reforma o serviço ia melhorar, mas, infelizmente os mesmos problemas continuam.

A frase "saque não disponível" continua frequentemente naquela máquina.

Quem perde com isso é a população; os comerciantes; pois sabemos que quando as pessoas vão tirar dinheiro em Mossoró, boa parte dele (dinheiro) já fica lá.

Desta forma o desenvolvimento da cidade fica prejudicado. Por isso que o poder público municipal deveria cobrar uma definição urgente do problema por parte do Banco do Brasil agência de Campo Grande.

Mesmo tendo sido reabastecido hoje, não posso deixar de fazer a minha reclamação pelo descaso de vários dias de atraso