terça-feira, 31 de agosto de 2010

Nova proposta para o salário mínimo

Chega ao Congresso Nacional o projeto para o orçamento de 2011, no qual determina apenas a correção pela inflação para o salário mínimo que passa a vigorar a partir 01 de janeiro do ano que vem. Com a incorporação da variação do INPC (Índice Nacional de Preço ao Consumidor), prevista para este ano, o valor do salário mínimo passará dos atuais R$ 510,00 para R$ 538,15.
Com este reajuste, na prática, o salário mínimo não vai ter um aumento real, o que pode causar insatisfação a classe trabalhadora.
Ainda podemos ter muitas conversas pela frente.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

A importância do voto consciente

O voto é a principal forma de expressão da democracia. Pois foi através de muitas lutas que a população brasileira conseguiu conquistar este direito.
Atualmente vivemos uma crise profunda na política brasileira, a cada momento estamos assistindo as CPIs, que na grande maioria das vezes não dá em nada. Estamos diante dos atos de corrupção praticados pelos nossos representantes.
Estes acontecimentos estão fazendo com que a população perca a confiança nos políticos, fazendo enraizar na mente das pessoas que ser político não merece confiança, contribuindo assim para a prática do voto ilegal, através da compra e venda.
No dia a dia conversando com as pessoas, sentimos que muitas vendem ou trocam o voto pelo fato de não mais acreditar nos políticos, alegam que se tiver de receber algum benefício é somente na época da eleição, depois os eleitos só lutam por causas próprias.
Infelizmente este pensamento cresceu muito nos últimos anos, inclusive com maior destaque para a população jovem, muito embora os velhos políticos batam palmas para os que pensam desta forma, compra o voto ou troca por algum objeto no período da eleição, depois se sentem sem a obrigação de contribuir para o desenvolvimento do país.
Outros, talvez por não acreditar mais, defendem o voto nulo, mostrando que se muita gente votar nulo conseguirá fazer com que sejam respeitados.
Mas não é bem assim, segundo a lei eleitoral não adiantaria nada se grande parte da população votar nulo, tendo em vista que teriam outras pessoas que irão votar, assim sendo, seriam contabilizados tais votos e o candidato que tiver 50% mais 1 dos votos validos ganha a eleição.
Então devemos tomar muito cuidado com a ideologia de votar nulo, devemos exercer nossos direitos, votando com consciência e fazendo a melhor escolha dentre as opções apresentadas. Assim com certeza teremos um país melhor e mais consciente.

domingo, 29 de agosto de 2010

Upanema empata com Independente

O Upanema Futebol Clube jogando hoje em Mossoró com a equipe do Independente pela Copa Oeste, só conseguiu empatar pelo marcador de 1x1.
O gol da equipe de Upanema foi marcado por Diego.

sábado, 28 de agosto de 2010

Avaliação final do Congresso dos Estudantes

Termina com resultado positivo o I CONGRESSO ESTUDANTIL DE UPANEMA; que teve como realizador o Grêmio Estudantil Aldo Felinto da Escola Estadual José Calazans Freire.
Todos que estão à frente deste grêmio escolar estão de parabéns pela coragem de realizar um movimento de estudantes em Upanema, coisa que nunca tinha acontecido antes.
Por isso considero, no geral, um resultado positivo, pois se não o considerasse, não tinha marcado presença em todos os momentos do evento, com exceção apenas da sexta-feira pela manhã, que por motivo particular, tive que me ausentar.
Estive presente em todos os momentos e vale lembrar inclusive, que bem atento aos acontecimentos, me sentindo até com o direito de fazer algumas críticas, não tentando desmerecer o congresso, mas, a idéia principal de mostrar alguns momentos de falha que na minha humilde opinião existiram.
As críticas realizadas foram mal recebidas pelo presidente do grêmio Edinael Castro, que não entendeu o sentido com que foram feitas.
Mesmo assim, eu continuo achando inoportuno alguns momentos que foram realizados, como já citei anteriormente, e até posso destacar mais; como a pouca participação dos alunos; principalmente do ensino médio do Calazans Freire.
Também dizer a Luan, que tudo que as pessoas fazem é cultura, e com respeito a peça que você se referiu (inclusive muito boa e muito bem apresentada), não fiz a crítica por ser de igreja A ou de igreja B, mas continuo achando que tudo tem o seu lugar certo, ou será que estou já tão retrógrado no tempo e não entendo mais este mundo moderno?
Só citei que não era uma característica de um movimento estudantil, se vocês assim não entendem; respeito também a opinião de cada um. Pior que não foi só eu que entendeu que descaracterizava o evento, mas várias pessoas que estavam presentes.
Edinal citava que existe muita gente com raiva dele ou do grêmio. Acho que é um ato de igenuidade, pois nunca vi alguém demostrando tal atitude.
Sem nenhuma torcida contra vocês, deixo aqui os meus sinceros votos de respeito cada vez maior pela coragem e determinação com que conduziram o congresso.
Agradeço também por acompanharem este humilde blog e estou totalmente aberto para discutir e esclarecer as minhas próprias opiniões.
Parabéns, deixaram uma marca registrada na história de Upanema.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Desentendimento entre PT e PMDB no estado.

Do Diário de Natal
O deputado federal e candidato à reeleição Henrique Alves (PDMB) afirmou ontem categoricamente que não sobe no palanque do governador Iberê Ferreira de Souza (PSB), caso o ex-vereador e candidato ao Senado Hugo Manso (PT) esteja presente. As divergências entre o peemedebista e o petista - ambos aliados do governo do estado - começaram na última quarta-feira quando Hugo declarou à imprensa local que o senador Garibaldi Filho (PMDB) é "cara de pau, incorreto, oportunista e analfabeto político", referindo-se ao fato de ele apoiar a senadora Rosalba Ciarlini (DEM) ao governo do estado e estar fazendo dobradinha com o senador José Agripino Maia (DEM).
Aliado político do senador Garibaldi há mais de 40 anos, Henrique disse ter se sentido na obrigação de defender o primo das acusações do petista e garantiu não participar mais dos atos públicos em que Hugo esteja. Contudo, o presidente estadual do PMDB fez a ressalva de que irá continuar apoiando Iberê e pedindo votos por onde for com sua estrutura de campanha. Em reunião, ontem à tarde, o deputado Henrique deixou claro, para o governador Iberê e para a ex-governadora Wilma de Faria (PSB), que a prioridade do PMDB é a reeleição do senador Garibaldi. Daí a sua reação.
Embora Henrique Alves continue apoiando Iberê, o governador pode ser a principal vítima desse imbróglio, caso a situação não seja contornada. O deputado peemedebista não abre mão de defender o primo. "O que houve foi um absurdo. Hugo foi muito descortês porque estamos juntos nessa luta, especialmente no plano nacional (PT/PMDB). Por que só agora se voltar contra Garibaldi se há muito já sabiam de sua posição política para o governo do estado?", questiona o deputado.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Ainda do congresso


Hoje pela manhã tiveram continuidade as atividades do Iº Congresso Estudantil de Upanema, como elogiei no início, posso também mostrar o que senti no período da manhã desta quinta-feira:
Penso que o Movimento Estudantil tem suas próprias características como: exigir, reivindicar, conhecer, lutar, defender... Entre outras.
Mas hoje pela manhã, o cenário nos repassava uma idéia tendenciosa de um movimento da religião protestante de nossa cidade.
Tirando a palestra do presidente do Grêmio do IFRN de Mossoró, o restante mostrava sim, a idéia de um culto religioso.
Não podemos negar a verdade. Que isto é importante é. Mas em outra oportunidade, em um congresso de estudante não combina, descaracteriza a intenção do movimento estudantil.
Tem que haver muita responsabilidade num movimento deste, e cumprir rigorosamente a programação, coisa que não estar acontecendo, em conseqüência, já se pode observar um grande esvaziamento do congresso.
Na abertura do congresso ontem, também faltou o Hino Nacional, penso que num movimento de estudante no Brasil, deve ser aberto com o Hino Nacional. Ou não?
Esta é a minha opinião.

O que vi na abertura do congresso

O 1º Congresso Estudantil de Upanema realizado pelo Grêmio Aldo Felinto da Escola Estadual José Calazans Freire, teve início na noite desta quarta-feira (25/08), com característica de um bom evento, (movimento estudantil).
Após os discursos das autoridades presentes, como Edinael Castro presidente do Grêmio fazendo oficialmente a abertura do congresso; também levaram suas palavras de incentivo ao evento a prefeita municipal Maria Stela Freire, o direto do Calazans Freire Antonio Nicácio, o secretário de educação do município Inácio Araújo, o secretário de turismo Anaximandro Eudson, o secretário de agricultura Aisamaque Dáliton, Aline, aluna do 9º ano do Maria Gorete representando os alunos, Josiel Gondim representando os professores, o presidente do Grêmio Estudantil do Abel Coelho de Mossoró.
A palestra realizada na abertura ficou por conta do diretor da Escola Estadual Professor Alfredo Simonetti, Dário Alessandro.
Dário falou da origem do movimento estudantil, seus objetivos e conseqüências; também fez uma explanação de sua vivência como estudante e participante do movimento estudantil da década de 80 e 90.
Tivemos também a apresentação do Grupo de Flauta e da Banda LP 48; ambas da Secretaria de Urbanismo e Ação Social.
Na oportunidade senti falta dos vereadores, penso que foram convidados, além da direção da Escola Municipal Maria Gorete.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Começa congresso de estudantes

Todas as escolas da nossa cidade estão voltadas hoje para o 1º CONGRESSO ESTUDANTIL DE UPANEMA.
O congresso se inicia hoje e vai até a próxima sexta-feira.
O Grêmio Estudantil Aldo Felinto da Escola Estadual José Calazans Freire, promotor do evento, espera uma participação de aproximadamente 400 estudantes de outras cidades, além dos estudantes de Upanema.
O movimento estudantil é uma novidade na cidade e promete um grande sucesso.
O evento deu início às 5h00min, com uma alvorada pelas principais ruas da cidade e logo mais as 19h00min, cerimônia solene de abertura do Congresso no Teatro Municipal Francisco Alex de Oliveira.
O Grêmio juntamente com as escolas locais está providenciando os últimos preparativos para a recepção aos estudantes de outras cidades que começam a chegar por volta das 13h00min.
Desejo muito sucesso para o evento.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Iº Congresso Estudantil de Upanema

APRESENTAÇÃO
É hora de compartilhar história, tomar decisões, envolver alunos, professores e comunidade para discutir um assunto tão relevante: O movimento estudantil. Para ampliar essa decisão apresentamos o “ I – CONGRESS0 ESTUDANTIL DO MUNICÍPIO DE UPANEMA”, realizado pelo Grêmio Estudantil Aldo Felinto em apoio com a Escola Estadual José Calazans Freire. Esperam que as sementes plantadas alimentassem posturas de participar, exercício de luta estudantil aqui em Upanema.
PALESTRANTES:
· Presidente do GEVP do IFRN Mossoró
· Secretária Estadual da Juventude (Mada Maia Calado)
· Professor Luiz Gonzaga
· Professora Rosymare Sobral
· Jocivan Fernandes
Programação:
25/08
5h00min
Alvorada com a Banda:
Fanfarra (SUAS)
Banda Marcial Evangélica Francisco Chagas da Costa
19h00min
Cerimônia solene de abertura do Congresso
Grupo de Flautas (SUAS)
Trio (SUAS)
Local: Clube Anfiteatro
Participação de autoridades de todo o Estado.
26/08
8h00 – Primeiro Encontro Estudantil:
Tema: O Movimento Estudantil no Brasil.
· Abertura solene com as autoridades
· Gospel Jazz
Painel:
· Mada Maia Calado
· Presidente do GEVP do IFRN Mossoró
13h00 – Segundo Encontro Estudantil:
· Representante da UJS
· Professor Luiz Gonzaga (Movimento Estudantil em Upanema)
· Professora Rosymare Sobral (Movimento Estudantil e Social)
· Jocivan Fernandes ( Importância do Conselho escolar)
19h00 – Atração Cultural:
· Banda Louvores que Libertam (IEADUP)
· Raízes do Apocalipse (IEADUP)
27/08
7h00min – Conferência do Selo UNICEF
15h00min – Encerramento:
· Lançamento do Projeto UMES – UP
· Desfile de Estudantes
· Encerramento com o pronunciamento das autoridades.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Hoje foi o PT que marcou presença

A movimentação política hoje em nossa cidade ficou por conta do PT (Partido dos Trabalhadores).
Pois estiveram presentes hoje em Upanema os candidatos a deputados estaduais pelo PT, Glauco, Luiz Carlos; como também De Assis, candidato a deputado federal.
Na oportunidade, fizeram comício, caminhada pela feira livre da cidade e inauguraram um comitê pró-Dilma.
Também marcou presença Paulo Sidney e lideranças do partido a nível municipal.

Semana da Família



Termina com um resultado positivo a Semana da Família realizada pela Paróquia de Nossa Senhora da Conceição.
O evento teve a coordenação da Pastoral Familiar e do ECC (Encontro de Casais Com Cristo).
Em todos os momentos, desde a sexta-feira até o domingo, mereceu destaque a presença e a participação da comunidade.
Os organizadores agradecem a toda a comunidade e aos grupos de nossa Paróquia que contribuíram para o sucesso alcançado.

Agradeço pelo convite

Agradeço a lembrança pelo convite que recebi, mesmo estando impossibilitado de se fazer presente, muito obrigado.
Diz o convite:
É com imensa satisfação que convidamos você e toda a sua família e amigos para participar de um café da manhã nesta segunda-feira, dia 23 de agosto de 2010, onde conversaremos sobre nossos projetos políticos.
Atenciosamente,
Rosemary
Ibamar Costa
Antonio Argemiro
José Edson
Josadaque
Jozenilda

sábado, 21 de agosto de 2010

Continua Semana da Família



Continua a programação da Semana da Família realizada pela Paróquia de Nossa Senhora da Conceição.
Hoje já ocorreu O Momento de Oração as 6:00h na Igreja, logo após, um café partilhado onde contou com a participação de um bom número de fiéis.
Ainda hoje teremos as 17:00h o Terço das Famílias e as 19:30h um momento de Oração e Louvor coordenado por um Casal da Comunidade Renascer da cidade de Mossoró, com o Tema: Família, Sacramento e Fidelidade.
Após o momento de Oração e Louvor haverá um festival de sobremesas.
Toda a comunidade está sendo convidada a participar.

Destaque de capa


Numa revista dominical elaborada pelo Jornal De Fato; na sua edição 420 de 8 de agosto de 2010, trouxe a Feira do Livro de Mossoró como destaque de capa.
Na capa desta revista mostra a aluna upanemense do 7º ano A do turno matutino da Escola Estadual José Calazans Freire, Antonia Joice da Silva Gondim.
Joice é neta de Albeci e Teca.
Parabéns para a garota Joice pelo destaque de capa da revista.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Semana da Família

A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição dará início hoje a partir das 18:30h, o evento denominado Semana da Família.
Se inicia com uma carreata saindo da capela de Mãe Rainha no bairro Pêgas as 18:30h com destino a Igreja de Nossa Senhora da Conceição.
A carreata ao passar pela praça do cemitério terá o acompanhamento da banda de música Ivaldete Basílio da Costa até a Igreja, quando haverá a missa de abertura do evento.
No Sábado as 6:00h, a programação tem continuidade com um momento de oração na Igreja, logo após, café partilhado.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Baixa umidade do ar

Neste mês, grande parte do interior potiguar passa pelo período mais seco do ano. No entanto, estão anormais os índices de baixa umidade relativa do ar este ano, de acordo com o meteorologista da Ufersa, José Espínola Sobrinho. A média desse período varia normalmente entre 50% e 60%. Nos dias 8 e 11 deste mês, a umidade relativa do ar chegou a 28%, segundo dados da Ufersa.
Atingimos os menores valores, o que por si já é preocupante. Mas há receio ainda maior para setembro e outubro, quando pode ficar ainda mais seco". Espínola diz que nesses meses ocorre uma quantidade maior de ventos na região - e isto retira da atmosfera o vapor d'água.
O meteorologista explica que a irregularidade deste ano ocorre devido ao El Niño, fenômeno climático caracterizado pela alteração brusca de temperatura durante um curto período de tempo.
"A população tem que se cuidar. Em Brasília, por exemplo, estes índices devem chegar a 15%. Lá, eles usam umificador de ar, o que já é uma alternativa", diz o meteorologista. Espínola aconselha: para quem quiser saber se a umidade está baixa ou alta, basta verificar a quantidade de nuvens. "Quanto menos nuvens, mais seco o clima", esclarece.
Há outras maneiras de se cuidar nesse período. Estender uma toalha molhada na cabeceira da cama, vestir roupas leves, tomar bastante água são medidas necessárias para amenizar esse problema.
Para o dermatologista Paulo Negreiros, cuidados com a pele durante este período também são essenciais. Ele explica que, nesta região, há os índices máximos de raios solares. Com a baixa umidade do ar, a população deve estar ainda mais atenta. "A hidratação será fundamental durante estes meses", diz.
Fonte: O Mossoroense

Novo conselho do FUNDEB

Em reunião ontem realizada na escola municipal Maria Gorete, foi escolhido o novo Conselho Municipal do FUNDEB.
O professor Diógenes Matoso, foi eleito para assumir a presidência deste conselho no período de dois anos.
Desejamos boa sorte para o professor Diógenes, nesta nova missão que foi lhe confiada.

Pesquisa para governo e senado

Uma pesquisa realizada pela Perfil entre os dias 13 e 15 de agosto para governo do estado e senado, obteve o seguinte resultado:
Governo:
Rosalba Ciarlini (DEM) - 41,47%
Iberê Ferreira de Souza (PSB) - 21,06%
Carlos Eduardo Alves (PDT) - 12,41%

Senado:
Garibaldi Filho (PMDB) - 46,22%
José Agripino (DEM)- 42,06%
Wilma de Faria (PSB) -34,23%
Hugo Manso (PT)- 6,59%
Fonte: Blog de Taisa Galvão

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Começa propaganda eleitoral gratuita


Teve início hoje e se estende ate o dia 30 de setembro o horário da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão.
A ordem de apresentação dos candidatos no programa de hoje foi definida em sorteio realizado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), no início deste mês. O horário para os programas eleitorais gratuitos foram estabelecidos da seguinte forma: rádio das 7h às 7h50 e das 13h às 13h50; na televisão das 13h às 13h50 e das 20h30 às 21h20.

Toma posse nova diretoria do grêmio

Enviado por Dário Alessandro
Tomou posse ontem 16 de agosto de 2010 a primeira diretoria eleita para o grêmio estudantil Juvenal José de Medeiros da escola municipal Vicente de Paula Rocha. O evento foi organizado pela diretora da escola Simone que fez um discurso procurando mostrar aos novos diretores a importância de um grêmio na escola e a variedade de coisas que um grêmio pode fazer. “Campeonatos, gincanas, campanhas sociais e educativas são algumas das muitas ações do grêmio” disse Simone entusiasmada. A presidente eleita Edvânia se propôs a que o grêmio fique cada vez mais forte e com a participação de todos. “Vamos trabalhar pra ficar na história, vamos deixar nossa marca” disse Edvânia no seu discurso.

Semana da Família



DIOCESE DE SANTA LUZIA – MOSSORÓ/RN
PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO – UPANEMA/RN
PASTORAL FAMILIAR – PF
SEMANA DA FAMÍLIA/ 10 ANOS DE HISTÓRIA

TEMA: Família, Formadora de Valores Humanos e Cristãos.
LEMA: Sagrada Família: Abençoai a Nossa Família!

P R O G R A M A Ç Ã O
· 20.08.2010:
- Carreata - 18:30h
Saída: Capela De Mãe Rainha;
- Bênção dos carros (logo após a carreata);
- Missa - 19:30h
Celebrante: Pe. Tarcísio Pereira de Paiva

· 21.08.2010:
Momento de Oração;
Horário: 6:00h
Local: Igreja
Após Oração Café partilhado;
Terço da Família;
Horário - 17:00h
Local: Igreja.

Oração e louvor
Local: Igreja
Horário: 19:30h
Coordenação: Casal da Comunidade Renascer – Mossoró/RN
Tema: Família, sacramento e fidelidade
Logo após Festival de sobremesas

· 22.08.2010:
Encontro com as famílias
Horário: 8:00h
Local: Igreja

Missa solene de encerramento
Horário: 19:30h
Local: Patamar da Igreja
Celebrante: Pe. Augusto

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Upanema ganha mais uma

O time de Upanema jogando hoje à tarde contra a equipe de Baraúna valendo pela Copa Oeste conseguiu vencer a equipe adversária pelo marcador de 1x0.
O gol foi marcado por Ledson já na segunda etapa da partida. Essa foi a segunda vitória de Upanema na competição

Semana da Família

A paróquia de Nossa Senhora da Conceição, através da Pastoral familiar, nos seus dez anos de caminhada, realizará de 20 a 22 de agosto A Semana da Família, com o tema: Família, formadora de valores humanos e cristãos.
Organização: Pastoral Familia e o ECC (Encontro de Casais com Cristo).
Participe!

Campanha em prol da implantação da Agência do Banco do Brasil

A campanha em prol da implantação de uma Agência do BB em nossa cidade já está em vigor.
O plano é o seguinte:
1º Vamos pegar a assinatura de todos os candidatos que pisarem em terras Upanemenses;
2º Nessa assinatura eles se comprometerão a lutarem por nossa agência;
3º Publicaremos no Jornal de Upanema e nos blogs as fotos de todos os candidatos que assinarem o documento;
4º Quando os atuais candidatos forem eleitos, teremos toda a documentação necessária para cobrar a luta e o empenho dos mesmos.
Esta campanha é uma iniciativa da Associação Upanemense de Comunicação e Cultura, do Jornal de Upanema, da Upanema Web Rádio, e dos blogs: Upanema News, Professor Josiel, Entretendo & Sinformando, Blog do Zé, Café com Opinião, De Boca Aberta, Blog do Edgar, Arroche o nó, Ofício de Professor, Pequenas considerações Sobre quase nada, D4 News, Upanema Para Cristo, Educação e Variedade e Upanema Flash.
Contamos também com a colaboração da Rádio FM Liberdade.

sábado, 14 de agosto de 2010

Festa do Esporte 2010

Estar sendo realizada hoje em Upanema a tradicional Festa do Esporte promovida por Dequinha Bezerra.
O evento teve início logo no período da manhã, com a disputa do tornei de futebol Taça Cidade de Upanema que deverá se prolongar até o período da tarde.
Este ano haverá também, com início às 18h, disputas nas modalidades de futsal e voleibol no ginásio de esportes Wilneran Cabral.
As 23:30h terá início a festa dançante na Casa de Show Portal do Sol com as bandas Forró do Bom e Forró Gostoso

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Laboratório de informática no Alfredo Simonetti

Pela iniciativa e esforço da direção da Escola Estadual Professor Alfredo Simonetti, o colégio começa a organizar seu próprio laboratório de informática.
Em visita a escola ontem à noite, o diretor Dário Alessandro, muito entusiasmado com o início do laboratório na escola, me mostrava os computadores ligados à rede mundial de comunicação (internet), e falava dos objetivos positivos que o laboratório pode trazer aos estudantes do colégio.
Pois a escola ainda não contava com este recurso de estudos e pesquisas para o enriquecimento das atividades pedagógicas.
Reconheço o esforço e parabenizo a direção da escola pela própria iniciativa.

Adiada partida entre Upanema e Baraúna

O jogo da equipe de Upanema contra a equipe de Baraúna pela Copa Oeste que estava marcado para se realizar neste sábado na cidade de Upanema foi adiado para a próxima segunda-feira aqui mesmo em nossa cidade.
O motivo do adiamento do jogo, é que neste sábado em Upanema estará sendo realizada a tradicional Festa do Esporte promovida por Dequinha Bezerra.
Com o adiamento da partida para a segunda-feira, com certeza será prejudicado é o número de torcedor no Estádio Freirão, local da realização da partida, em conseqüência de ser um dia de atividade normal para todas as pessoas.

Maria Gorete promove comemoração

A Escola Municipal Maria Gorete, promoverá hoje com início as 19h no Ginásio de Esporte Wilneram Cabral, a festa comemorativa pela passagem do Dia dos Pais que transcorreu no último domingo, como também do Dia do Estudante, comemorado na última quarta-feira.
Haverá apresentações e distribuição de lanches e brindes entre os pais e estudantes presentes.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Nova panificadora



Ontem teve a inauguração e encontra-se em funcionamento a mais nova panificadora de Upanema.
O novo empreendimento do setor da panificação está situado no bairro Pêgas e tem como proprietários Cesar e Terezinha.
Desejo boa sorte aos proprietários da nova panificadora.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Projeto Cinema na Escola


O Projeto Cinema na Escola, da Escola Estadual Professor Alfredo Simonetti teve início na noite de segunda-feira dia 9 de agosto com o filme nacional Pequenas Histórias. As turmas da EJA do turno noturno foram escolhidas para a primeira exibição do projeto. “Um mundo novo se abriu pra gente” falou bastante alegre a aluna Jéssica do 5º período. O projeto exibirá um filme por mês.
Na primeira exibição, enquanto as turmas assistiam ao filme a escola distribuiu pipocas para os alunos.
Uma boa idéia, a iniciativa do diretor Dário Alessandro, Parabéns!

Escola de Educação Infantil


Há vários meses atrás, o Blog Upanema e Educação divulgou a seguinte matéria: “A Prefeitura Municipal de Upanema recebeu, no dia 01 de abril, a primeira parcela de recurso para a construção de uma escola de educação infantil dentro do Programa PROINFÂNCIA.

O valor da parcela é de 593.626,47 (quinhentos e noventa e três mil, seiscentos e vinte e seis reais e quarenta e sete centavos. Agora é esperar os trâmites burocráticos para que vejamos o início das obras.”
Já se passaram mais de 120 dias e ninguém viu mais falar no andamento desta escola. Será que ainda estão nos trâmites burocráticos? Quem sabe nos responder?
Pela matéria publicada, o valor da primeira parcela já estava na conta da prefeitura. Penso que deve estar havendo pouco interesse por parte dos responsáveis, pois já houve tempo para uma definição melhor para o início das obras.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Novos Universitários

A UERN divulgou a relação da segunda chamada do seu vestibular. Confira o nome de mais upanemenses aprovados:
Romaria Rafaela Medeiros Carvalho – Letras – Língua Portuguesa
Jacimara Vieira da Costa – Pedagogia
Adna Leocardia de Oliveira Bernado – Pedagogia
Diogo Dalyson Costa de Medeiros – Matemática
Joyle da Silva Fernandes – Música
Com mais estes aprovados, já passa de 30 estudantes de Upanema que passaram no vestibular da UERN este ano
Parabéns aos novos universitários

Encerramento da Festa de Mãe Rainha


A Festa de Mãe Rainha que iniciou na quarta-feira, teve seu final na noite de ontem, quando aconteceu uma procissão com uma grande participação de fieis pelas ruas do conjunto; chegando à capela, houve o encerramento com uma missa celebrada pelo padre Crisanto, logo após, arriamento das bandeiras e agradecimento a todos que direto ou indiretamente contribuíram para que a festa alcançasse o seu objetivo.
Que Deus abençoe a todos!

Upanema ganha do Itajá

Jogando ontem contra a equipe de Itajá, o time de Upanema conseguiu uma importante vitória pelo marcador de 3X1.
O jogo aconteceu na cidade de Itajá e é válido pela Copa Oeste. Upanema perdeu a primeira partida para a equipe do Potiguar, jogando na cidade de Mossoró.
Os gols de Upanema foram marcados por Diego que fez 2 e Souza fez 1.
Vamos torcer pelo nosso time.

domingo, 8 de agosto de 2010

Continuamos gostando de ser enganados

Com uma programação definida há vários dias, a Festa de Mãe Rainha realizada na noite de sexta-feira, teve um de seus momentos prejudicados por motivo de um comício relâmpago que foi realizado no mesmo horário da programação estabelecida pelos organizadores da festa.
A programação da festa tinha marcado uma carreata saindo em frente à Igreja de Nossa Senhora da Conceição com destino a capela de Mãe Rainha localizada no bairro Pêgas as 18:30h, mas infelizmente neste mesmo horário foi inventado um comício exatamente em frente ao local da saída da carreata.
Como sabemos que a grande maioria das pessoas coloca as atividades religiosas em segundo plano, a carreata só saiu as 19:30h, após o término do comício.
Continuamos gostando de ser enganados.

sábado, 7 de agosto de 2010

Upanema Web Rádio

Muito bom o debate político que a Upanema Web Rádio vem fazendo neste dia de hoje, 07 de agosto.
Os debates de hoje estão sendo realizados por Silva Júnior, Jander Freire e Xavier Gondim.
Vale à pena conferir. A rádio volta a retransmitir o programa as 18:00h.
A rádio é ouvida na internet pelo site WWW.upanemawebradio.blogspot.com

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Festa de Mãe Rainha

DIOCESE DE SANTA LUZIA DE MOSSORÓ
PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO
UPANEMA/RN
SETOR OESTE MÃE RAINHA
FESTA DA MÃE RAINHA 2010
Apresentação
Amados irmãos e irmãs, Graça e Paz!
Como Igreja formamos a comunidade dos seguidores de Jesus, homens e mulheres que através do batismo, escutaram e responderam ao chamado do Bom Pastor. Seguir Jesus Cristo significa imitá-lo, trilhar um caminho de aprendizado aos pés do mestre que nos insere no seu corpo.
Neste corpo místico, cada um assume uma função, e assim, congregamos uma igreja inteiramente ministerial. Portanto, celebrar em comunidade a festa de Maria, aqui intitulada como Mãe Rainha, é assumir a missão dos discípulos do Senhor, proclamar as maravilhas de Deus e louvá-lo pelo dom da vida. Que esse momento de fé seja um impulso na caminhada dos discípulos missionários e enfim, construamos uma comunidade de esperança e amor.
A todos uma abençoada festa e copiosas bênçãos do céu
Upanma RN, agosto de 2010
Pe. Francisco Crisanto Borges de Araújo
Administrador paroquial.
Programação:

Dia 05: quinta-feira
Abertura da festa
Noite Eucarística
“Quem dizem os homens ser o Filho do homem?” (Mt. 16,13)
· 19:30h Hasteamento das bandeiras.
· Missa de abertura
· Barraca das candidatas a rainha:
Isadora: Barraca da amizade
Bianca: Barraca da união
· Homenagem: Ministros extraordinários da Eucaristia, RCC, Coroinhas, Legião de Maria.

Dia 06: sexta-feira
Festa da Transfiguração do Senhor e 1º sexta do mês.
Noite das famílias
“Este é o meu Filho, o Eleito, ouvi-o” (Lc. 9,35)
18:30h- Carreata da mãe peregrina.
(Da matriz rumo ao santuário da Mãe Rainha)
· 19:30h- Santa Missa e envio dos santuários
· 20:30h Barracas e seresta.
· Homenagem: ECC, Pastoral familiar, Apostolado da oração, Terço dos homens, Apostolado da Mãe Rainha, Pastoral do Dízimo e Catequese.

Dia 07: sábado
I Vésperas do Domingo
Noite da Juventude
· 08:00h – Encontrão da juventude no Salão Paroquial
· 19:30h – Vigília da festa
· 20:30h – Leilão
· Homenagem: Juventude e Crismandos
Dia 08: domingo
19º Domingo do Tempo Comum.
Dia da Festa
“Pois onde está o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração” (Lc. 12,33)
· 09:0h – Oração do terço no Santuário.
· 17:00h – Procissão, Missa de Encerramento e arreamento das bandeiras.

Novo trator com equipametos

Foto: Blog do Anax
Nesta segunda-feira passada, dia 2 de agosto, a prefeita Maristela Freire entregou a população de Upanema e principalmente aos agricultores, um trator acompanhado de uma pipa, uma grade de arrasto, uma lâmina para o corte de terra e um carroção.
Estes objetos foram adquiridos através do Governo Federal e do Governo Estadual, agora com o apoio da prefeitura municipal, poderá ajudar a população upanemense nas atividades de limpeza, corte de terra, transporte de material e fornecimento de água.

Programa de computador que faz a folha de pagamentos aos educadores será ajustada


O SINTE-RN conseguiu que o programa de computador que faz a folha de pagamento dos educadores seja ajustado. A atual versão está causando transtornos devido ao fato de que se o salário, somado às gratificações, ultrapassar o teto os vencimentos estão sendo cortados. Os professores com carga suplementar e os diretores com gratificação estão sendo vítima dessa medida incorreta.
Por exemplo, os diretores empossados recentemente, que já tinham a complementação do piso salarial e passam a ter a gratificação pela função gratificada, devem permanecer com as duas. Entretanto o programa de computador que executa esses cálculos está subtraindo o que passa desse teto.
O SINTE-RN ressalta que as falhas no sistema são de responsabilidades dos humanos que o programaram e que os prejudicados devem ser ressarcidos. O Sindicato cobrará as devidas providências.
Fonte:Portal do SINTE/RN

Fonte diz que canteiro de obras da Delta será em Campo Grande

Do blog do Anax
Soou-me estranha a matéria publicada por nosso companheiro blogueiro Luiz Jairo, com a informação de que a assinatura da ordem de serviço para construção da BR-110 PODERÁ ser realizada em Campo Grande. Nada contra – dessa vez -, até mesmo pela grande importância que teve Campo Grande e seus políticos para que essa obra seja realizada (eu acredito que vai). Até aí tudo bem. Mas, o blog do Anax andou conversando sobre política com uma fonte de Campo Grande, ontem, perguntei sobre o ex-prefeito Bebeto e seu posicionamento político para esta eleição. A fonte disse que ele sempre visitava o município vizinho e que agora estava apoiando João Maia para deputado federal. Perguntei qual o motivo dessa mudança. Segundo a fonte (segura, bota segura, segura até a tampa, Bebeto, entre outros motivos, tinha “conseguido assegurar o canteiro de obras" da empresa Delta para o município de Campo Grande. Sinceramente, fiquei com o pé atrás. Hoje aparece essa história de assinatura da ordem de serviço em Campo Grande. Agora eu não estou com um pé atrás não, eu tô com os dois. Esperemos que não seja verdade, para o bem de Upanema.
De uma coisa eu tenho certeza, so ficar torcendo pra que o canteiro de obras venha pra cá, também não resolve. Tem que correr atrás.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Blog não pertence mais ao GEAF

O presidente do Grêmio Estudantil Aldo Felinto da Escola Estadual José Calazans Freire nos comunica que a senha do blog que a entidade possui foi alterada não sabe por quem; desta forma, a diretoria do grêmio encontra-se sem o controle das postagens.
O presidente da entidade Edinael Castro, encontra-se preocupado com a situação, pois pessoas mal intencionadas que fizeram isto, podem quererem lhe prejudicar com algumas postagens em nome do grêmio.

Ordem de serviço da BR 110

Do Blog Upanema Site
Como forma de prestigiar também as lideranças de Campo Grande, O Deputado João Maia(PR), realizador do grande sonho da nossa região, disse-me que o DNIT estaria agendando um dia para fazer a entrega da Ordem de serviço na vizinha cidade de Campo Grande-RN ou lá mesmo em Natal. Tá certo o DNIT. Primeiro os campograndenses também deram sua contribuição para o acontecimento e depois, fazendo assim, os padrastos oportunistas upanemenses irão ter este discurso surrupiado. Muito certo. Essa luta foi de todas as lideranças do município e até de alguns deputados, mas, tem alguns se chamando papai da BR. O que ocorre é que, discursos muitos fizeram, recursos até alocaram através de emendas, mas, apenas o deputado João Maia foi quem usou seus instrumentos como deputado aliado do governo LULA e amigo pessoal e partidário do Ministro Alfredo Nascimento para fazer acontecer, ou seja, fazer a obra ser contratada. Essa é a verdade nua e crua!!!!!!!!

Rádio via internet

Encontra-se em fase experimental a primeira rádio via internet de Upanema.
A rádio tem como diretor geral Afonso Canuto.
Algumas programações estão sendo planejadas, como o Programa Upanema News, apresentado por Silva Júnior; um programa apresentado por Xavier Gondim, além de outro programa apresentado por Josiel Gondim.
Quero parabenizar os seus idealizadores, desejando sucesso.
Para ouvir entre no site: www.Upanemawebradio.blogspot.com

Aumento de 7,15% ainda provoca dúvidas nos professores

Do Portal do Sinte/RN
Alguns professores tem questionado o valor do aumento salarial que veio no contracheque de julho. Alguns ainda esperavam o valor de 15%. A coordenadora geral do SINTE-RN Fátima Cardoso lembra que por ocasião da greve ela sempre deixou claro que o aumento de 15% era mascarado. A explicação foi dada reiteradas vezes em assembleias, no Extraclasse TV, no portal do Sinte-RN e até na imprensa.
A afirmação se prendia ao fato de a tabela de Março trazer a correção do piso para parcela dos prefessores. Como esta correção é na forma de abono, o governo construiu a tabela de julho incorporando aos salários destes professores os 7.15%, já existentes na composição dos vencimentos. O governo manteve apenas o valor que corresponde ao piso proporcionalmente.